Instituto de engenharias curso de arquitetura e urbanismo julio cesar da trindade



Baixar 44.93 Kb.
Página1/3
Encontro18.03.2020
Tamanho44.93 Kb.
  1   2   3


CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

INSTITUTO DE ENGENHARIAS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

JULIO CESAR DA TRINDADE

CIDADES PLANEJADAS

ARAXÁ – MG

2016

JULIO CESAR DA TRINDADE



CIDADES PLANEJADAS

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina História da Arquitetura Moderna, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, no Centro Universitário do Planalto de Araxá, Uniaraxá.


Prof. Fernando Eugênio Cabral de Paula Machado

ARAXÁ – MG

2016


  1. INTRODUÇÃO

Desde que o homem deixou a vida nômade, buscando um abrigo definitivo, onde pudesse fixar raízes, ele tenta de alguma forma organizar esse lugar para viver.

Na Grécia Antiga a cidade já se divida em três partes a saber: Acrópole, Ágora e Porto de Pireu, cada uma dessas partes com uma finalidade específica.

Os tempos se passaram e a cidade vem crescendo como um organismo vivo, que surgem e crescem espontaneamente, sem o auxílio de ferramentas técnicas e estudos urbanos.

Com a industrialização, a população migra para as cidades para trabalhar nas fábricas, fazendo surgir diversos problemas. Adensamento populacional, falta de infraestrutura de esgoto, transporte e lazer. Problemas de saúde pública, epidemias e alta criminalidade. Enfim, um crescimento se nenhuma organização ou planejamento.

Com os CIAMs e mais especificamente no IV CIAM surge a Carta de Atenas, um documento proposto que passa a nortear essa organização.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal