Objeto de conhecimento



Baixar 108.19 Kb.
Página1/3
Encontro11.12.2019
Tamanho108.19 Kb.
  1   2   3





SEQUÊNCIA DIDÁTICA 5

TÍTULO

In the world of fables.

EIXO

Oralidade.

Leitura.


UNIDADE TEMÁTICA

Interação discursiva.

Estratégias de leitura.

Práticas de leitura e fruição.

Avaliação dos textos lidos.



OBJETO DE CONHECIMENTO

Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oral.

Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos.

Leitura de textos de cunho artístico/literário.

Reflexão pós-leitura.



HABILIDADE

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.



OBJETIVO GERAL

Ler fábulas com uma perspectiva crítica.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Reescrever uma fábula.

NÚMERO DE AULAS

2

RECURSOS DIDÁTICOS

Folhas de papel sulfite.


I – INTRODUÇÃO


Nesta sequência didática, o objetivo é contribuir para o aprofundamento da reflexão crítica dos estudantes e iniciar um trabalho que será concluído na próxima sequência. Propomos a leitura e a reescrita de fábulas de Esopo para diversificar a fruição de textos literários em língua inglesa em sala de aula, considerando o contato que a turma já teve com minicontos na Unidade 4.
Assim como os minicontos, as fábulas também são narrativas breves, com poucos personagens e concentram a trama em uma situação desenvolvida em poucas cenas. Destacam-se duas características específicas geralmente presentes nesse gênero: os personagens, normalmente, são animais, e o desfecho da trama induz a uma moral. Desse modo, as histórias costumam ser associadas a condutas que seriam supostamente inadequadas.

As fábulas costumam ser exploradas em língua portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por isso, devem fazer parte do conhecimento prévio da turma. No entanto, dependendo do contexto da escola e do perfil dos estudantes, pode ser que alguns não conheçam esse gênero literário. Por outro lado, os que já o conhecem podem alegar que são histórias para crianças. Assim, sugerimos que, ao introduzir a atividade, você verifique se são necessárias algumas informações a mais sobre o gênero e explicite o propósito do trabalho, enfatizando que as fábulas estão presentes na tradição cultural das sociedades, fazem parte do imaginário social e, portanto, a discussão sobre elas é pertinente a diferentes faixas etárias.

Nesta sequência didática, primeiramente, os estudantes lerão e discutirão uma fábula e, em seguida, a reescreverão, contextualizando-a no mundo atual e substituindo os animais do texto original por pessoas. Para finalizar, serão estimulados a criar coletivamente outro desfecho para a história. Espera-se que, com esse encaminhamento, a turma possa não só construir diferentes sentidos para a fábula, mas também adotar uma atitude crítica com relação aos personagens e à moral da história.

A proposta será concluída na sequência didática seguinte, quando os estudantes representarão as versões que criarem para algumas fábulas.

Esta sequência didática amplia o trabalho realizado na Unidade 4 e favorece as práticas de produção escrita promovidas no Livro do estudante.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal