O corpo humano é capaz de converter os alimentos em energia utilizavel, para ações relacionadas aos movimentos



Baixar 13.2 Kb.
Encontro13.12.2021
Tamanho13.2 Kb.
#20456
O corpo humano é capaz de converter os alimentos em energia utilizavel

O corpo humano é capaz de converter os alimentos em energia utilizavel, para ações relacionadas aos movimentos.

As fontes de energia são carboidratos, gorduras e proteinas, que são armazenados no corpo para utilização, renovação e transformação da energia quimica (dos alimentos) em energia mecanica (dos movimentos).

O meio ambiente transforma calor em energia para a sobrevivencia e saude das plantas, e o nosso organismo tambem precisa de calor para a produção de energia que é fundamental para nossa existencia.

A quantidade de energia produzida é o resultado de reações biologicas que são mensuradas em quilocalorias (kcal).

1kcal corresponde a quantidade de calor necessaria para aumentar a temperatura de um kilograma em 1grau.

A oxidação de uma grama de gordura é responsavel por produzir 9kcal de energia, enquanto carboidratos e proteinas produzem 4,1kcal de energia.

Por meio dessa reação que é liberada energia utilizavel para os nossos movimentos e tambem energia livre. A energia livre é utilizada para o CRESCIMENTO e REAPARAÇÃO DO ORGANISMO, sendo esses processos responsaveis pelo AUMENTO DA MASSA MUSCULAR, reparo de lesões, transporte de substancias e manutenção da homeostasia.

Quando o corpo esta em repouso, parte da ingestão de carboidratos é convertida em moleculas de glicogenio, que são armazenadas no figado e nos musculos para a conversão em moleculas de energia utilizavel.

Responsaveis pelo fornecimento de energia em exercicios de longa duração e baixa intensidade, a gordura é transformada em estoques de trigliceridios, transformados em glicerol e acidos graxos, por meio da lipolise.

A lipolise é realizada por meio de transporte do glicerol ao figado para transformação de glicose em glicogenio e sua utilização para liberar energia necessaria aos exercicios. A lipolise predomina principalmente em exercicios de intensidade baixa e moderada.

As proteinas são os nutrientes que menos oferecem energia utilizavel, responsaveis por apenas 5% a 10% de energia utilizavel para manter os exercicios por um periodo prolongado, sendo utilizado somente os aminoacidos.

Para que isso aconteça é necessario que as proteinas sejam convertidas em glicose e somente em condições severas e de depleção das demais fontes de energia.



Os alimentos fornecem energia na forma de substratos constituidos por elementos quimicos que atuam na produçao de energia, mas seu fornecimento não ocorre diretamente, eles são convertidos em um composto altamente energetico chamado de ATP (adenosina trifosfato). O ATP é produzido a partir da moleculas de glicose, como o glicogenio muscular e hepatico que foi estocado durante a sintese dos alimentos.
Baixar 13.2 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal