A construção de um novo modelo de ensino para a pós-graduação da Estácio contempla um novo posicionamento...
Metodologia de Ensino: andragogia e os pilares da educação no séc. XXI
Antes de trabalharmos a metodologia de estudo de caso em nossas aulas, é importante compreendermos o modelo de ensino adotado em uma pós-graduação e seu papel no desenvolvimento do aluno que já está inserido em uma profissão. Para tanto, faz-se mister recorrermos aos princípios da andragogia, fortemente presentes no que a ONU chama de “os pilares da educação no séc. XXI”.
Para Malcolm Knowles, a andragogia se diferencia da pedagogia (educação para crianças) e pode ser compreendida como uma arte ou ciência de orientar adultos para o aprendizado. Com conhecimentos e expectativas diferentes dos de uma criança, o adulto é orientado a aprender através de suas próprias experiências, orientando o aprendizado para suas funções práticas, relevantes e fundamentais ao seu dia a dia. Dessa maneira, a andragogia se enquadra na concepção de educação continuada a medida que percebemos o papel da educação ultrapassando os “limites” da formação fundamental (infância e adolescência), percorrendo toda a vida adulta, exercendo um papel ferramental e necessários em diversas etapas e experiências da vida de um ser humano adulto (WAAL e TELLES, 2004).
Pós-graduação
Vejamos, a seguir, os princípios da educação para adultos, elementos fundamentais para diferenciá-la da educação para jovens:
Por que saber?
Na educação para adultos entendemos que o ser humano precisa compreender o papel de um determinado conhecimento ou sua função em termos relevantes ao seu cotidiano, caso contrário não enxergará o processo de aprendizado como fundamental para ganhos reais.