Mesopotâmia é um termo grego que significa “entre rios”, região do Oriente Próximo entre os rios Tigre e Eufrates, que, atualmente, compreende o Iraque, a Turquia e a Síria



Baixar 12.33 Kb.
Página1/5
Encontro12.12.2019
Tamanho12.33 Kb.
  1   2   3   4   5

Mesopotâmia é um termo grego que significa “entre rios”, região do Oriente Próximo entre os rios Tigre e Eufrates, que, atualmente, compreende o Iraque, a Turquia e a Síria. Por ser uma área fértil atraiu vários povos desde a pré-história: sumérios, acadianos, assírios, amoritas, cassitas, elamitas, caldeus, arameus, persas, etc.

Período sumério

Parecem ter vindo da Ásia Central e se estabeleceram por volta de 4.000 a.C no sul da Mesopotâmia (Baixa Mesopotâmia), próximo à confluência dos rios Tigre e Eufrates. A essa região chamavam Sumer ou Suméria. São poucos os vestígios materiais de sua cultura. Suas construções eram erigidas em tijolos de barro e madeira. Contudo, foram os inventores da escrita pictográfica, denominada cuneiforme, preciosos registros de sua cultura em tabuinhas de argila.



ARQUITETURA

Viviam em comunidade, normalmente agrícola – as Cidades-Estados – onde cada uma delas tinha seu deus protetor local, seu governante, sendo Uruk a cidade dos reis. No centro das cidades estava o templo, que se localizava sobre uma estrutura denominada zigurate.

Durante os séculos, os zigurates foram sendo construídos cada vez mais altos, numa tentativa de se aproximarem dos deuses, uma vez que a morada divina estava no alto, no cume das montanhas. O seu mais famoso exemplar, a Torre de Babel.

ARTES

A pintura e a escultura dos sumérios eram, essencialmente, decorativas. Painéis figurativos adornavam os templos, palácios e sepulturas.

Mas na tumba da rainha Puabi (2.600-2.500 a.C) foram encontrados importantes tesouros como diademas, brincos e outras jóias.

Quanto à escultura destacam-se os orantes ou adoradores. Essas figuras humanas (masculinas e femininas) votivas de pequenas dimensões, representadas de corpo inteiro, geralmente em pé, trazem sempre as mãos cruzadas sobre o peito, possuem grandes olhos e vestem longas saias.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal