O que é mais valia? Mais-valia



Baixar 12.41 Kb.
Encontro17.07.2021
Tamanho12.41 Kb.

Nome: Gean Carlos Copetti
O que é mais valia? Mais-valia é uma expressão do âmbito da Economia, criada por Karl Marx que significa parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão. Também pode ser classificada como o excesso de receita em relação à despesas.

Explique mais valia relativa e absoluta. Ambos os tipos de mais valia tem a ver com a possibilidade do burguês aumentar o lucro às custas dos trabalhadores. A mais valia relativa tem a ver com a produtividade do trabalhador, ou seja, quanto ele produz por determinado intervalo de tempo, sendo que só é possível reduzir o tempo de produção com o uso de tecnologias na fábrica.
Já a mais valia absoluta relaciona-se ao tanto de horas trabalhadas, quando o empregador faz os empregados trabalharem mais.

O que são os meios de produção? Segundo a teoria marxista, meios de produção são os conjuntos formados por meios de trabalho e objetos de trabalho — ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si.

Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal