Ilê Oyá Tade, em Teresina-Pi



Baixar 22.11 Kb.
Página1/4
Encontro17.03.2020
Tamanho22.11 Kb.
  1   2   3   4

A Gastronomia e o Sagrado: Os Atos de Comer na Cozinha Ritual no Terreiro de Candomblé Ilê Oyá Tade, em Teresina-Pi
Joanna Vilanova¹; Fhanuel Andrade²
¹Eixo Tecnológico de Hospitalidade e Lazer, Instituto Federal do Piauí, joannavilanova@hotmail.com

Palavras-chave: Gastronomia – Candomblé – Cultura – Hibridismo.

INTRODUÇÃO

No contorno das religiões, o Candomblé é uma das que acrescenta ampla importância à Gastronomia em seus cerimoniais de cozinha, que são assazmente definidos e abarrotados de diversas acepções, principalmente no que diz respeito ao ato de comer.

Comer é, antes de tudo, se relacionar. O que é oferecido é codificado na complexa organização do terreiro, assim circulando e se renutrindo. Há sentido e função em cada ingrediente, e há significados nas quantidades, nos procedimentos, nos atos das oferendas, nos horários especiais e dias próprios, no som dos cânticos, de toques de atabaque, agogô, cabaça e edjá ou do pão – bater palmas seguindo ritmos específicos (LODY, 2012, p.29).

Comer, então, no ponto de vista da crença do terreiro remete ao ato de cultuar, zelar, conservar os princípios que fazem o próprio axé (poder, força), enquanto a grande unidade do Candomblé, bem como a grande conquista do ser devoto do terreiro.

[...] o Candomblé é uma das religiões que mais possuem rituais interligados por alimentos, onde maneiras de preparar, de oferecer, atitudes e os rituais propriamente ditos estão repletos de significados simbólicos, econômicos e sociais... (BELTRAME; MORANDO, 2008, p.246).

O trabalho nasceu da intenção de estudar como a Gastronomia manifesta-se nos rituais religiosos no terreiro de Candomblé.

O costume de oferecer alimentos aos deuses reforça a fé e as identidades (LODY, 2012, p. 31).

A oferenda de comidas aos deuses desdobra-se ao dia a dia, pois a intenção do alimento, muitas vezes, é de compartilhar e confraternizar com o próximo durante os cultos e festas sagradas.

Dessa forma, essa pesquisa visa identificar os atos de comer na cozinha ritual dos terreiros de Candomblé Ilê Oyá Tade, verificar quais os alimentos utilizados nesta cozinha, bem como sua simbologia para os cerimoniais do Candomblé, identificar o processo de preparação dos alimentos realizados pelas iabassês utilizados nos ritos religiosos e reconhecer seu hibridismo gastronômico-cultural ao passo que une ingredientes de distintos povos em prol da harmonia entre divindades e homens.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal