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América Futebol Clube (Natal/RN): existe uma integração das artes? 

 

 

 



 

Isaías da Silva Ribeiro

 

Arquiteto, Artista Plástico 



Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em  

Arquitetura e Urbanismo – PPGAU/UFRN. 

Universidade Federal do Rio Grande do Norte 

Rua Açuí, 58 – Conjunto Boa Vista - Bairro Nordeste 

59042-340 Natal/RN 

Telefones: 84 3653 1137 / 9421 7817 

 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 




 

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América Futebol Clube (Natal/RN): existe uma integração das artes? 

 

Resumo 


 

Le Corbusier usou a palavra síntese na introdução do primeiro número de L’Esprit Nouveaux como uma das 

definições do espírito de construção do sentimento moderno (von Moss, 1977) e se converteu em um 

leitmotiv na sua obra depois da Segunda Guerra Mundial quando o artista proclamou que a arquitetura 

fosse a síntese das artes maiores: um acordo das formas presentes na arquitetura, na pintura e na 

escultura, cada uma trabalhando como organismos autônomos, cada modalidade expressiva mantendo 

suas características individuais. Após a II Guerra Mundial, o debate concernente à relação entre as artes 

ocorre nos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAM) de 1947 e 1951, onde se busca o 

sentido da integração e participação de diversas atividades artísticas na procura de uma semelhança de 

técnicas em artes plásticas e arquitetura e a evocação da aproximação da arquitetura e outras artes. 

(FERNANDES, 2005).  Estabelecer um conceito operacional da Síntese das Artes supõe integrar premissas 

ilustradas, tentativas românticas e postulados do Arts & Crafts, do Neoplasticismo holandês e do 

Construtivismo russo.  A necessidade de revisão da definição de Síntese das Artes, como demonstra 

Corbacho (2001), se depara com um rico campo de formas alusivas à sua operatividade por termos 

difundidos por totalidade, aliança, integração, inter-relação, sintonia, colaboração ou diálogo. Uma possível 

relação com o Muralismo mexicano (Zanello, 2006) e a existência de um discurso ideológico intencional, 

são discutidos por Aracy Amaral, Mário Pedrosa e Annateresa Fabris. A integração entre as artes irá se 

concretizar no quadro da moderna arquitetura brasileira a partir do edifício do Ministério da Educação e 

Saúde (1943), no Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York (1939) e na igreja de São Francisco de 

Assis, em Pampulha (1943). Sem dúvida, uma das características peculiares desta arquitetura que se 

realizou no Brasil é a convivência do trabalho de diversos profissionais. Na atualidade o tema da síntese 

das artes tem sido abordado com uma diversidade grande de enfoques, que geralmente acabam por se 

fixar na produção de um local (Campos, 2001) ou de sua inserção na obra de determinado autor, (Ferraz, 

1998) ou a inda em aspectos genéricos da relação entre arquitetura e artes (Santos 2000). Rastreando as 

diversas pistas de enfoques e conceitos do tema, pretende-se neste texto identificar em que “lugar” a 

arquitetura moderna da cidade de Natal/RN alojou a sede social do América Futebol Clube. A obra do 

arquiteto luso-pernambucano Delfim Amorim, de 1960, nos permite considerar a existência de uma relação 

entre a arquitetura moderna e artes plásticas e constatar sua importância na consolidação do movimento 

moderno no Rio Grande do Norte dentro das características gerais (Bruand, 1981) e especificidades da 

nova arquitetura brasileira. 

 

Palavras-chave: síntese das artes, arquitetura moderna, artes plásticas. 



 

 

Abstract 



 

 

Le Corbusier used the word synthesis in the introduction of the first number of L' Esprit Nouveaux as one of 



the definitions to the spirit of construction of the modern feeling (von Moss, 1977) and it converted into a 

leitmotiv in his work after World War II when the artist proclaimed that the architecture was the synthesis of 

the biggest arts: an agreement of the forms in the architecture, the painting and the sculpture, each one 

working as independent organisms, each  expressive modality keeping its individual characteristics. After the 

World War II, the debate to the relation between the arts occurs in the International Congresses of Modern 

Architecture(CIAM) of 1947 and 1951, where seeks the direction of the integration and participation of 

diverse artistic activities in the meaning of a similarity of techniques in plastic arts and architecture and the 

evocating  the approach of the architecture and other arts. (FERNANDES, 2005). To establish an operational 

concept of the Synthesis of the Arts assumes to integrate illustrated premises, romantic attempts and 

postulates of the Arts & Crafts, of the dutch Neoplasticism and the Russian Construtivism. The necessity of 

revision of the definition of Synthesis of the Arts, as it demonstrates Corbacho (2001), comes across with a 

rich field of allusive forms to its operatividade for terms spread out for totality, alliance, integration, 

interrelation, tunning, contribution or dialog. A possible relation with the Mexican Muralism (Zanello, 2006) 

and the existence of an intentional ideological speech is argued by Aracy Amaral, Mário Pedrosa and 

Annateresa Fabris. The integration between the arts will go to materialize in  the modern Brazilian 

architecture from the building of the Ministry of the Education and Health (1943), in the Pavilion of Brazil in 

the World-wide Fair of New York (1939) and in the church of San Francisco de Assis, in Pampulha (1943). 

Without a doubt, one of the peculiar characteristics of this architecture that was produced in Brazil is the 

union of the work of various professionals. In the present time, the subject of the synthesis of the arts has 

been boarded with a great diversity of approaches, that generally finish for fixing in the production of a place 




 

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(Campos, 2001) or of its insertion in the work of determined author, (Ferraz, 1998) or in the generic aspects 



of the relation between architecture and arts (Santos, 2000). Investigating the diverse tracks of approaches 

and concepts of the subject, we intend in this text to identify where “place” the modern architecture of the city 

of Natal/RN lodged the headquarters of America Soccer Club. The work of the Portugal born architect Delphi 

Amorism, of 1960, allow us in them to consider the existence of a relation between the modern architecture 

and plastic arts and evidence of  its importance in the consolidation of the modern movement in the Rio 

Grande do Norte State looking at the general characteristics (Bruand, 1981) and particularities of the new 

Brazilian architecture. 

 

Keywords: Synthesis of the Arts, modern Architecture, Arts 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 






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