Lendas fazem parte da chamada Literatura Oral e tradicional. Lenda



Baixar 0.7 Mb.
Página1/4
Encontro18.03.2020
Tamanho0.7 Mb.
  1   2   3   4

Lendas

As Lendas e suas características e classificação – Origem das Lendas. As lendas fazem parte da chamada Literatura Oral e tradicional.



Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as criaram.

O universo imaginário popular possui muitas lendas.



Você sabia? As lendas brasileiras provem, principalmente de três origens: Portuguesa, indígena e africana

Origem das Lendas

No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci Pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros. A lenda do lobisomem é conhecida e reproduzida mundialmente.

As lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.

A palavra lenda vem do latim, que significa “o que deve ser lido”. No início, as lendas eram lidas nos refeitórios dos convento tempo ingressaram na vida profanas essas narrações populares, baseadas em fatos históricos precisos, não tardaram a evoluir e embelezar-se.

As lendas geralmente fornecem explicações e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Fábulas:

A fábula é uma narração em verso, cujos personagens são animais dotados de qualidades humanas. As mais célebres fábulas são as de Esopo, La Fontaine e Florian.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal