Núcleo de tecnologia educacional nte varginha projeto folclore



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projeto folclore
auditoria de estoques


PROJETO
FOLCLORE


NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE VARGINHA
PROJETO – FOLCLORE
ELABORAÇÃO: Míria Azevedo de Lima Bartelega
Agosto / 2010
I – O F
OLCLORE
NA
C
ONSTITUIÇÃO
:
Segundo a Constituição Federal: 
Art. 215: o estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes 
da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações 
culturais. 
Art. 216: Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens materiais e imateriais, tomados 
individualmente ou em conjunto, portadores de referencia à identidade, à ação, à memória dos 
diferentes grupos formadores da sociedade brasileira nos quais se incluem: 
I – as formas de expressão; 
II – os modos de criar, fazer e viver; 
III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas; 
IV – as obras, objetos, documentos edificações e demais espaços destinados às manifestações 
artístico-culturais; 
V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, 
paleontológico, ecológico e científico. 
Portanto as crenças, lendas, tradições e costumes são bens imateriais que compõem o 
patrimônio cultural, estão juridicamente protegidos pelo texto constitucional citado. Trata-se 
assim de bens imateriais difusos de uso comum do povo e que podem se protegidos pela ação 
cível pública ( Lei 4.3/85) 
II - J
USTIFICATIVA
:
Sabendo que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua 
nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática 
pedagógica nas unidades escolares. 
O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, 
parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, 
frases de parachoque de caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, 
crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.
Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965. 
O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o 
povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus 
próprios temores. 
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a 
fazer, parte de sua História. 
III – O
BJETIVOS
G
ERAIS
:

colocar os alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular;

levar ao reconhecimento da importância do folclore na História de uma país

estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade;

incentivar o gosto pela leitura, canto, dança

apresentar diversas manifestações do folclore brasileiro.


IV – A
TIVIDADES
:
As atividades serão detalhadas – no planejamento de cada ano/série.
V – P
ÚBLICO
A
LVO
:
O projeto destina-se a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano)
VI – C
ULMINÂNCIA
:

Exposição dos trabalhos manuais criados pelos alunos (desenhos, pinturas, 
dobraduras, fantoches, etc)

Mural de texto para todas as produções escritas feitas pelos alunos.

Blog do Folclore (criação de um blog para divulgação das atividades ou divulgação 
no blog oficial da escola.

Mural de Fotos (expor fotos dos alunos em diferentes etapas do projeto) – pode ser 
uma galeria na Internet.
VII – R
ECURSOS
M
ATERIAIS
:
1. Papel, cola, cartolina, giz de cera, tesoura, tinta, sucata, etc (material já disponível 
na escola) – importante cada professor providenciar o necessário para cada 
atividade;
2. Laboratório de Informática com Internet
3. Software Jclik 
4. Editor de Texto


1° Ano do Ensino Fundamental
P
ROPOSTA

Conhecer os seguintes mitos ou seres:
a) Saci-pererê
b) Mula sem cabeça
c) Bicho Tutu ou Tutu Marambá
d) O Curupira
e) Lobisomem
E
STRATÉGIAS

a) Roda de conversa:

levantamento do conhecimento prévio das crianças a cerca do assunto 

apresentação da proposta de trabalho para a semana – um mito por dia
b) Dobraduras
c) Cartaz para a apresentação de cada personagem
d) Desenhos
e) Pintura
f) Trabalho manual (saci na garrafinha)
g) Exposição dos Trabalhos
h) Livrinhos dos Mitos
i) Laboratório de informática – jogo da memória, quebra cabeça
Sugestões
Na 1ª Semana – O professor apresenta um cartaz por dia e trabalha com ele.
1. Saci - pererê (dobradura e saci na garrafa)
2. Lobisomem ( desenho e texto)
3. Mula sem cabeça ( colagem e dramatização)
4. O curupira ( desenho para colorir) 
5. Bicho Tutu ou Tutu Marambá ( modelagem – massinha de modelar – e música)
Na 2ª Semana
1. Conhecendo todos os mitos as crianças farão o trabalho de ilustração de um 
pequeno livro com algumas curiosidades sobre cada personagem.
2. O professor levará os alunos ao Laboratório de Informática – jogo da memória e 
quebra cabeça
Sugestões dos Cartazes:


SACI-PERERÊ
TEM APENAS UMA PERNA 
GOSTA DE FAZER TRAVESSURAS
VIVE NOS REDEMOINHOS DE VENTO
NASCEM EM BROTOS DE BAMBU
QUANDO MORREM VIRAM UM 
COGUMELO VENENOSO


CURUPIRA
É UM MENINO ÍNDIO
É BEM CABELUDO
MORA NO TRONCO DAS ÁRVORES
PROTEGE OS ANIMAIS
TEM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS
É TÃO RÁPIDO QUE PARECE VENTO


LOBISOMEM
É UMA MISTURA DE HOMEM E 
CACHORRO
APARECE EM NOITES DE SEXTA-FEIRA
VIVE PROCURANDO ALGUÉM QUE LHE 
TIRE O ENCANTO


MULA SEM CABEÇA
NÃO TEM CABEÇA
SOLTA FOGO PELO PESCOÇO
SOLUÇA COMO SE FOSSE GENTE
ASSUSTA A TODOS EM NOITE DE LUA 
PARA ESPANTÁ-LA DEVEMOS ESCONDER 
AS UNHAS E OS DENTES.


BICHO-TUTU OU TUTU MARAMBÁ
É FEIO E ORELHUDO
TEM OS PÉS PEQUENOS DEMAIS
PÕE MEDO NAS CRIANÇAS QUE NÃO 
QUEREM DORMIR
A MÃE CANTA UMA CANTIGA DE NADA E 
ELE APARECE
A CRIANÇA LOGO DORME


DESENHOS PARA COLORIR - 
SUGESTÕES





DOBRADURAS – SUGESTÕES


TRABALHOS MANUAIS
Atividades no Laboratório
Jclik – Jogo da Memória 
Quebra Cabeça
Eixos e Capacidades - Caderno CEALE
Na roda de Conversa
Eixo 5 _ Oralidade
Capacidades: 
*escutar com atenção e compreensão
*responder a questões proposta pelo professor


Nos trabalhos manuais
Eixo: Oralidade
Capacidades:
*usar a língua falada em diferentes situações escolares
*realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento
dependa de escuta atenta e compreensão.
Nos Cartazes
Eixo: Compreensão e valorização da cultura escrita
Capacidade: 
*conhecer os usos da escrita na cultura escolar
Eixo: Leitura
Capacidade: 
*desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura
No Livrinho dos Mitos
Eixo: Leitura
Capacidade:
*saber decodificar palavras e textos escritos
Eixo: Escrita
Capacidade:
*compreender a orientação e alinhamento da escrita da língua 
portuguesa.
Eixo: Produção Escrita
Capacidade: 
*produzir textos adequados aos objetivos
No Jogo da Memória e no quebra-cabeça
Eixo: Leitura
Capacidades: 
*saber decodificar palavras e textos escritos
*saber ler reconhecendo globalmente as palavras
Eixo: Oralidade
Capacidade: 
*realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento 
dependa de escuta atenta e compreensão.


2° Ano do Ensino Fundamental
P
ROPOSTA

Conhecer as seguintes lendas:
1. Saci-pererê
2. O Boitata
3. Iara
4. O Negrinho do Pastoreio
E
STRATÉGIAS

1. Roda de conversa:

levantamento do conhecimento prévio das crianças a cerca do assunto 

apresentação da proposta de trabalho para a semana – uma lenda por dia
2. Dobraduras
3. Folheto para a apresentação de cada lenda (desenho e pequeno texto)
4. Desenhos
5. Colagem
6. Livro das Lendas
7. Laboratório de informática – jogo da memória, palavra cruzada
8. Exposição dos Trabalhos
Sugestões
Na 1ª Semana – O professor apresenta um texto (lenda) por dia e trabalha com ele.
A lenda do Saci pererê ( texto, dobradura ou saci na garrafa)
A lenda o Negrinho do Pastoreio ( desenho e texto)
A lenda do Boitata (texto e colagem)
A lenda da Iara (texto e desenho para colorir) 
Na 2ª Semana
1. Conhecendo todos lendas as crianças desenvolverão as seguintes tarefas:

trabalho de produção escrita coletiva (recontando cada lenda)

confecção de um pequeno livro com os textos produzidos e ilustrados
2. O professor levará os alunos ao Laboratório de Informática – cruzadinha e quebra 
cabeça (software Jclick)


A lenda do Saci-pererê
Diz a lenda que o saci é um negrinho 
de uma perna só, ágil e atrevido. 
O saci perdeu uma perna numa luta 
de capoeira.
Todo saci usa um gorro vermelho e 
adora fumar cachimbo. 
Os sacis aparecem e desaparecem 
num roda-moinho. 
O saci não é maldoso, mas adora 
fazer arte como, por exemplo: apagar o fogo, dar nó na 
crina dos cavalos, assustar viajantes, espantar cavalos e 
bois no pasto. 
Para pegar um saci basta colocar uma peneira com um terço 
em baixo de uma arvore. 
Para chamar o saci dê três nós num pedaço de palha. 
Após pegar o saci é preciso tirar o seu gorro e prendê-lo em 
uma garrafa.
O dia do saci é comemorado em 31 de outubro


A Lenda do Boitata
Diz a lenda que o Boitata era uma espécie de cobra que foi a 
única sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a terra.
Na língua dos índios Boitata quer dizer cobra de fogo e eles 
acreditam que o Boitata vive no fundo dos rios.
O Boitata só enxerga de noite e se alimenta dos olhos dos 
bichos mortos que encontra na mata.
Diz a lenda que o Boitata persegue os viajantes noturnos.
Muitos acreditam que o Boitata protege as matas contra 
incêndios.


A lenda da Iara
Conhecida com Iara ou 
Uiara.
É uma criatura dos rios que 
encanta os pescadores.
Iara é metade peixe e 
metade mulher.
Aparece no fim da tarde 
com os cabelos enfeitados 
de flores vermelhas.
Quando um pescador é encantado pelo canto da Iara acaba 
hipnotizado e morre afogado de paixão.

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