News release pt



Baixar 121.3 Kb.
Encontro13.12.2019
Tamanho121.3 Kb.









agÊncias europeias dão as boas vindas ao presidente do Parlamento europeu, martin schulz

Presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz de visita às agências europeias em Lisboa

(19.9.2014, Lisboa) O recém reeleito Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, visitará a agência da UE de informação sobre droga (EMCDDA) e a agência europeia de segurança marítima (EMSA) no dia 23 de setembro, acompanhado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), António Costa (1).

A visita tem lugar na sequência de uma primeira deslocação do Presidente Schulz às agências da UE, realizada no dia 20 de junho de 2013 quando, acompanhado pelo Presidente da CML, António Costa, e pelos Diretores das duas agências, procedeu à inauguração da Praça Europa, onde as mesmas estão sedeadas. A inauguração seguiu-se a uma cerimónia que decorreu na Câmara Municipal de Lisboa na qual o Sr. Schulz recebeu as chaves da cidade (2).

A visita terá início com a deslocação a cada uma das agências da UE, seguida de uma reunião com o Diretor do EMCDDA, Wolfgang Götz e com o Diretor da EMSA, Markku Mylly. O Sr. Schulz irá igualmente reunir-se com funcionários dos dois organismos para se inteirar dos projetos e desafios em curso. A visita terminará com uma conferência de imprensa.

O EMCDDA e a EMSA foram criados em 1993 e 2002, respetivamente, e desde 2009 que estão instalados num local comum em Lisboa. Esta situação resulta da assinatura em 2004 de um Memorando de Entendimento entre o Governo Português e as duas agências europeias sobre o estabelecimento das suas sedes na cidade (3). O Memorando tem em consideração o princípio defendido pelo Parlamento Europeu, segundo o qual ‘os Estados membros que acolhem mais de uma agência europeia numa cidade do seu território deverão desenvolver todos os esforços para encontrar espaços de utilização comum e assim introduzir práticas de boa administração financeira reduzindo custos de manutenção’.

Este mês, a Comissão Europeia elogiou o EMCDDA e a EMSA pelo esforço conjunto no reforço da cooperação, na minimização de custos, e sempre que possível, na partilha de serviços. Reconhece ainda a Comissão Europeia que os dois organismos são pioneiros nesta área, servindo de exemplo a outras agências da UE. Esta colaboração está em linha com os últimos relatórios do Parlamento Europeu de quitação pela execução dos orçamentos das agências e enquadra-se no contexto de recursos financeiros e humanos cada vez mais limitados.

Martin Schulz foi eleito Presidente do Parlamento Europeu em 17 de janeiro de 2012 para um mandato de dois anos e meio. Em 1 de julho de 2014, tornou-se o primeiro presidente na história da instituição a ser reeleito para um segundo mandato. O Sr. Schulz é membro do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu.

Conferência de imprensa: Terça feira dia 23 de Setembro, às 17.15. Local: Praça Europa 4, Cais do Sodré, 1249-289 Lisboa. Contacto: Teresa Coutinho (PE). Teresa.Coutinho@europarl.europa.eu Tel. 21 350 4913.
(1) www.europarl.europa.eu/the-president/en/html/president — www.portugal.gov.pt/pt.aspx — www.cm-lisboa.pt (2) www.emcdda.europa.eu/news/2013/8

(3) Memorando de Entendimento No 224 — 22 de Setembro de 2004 Diário da República — I Série-A 6073.



EMCDDA: Kathy Robertson I Kathryn.Robertson@emcdda.europa.eu I Tel. (351) 211 210 02 00 I emcdda.europa.eu

EMSA: Louis Baumard I information@emsa.europa.eu I Tel. (351) 211 20 92 I emsa.europa.eu




PT — N.º 8/2014






Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal