Negro, mas belo: SÃo benedito, o santo preto da idade moderna



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XII EHA – ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE –UNICAMP 

2017 


 

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NEGRO, MAS BELO: SÃO BENEDITO, O SANTO PRETO DA IDADE MODERNA 

Joyce Farias de Oliveira

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Em Santos, na  Igreja da Irmandade de  São Benedito, localizada no altar-mor  deste templo,  está  a 

escultura  da  segunda  metade  do  século  XIX  de  São  Benedito.  De  origem  portuguesa  e  apresentando  uma 

tendência neoclássica com formas  mais lineares, de anatomia mais longilínea, de policromia em tons mais 

rebaixados,  nem  sempre  com  a  utilização  do  douramento,  esta  peça  permite  explorar  modificações 

estilísticas  acerca  da  produção  de  arte  religiosa  no  século  XIX

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,  no  entanto,  esta  comunicação  pretende 



abordar  apenas  o  histórico  da  iconografia  de  São  Benedito,  na  tentativa  de  ressaltar  o  problema  da  ―cor 

preta‖  na  construção  de  uma  santidade  negra  no  catolicismo  tridentino.  Isso  porque  esta  peça  possui  um 

detalhe incomum, sendo importante frisá-lo neste começo. 

O modelo iconográfico desta escultura, São Benedito com o Menino Jesus, apresenta o santo negro 

carregando o Menino sobre um tecido, o que limita a aproximação do santo preto do menino branco, neste 

modelo,  o  santo  nunca  toca  a  criança.  No  entanto,  na  escultura  portuguesa  da  ISB

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  de  Santos,  de  forma 



declarada o santo negro toca o Menino Jesus, o santo parece-nos encarar o espectador que percebe este gesto 

de subversão. Sua mão ultrapassa o limite imposto pelo tecido branco e posicionando sua mão direita altiva, 

dando condições do dedo indicador tocar precisamente a pele branca da criança. 

Interpretando este detalhe como um sutil desvio do modelo iconográfico era necessário desenvolver 

uma análise mais apurada sobre a produção da imaginária religiosa deste santo, o que fluía para uma questão 

um  pouco  mais  abrangente,  -  a  imagem  do  negro  nos  paradigmas  da  História  da  Arte  ocidental,  em 

particular na arte religiosa da Idade Moderna. Tratando-se de um santo preto, São Benedito surge como um 

novo  modelo  de  negro  cristão  no  pós-tridentino.  Aqui,  vigoram-se  os  princípios  do  Barroco,  onde  os 

conceitos  estéticos  e  teológicos  de  uma  Igreja  reformada  foram  ainda  mais  aprimorados,  instituindo  uma 

cultura  visual  profundamente  simbólica,  persuasiva  e  arrebatadora  para  o  público  cristão.  Com  essas 

medidas, a representação do negro seria enfatizada a partir de um elemento muito contundente neste projeto 

de conversão, - a cor preta.  

                                                            

1

 Mestre em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Essa comunicação é um recorte da pesquisa de mestrado 



intitulada  ―Niger,  sed  formosus:  A  construção  da  imagem  de  São  Benedito‖,  orientada  pela  Profa.  Dra.  Angela  Brandão, 

desenvolvida e defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo em 2017. 

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 Apesar de não haver um documento de compra ou de aquisição desta peça, a Irmandade de São Benedito de Santos possui um 



documento, o Relatório de Provedoria datado de 1936, onde há um trecho que descreve um reparo realizado nesta escultura de São 

Benedito, informando que durante o processo de reparação da peça foi encontrado no seu interior restos de um jornal com o título 

Commercio do Porto com data de 9 de fevereiro de 1859. 

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 Irmandade de São Benedito. 




XII EHA – ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE –UNICAMP 

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Niger in facie, sed formosus in core. Benedictus, qui venit. In nomine Domint

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, assim definiu frei 



Apolinário da Conceição, religioso português da Seráfica Província do Rio de Janeiro e autor da hagiografia 

do santo preto mais notória no século XVIII. Esta metáfora da cor preta era um artificio muito recorrente nas 

hagiografias  franciscanas  para  apresentar  São  Benedito.  É  provável  que  a  ideia  por  detrás  desta  expressão 

tenha sido desenvolvida e reelaborada ao longo dos primeiros processos acerca da beatificação do santo. 






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