LUCÍOLA - ANÁLISE Características das obras de José de Alencar - José de Alencar escreveu romances indianistas, regionais, históricos, urbanos, obras teatrais, poesias, crônicas, romances-poemas de natureza lendária e escritos políticos. O escritor alcançou muito sucesso e destaque na carreira literária com a publicação do romance “O Guarani”, em forma de folhetim, no Diário do Rio de Janeiro. Este romance serviu de inspiração ao músico Carlos Gomes, que compôs a ópera com o mesmo nome do livro.
José de Alencar - O escritor nasceu no dia 1º de maio de 1829, em Mecejana, Ceará, e faleceu no dia 12 de dezembro de 1877, na cidade do Rio de Janeiro, vítima da tuberculose.
Características das obras de José de Alencar - Em 1966, a obra mais importante do autor, intitulada “Iracema”, foi muito elogiada por Machado de Assis, que escolheu Alencar para patrono da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras.
- Pelas características presentes em sua obra, José de Alencar pode ser considerado o maior nome do romantismo no Brasil.
- Embora seja mais conhecido por suas obras literárias, o escritor brasileiro também escreveu algumas peças de teatro, como “Nas Asas de um Anjo”, “Mãe” e “O Demônio Familiar”.
- O romancista teve uma grande preocupação em retratar a terra e o povo brasileiro, e muitas de suas obras relatam mitos, lendas, tradições, festas religiosas, usos e costumes tipicamente brasileiros.
Compartilhe com seus amigos: |