Mercosul Leticia Alves



Baixar 73.7 Kb.
Encontro03.08.2022
Tamanho73.7 Kb.
#24452
Mercosul

Mercosul

Leticia Alves

Agna Félix

Myllena Souza

Emilly Tavares

Rayssa Gonçalves

Neybson Ernesto

³°b

O que é Mercosul?

  • Organização internacional criada em 1991, constituída por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, para adoção de políticas de integração econômica e aduaneira entre esses países, e tendo como associados Chile e Bolívia.Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português.

Como surgiu o Mercosul?

A criação do Mercosul está inserida dentro de um contexto no qual as nações sul-americanas debatiam possibilidades a respeito de uma organização que promovesse a integração econômica regional. Considera-se o passo inicial para a criação do Mercosul o acordo econômico realizado entre Brasil e Argentina, a partir da Declaração de Iguaçu, em 1985.

Qual o objetivo do Mercosul?

O objetivo principal do Mercosul, no início de sua criação, era estabelecer uma zona de livre comércio entre os países envolvidos. Essa zona garantiria a circulação comercial de produtos sem precisar dos trâmites burocráticos em relação a uma exportação. Esse objetivo foi alcançado em 1994.

Participantes do Mercosul?

São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa). Países associados: países que assinaram tratados de livre comércio com o Mercosul a fim de estimular suas economias e trocas comerciais, mas não possuem as mesmas vantagens que os membros, como a Tarifa Externa Comum (TEC).

Principal característica do Mercosul?

  • A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.

Porque o Paraguai e Venezuela foram suspensos do Mercosul?

O Paraguai foi suspenso do MERCOSUL após o impeachment do Presidente Fernando Lugo. Como consequência, o último empecilho para a inclusão da Venezuela no bloco – a aprovação por parte do Senado paraguaio – foi superado. A condicionante imposta para o retorno do Paraguai ao bloco é reconhecer a Venezuela como membro.


Baixar 73.7 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal