Institudo federal de mato grosso



Baixar 37.2 Kb.
Página1/4
Encontro04.08.2022
Tamanho37.2 Kb.
#24474
  1   2   3   4
O capitalismo e a organização do espaço geografico.





INSTITUDO FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA-MT
TÉCNICO DE MANUENÇÃO DE SISTEMAS E INFORMÁTICA
André Oliveira de Azevedo Júnior
Turma: 2º ano MSI
Professor: Fausto Jacomin
Disciplina: Geografia II


Tangara da Serra-MT, abril/2022
Introdução

O capitalismo surgiu entre o século XIII e XIV, com o renascimento urbano e comercial e o surgimento de uma nova classe social: a burguesia, grupo que se dedicava ao comércio e as atividades financeiras.


A partir do século XV, com as grandes navegações e descoberta de novas terras (colônias), que foram integradas a economia mundial. Os mecanismos de capitalismo se alteraram ao longo do tempo se adaptando as novas formas de relações políticas e econômicas entre as nações. Dando origem e fases na evolução do capitalismo, conforme a seguir.

Capitalismo Comercial
A Idade Média foi um longo período que durou do século V ao XV na Europa. Nesse período o capitalismo ainda não existia, sendo o sistema feudal o regulador das relações sociais, culturais, econômicas e políticas do período.
Baseada na posse da terra, o feudalismo apresentava dois grandes grupos sociais: os senhores feudais, donos das terras que obtinham poderes absolutos sobre elas, e os servos, os indivíduos que trabalhavam nos feudos.
Esse tipo de sociedade é conhecido como sociedade estamental (dividida em estamentos), donde a mobilidade social foi praticamente inexistente. Ou seja, se a pessoa nascia nobre, morreria nobre, ou se nascia servo, viveria até o final de sua vida nessas condições.
Acima dos senhores feudais, estavam os Reis e a Igreja, portanto, os senhores estavam submetidos às suas vontades e pagavam impostos a eles, entretanto, possuíam todo tipo de poder (político, econômico, social) nas suas terras.
Entretanto, com a expansão marítima comercial, a exploração de novas terras, o desenvolvimento do comércio (propulsionada pelas feiras livres ao redor dos burgos), o aumento da população e o surgimento de uma nova classe social (burguesia) transformariam definitivamente esse cenário feudal.
O capitalismo comercial foi empregado nas colônias da América, África e Ásia, donde a metrópole buscava riquezas e produtos nas novas terras, intensificando cada vez mais as relações comerciais.


Baixar 37.2 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal