o cmd no mundo
Minimum Basic Data Set (MBDS) é um termo genérico utilizado internacionalmente para de referir à Conjuntos Mínimos de Dados (CMD) genéricos para a área de Atenção à Saúde.
No contexto histórico e no atual, a quantidade ou especialização dos MBDS dependem do contexto dos sistemas de saúde, bem como do nível de maturidade de seus sistemas de informação em saúde.
Origens dos MBDS ou CMD
O Uniform Hospital Discharge Data Set (UHDDS) estabelecido pelo National Committe on Vital and Health Statistics (NCVHS) em 1972 contendo 14 variáveis de natureza administrativa e clínica que deviam ser geradas a partir dos dados dos prontuários os pacientes, ao final de cada hospitalização.
Objetivos
- a revisão periódica dos padrões de gestão dos pacientes
- a eficiência econômica da gestão hospitalar.
- o relacionamento dos custos das internações aos diagnósticos dos pacientes
- os órgãos governamentais de planejamento de saúde
- o fornecimento de dados para os serviços de saúde e serviços de investigação epidemiológica
- e um formulário de requerimento padrão para todas as operadoras de plano de saúde e para a seguridade social
UHDDS (hospitalar)
Dois anos depois o NCVHS estabelece também o Uniform Minimum Basic Data Set (UMBDS), um conjunto mínimo de dados do contato ambulatorial contendo 8 variáveis.
Objetivos
- auxiliar o médico no cuidado de seus pacientes
- os médicos compreenderem melhor a história natural dos problemas de saúde, queixas e doenças.
- auxiliar na alocação de pessoal sanitário e outros recursos nos serviços de saúde
- apoiar as agências governamentais na formulação de planos e políticas para melhorar os serviços de saúde
- auxiliar operadoras de plano de saúde e seguridade social no faturamento dos serviços e pagamentos de programas federais
- fornecer informações para epidemiologistas e outros serviços de investigação sanitária
O UMBDS (ambulatorial)
- Médico belga (Francis Roger France) acompanhou os estudos realizados pelo NCVHS, com particular interesse pelos conjuntos mínimos de dados.
- Retorno à Bélgica, em 1974, sendo nomeado pelo Ministro de Política Científica para representar a Bélgica no Biomedical Information Working Group (BMWG) do Committee for Information and Documentation in Science and Technology (CIDST) da Comissão Europeia.
- Um dos principais projetos deste grupo era o Registro Eletrônico Médico europeu, mas nos próximos dois anos o objetivo de France no grupo foi colocar o Minimum Basic Data Set (MBDS) na agenda do BMWG, o que veio a acontecer somente em 1976.
- Entre 1976 e 1980 foi aplicado um questionário elaborado por France em quinze países europeus para avaliar a proposta de MBDS e as variáveis que seriam necessárias.
Compartilhe com seus amigos: |