Monóxido de carbono



Baixar 13.6 Kb.
Encontro15.07.2022
Tamanho13.6 Kb.
#24278
A emissão de dióxido de enxofre na atmosfera está diretamente ligada à chuva ácida

"A emissão de dióxido de enxofre na atmosfera está diretamente ligada à chuva ácida, que afeta o meio ambiente de diversas formas: atrapalha a reprodução e crescimento das plantas; afeta o pH da água dos rios, prejudicando, assim, o crescimento populacional dos peixes; além de corroer materiais, afetando monumentos e edificações, nos centros urbanos.

Por se tratar de um gás prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, o dióxido de enxofre foi incorporado aos parâmetros de qualidade do ar por meio de um decreto instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). (efeitos na atmosfera)


O dióxido de enxofre pode contribuir para o aquecimento do planeta e sua presença na chuva ácida é perigosa para vegetais e animais, além de corroer alguns materiais e afetar monumentos, construções e estátuas. (efeito estufa)
A aplicação mais importante do dióxido de enxofre é na escala industrial, na produção de ácido sulfúrico, mas também possui algumas utilizações secundárias, como gás de refrigeração em indústrias de bebidas e gelo; na fabricação de papel sulfite; na preservação de frutas secas, refrigerantes e vinhos e etc (aplicações)

Monóxido de carbono


Na escala industrial, o monóxido de carbono é utilizado na produção de metais, como ferro e níquel, retirando o oxigênio por oxirredução de seus respectivos minerais. Ele também é utilizado na produção de substâncias orgânicas como ácido acético, metanol, plásticos etc. (aplicações)
O monóxido de carbono também colabora para o agravamento do efeito estufa por participar da formação de ozônio () na troposfera. Embora na camada de ozônio, localizada na estratosfera, esse gás desempenhe o papel positivo de proteger a Terra dos raios ultravioleta, o ozônio troposférico agrava o efeito estufa. (efeito estufa e camada de ozonio)
Dióxido de carbono
Esse gás é usado em bebidas gasosas, em cirurgias, em estruturas metálicas, em extintores e no controle do pH da água, e é responsável pela temperatura do planeta e pelo efeito estufa. (aplicações)
Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a propriedade de absorver o CO2 do ar. (efeito estufa e camada de ozonio)
O CO2 retêm calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura. Mas esse não é o único efeito. Outra consequência, que está sendo chamada por cientistas de "o outro problema do CO2", causa impacto direto no oceano, e torna a água do mar mais ácida. (efeitos na atmosfera)
Baixar 13.6 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal