Jorge oscar de souza



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      O CONTRABAIXO ACÚSTICO EM 
   TRÊS MOMENTOS DA 
        MÚSICA INSTRUMENTAL URBANA NO BRASIL  
 
 
 
 
 
          por 
  JORGE OSCAR DE SOUZA 
 
 
 
Dissertação submetida ao 
Programa de Pós-Graduação 
em Música do Centro de 
Letras e Artes da UNIRIO
como requisito parcial para a 
obtenção do grau de Mestre, 
sob a orientação do 
Professor Dr. Luiz Otávio 
Braga. 
 
 
 
 
Rio de Janeiro 
 2007 
 


 
 
 
 
 
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             Souza, Jorge Oscar de. 
S729    O contrabaixo acústico em três momentos da música instrumental urbana no 
 
Brasil / Jorge Oscar de Souza, 2007. 
                 viii, 169f.  
                 
               Orientador: Luiz Otávio Braga. 
               Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do 
             Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. 
                                
     
1. Contrabaixo – Brasil – História. 2. Música popular – Brasil – História. 3. Música 
instrumental – Brasil – História. 4. Música – Acústica e física. 5. Contrabaixistas. I. 
Braga, Luiz Otávio. II. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). 
Centro de Letras e Artes. Mestrado em Música. III. Título. 
 
                                                                                          CDD –  787.5  
 
 


 
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À minha mulher Lourdes Meirelles, e 
nossos filhos 
William Jorge, Graciela Meirelles, Luana 
Morena, Felipe Levi e Marianna Luíza 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
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AGRADECIMENTOS 
 
Agradeço a Deus que me concedeu a vida e as idéias, fonte de 
inspiração. Ao meu orientador Prof. Doutor Luiz Otávio Braga pela 
orientação segura. Ao Prof. Nailson Simões pela força inicial. À Profa. Marta 
Ulhoa pelo apoio nos momentos difíceis. Ao Prof. Josimar Carneiro pelas 
discussões proveitosas. A todos professores e colegas do PPGM mais seu 
Aristides e Luciana da secretaria.  
Aos meus parentes por compreenderem minhas ausências 
frequentes. Aos músicos Sérgio Barroso, Edson Lobo e Henrique Cazes 
pelas entrevistas ou conversas cedidas. Aos meus alunos de contrabaixo 
que praticamente foram os impulsionadores da realização deste trabalho. 
Finalizando agradeço a todos amigos da UNICAMP - professores, alunos 
ou funcionários que incentivaram, ajudaram ou me apoiaram durante a 
realização deste curso.  


 
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“A arte vence a monotonia das coisas assim como a 
esperança vence a monotonia dos dias” (Chesterton). 
 
 


 
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RESUMO   
 
Esta pesquisa investiga três momentos específicos da presença do contrabaixo 
acústico, em sua vertente popular, na Música Instrumental Urbana no Brasil 
(MIUB), no período de 1831 a 1981. 
 
O primeiro momento trata do Panorama Histórico do contrabaixo entre 1831 e 
1930; o segundo mapeia o estado do contrabaixo no período de 1930 a 1960; e o 
último abrange o período entre 1960 e 1981.  Cada um dos momentos eleitos 
ilustra diferentes modos de atuação desse instrumento no contexto da MIUB. 
 
O trabalho investiga ainda as mudanças que ocorreram direta e indiretamente com 
o contrabaixo nos períodos pré-selecionados, revelando as características sociais 
e tecnológicas de cada tempo histórico que influenciaram no desenvolvimento do 
instrumento. Traça, também, sua trajetória no Brasil, tendo como parâmetro de 
comparação o estado do contrabaixo e sua presença em outros dois estilos: a 
música erudita e o jazz. 
 
Para caracterizar seu modo de atuação foram criados os termos Contrabaixo 
Comportado, para o segundo momento do estudo, e Contrabaixo Libertado, para o 
terceiro. Para o primeiro momento não há um termo específico.  
 
 
Palavras chave: 
Contrabaixo acústico 
Musica Urbana Instrumental Brasileira 
Contrabaixistas  
 


 
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ABSTRACT  
 
 
This study provides a survey on three specific moments of the popular use of the 
double bass in the Brazilian Urban Instrumental Music (MIUB in Portuguese), from 
1831 to 1981.  
 
The first moment presents a historical overview of the double bass between 1831 
and 1930; the second draws a map of the double bass presence from 1930 to 
1960; and the third comprises the period between 1960 and 1981. Each span of 
time selected illustrates the different faces of the double bass performance in the 
MIUB context.   
 
The paper investigates the changes that happened to the double bass 
performance both directly and indirectly in the selected periods, thus revealing the 
social and technological characteristics of each time in history that deeply 
influenced the development of the instrument. This work also follows the double 
bass course in Brazil, considering the state of the instrument and its presence in 
two other musical styles – classical music and jazz – as parameters to establish 
comparisons.   
 
Some terms were created to better frame the bass performance: Well-behaved 
Double Bass for the second moment of the study, and Free Double Bass for the 
third. No specific term was used for the first moment.  
 
 
Key Words: 
 
Double Bass 
Brazilian Urban Instrumental Music 
Bassist 
 
 
 
 
 
 


 
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SUMÁRIO   
 
 
 
 
 


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