Modo de produção e formações sociais a concepção materialista da história Introdução As páginas que seguem são uma tradução do segundo capítulo da obra «Economia Política»



Baixar 0.75 Mb.
Página1/15
Encontro08.10.2019
Tamanho0.75 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15


Modo de produção e formações sociais

A concepção materialista da história
Introdução

As páginas que seguem são uma tradução do segundo capítulo da obra «Economia Política», do economista polaco Oskar Lange, trabalho que data de 1959 e constitui uma das contribuições funda­mentais à nova ciência que emerge gradualmente — a economia política do socialismo.

O materialismo histórico, como ciência do de­senvolvimento das sociedades é naturalmente de difícil abordagem. O texto apresentado aqui não constitui uma simplificação destas dificuldades — ao contrário de certos folhetos de vulgarização marxista— mas uma apresentação particularmente precisa e clara dos principais conceitos necessários à compreensão das leis do desenvolvimento econômico e social. Neste sentido, a sua cuidadosa leitura fornece-nos um valioso instrumento de trabalha para abordar o estudo da realidade em toda a sua riqueza e complexidade, e não um resumo simplificado desta.

Oskar Lange, um dos principais economistas marxistas, foi dirigente da juventude socialista na Polônia de antes da segunda guerra mundial, e professor de economia na universidade de Chicago nos anos trinta, tornando-se então famoso pela polêmica travada com von Mises e Hayek, polêmica em que demonstrou a viabilidade econômica da gestão socialista da economia. Depois da guerra voltou à Polônia, onde se tornou um dos principais arquitetos da planificação econômica nacional, ao mesmo tempo que formava, na universidade de Varsóvia, o corpo teórico da economia política do socialismo. A partir de 1956 presidiu ao conselho econômico do Estado, dirigindo simultaneamente, no quadro da organização das Nações Unidas, vários projetos de planificação e desenvolvimento de países subdesenvolvidos. Profundo conhecedor tanto da teoria marxista como da prática da cons­trução do socialismo, Oskar Lange é hoje um clássico da economia.

A tradução foi feita diretamente do original polaco, na base da terceira edição, definitiva, revista pelo autor em 1963. (Oskar Lange, Ekonomia Polltyozna, Warszawa 1963, Pánstwowe Wydawniclwo Naukowe). Para facilidade do leitor, ao traduzir as notas onde Lange se refere a edições polacas de Marx e outros, estabelecemos a correspondências com edições francesas. Seguimos nisto a tradução de Anna Posner (Oskar Lange, Economie Politique, Presses Universitaires de France. Paris), da mesma obra.

Maria de Fátima Freire-Dowbor

Ladislau Dowbor

MODO DE PRODUÇÃO E AS FORMAÇÕES SOCIAIS: A CONCEPÇÃO MATERIALISTA DA HISTÓRIA







Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal