John Cage e a Pós-modernidade: reflexões sobre a música experimental e seu momento histórico



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John Cage e a Pós-modernidade: reflexões sobre a música experimental e seu momento histórico
Fernando Gonzalez1

Resumo
O objetivo deste artigo é analisar elementos na obra musical do compositor norte-americano John Cage, com destaque especial para a peça 4’33”, compreendendo-a como uma manifestação artística fortemente ligada com a chamada pós-modernidade. Partimos das reflexões sobre a pós-modernidade oferecidas por Frederic Jameson, David Harvey e Terry Eagleton, buscando compreender a complexidade e alguns de seus elementos característicos, que fazem dela objeto de debate entre autores que a entendem como parte da modernidade e outros que a enxergam como um outro momento histórico. Buscamos, em seguida, pontuar brevemente os marcos histórico, político e cultural da consolidação da chamada música experimental, na metade do século XX, e o papel de destaque de Cage neste processo. Finalmente, procuramos refletir sobre a relação entre essa manifestação musical e seu momento histórico, tencionando suas características e particularidades no contexto da música como fenômeno comunicacional.

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