I nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Santa Luzia. AvaliaçÃO 1 literatura



Baixar 336.1 Kb.
Página1/4
Encontro01.08.2022
Tamanho336.1 Kb.
#24409
  1   2   3   4
Avaliação 1 Literatura 3º ano 2 29 04

I nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Santa Luzia.
AVALIAÇÃO 1 - LITERATURA



Disciplina: Literatura

Prof.ª Simone Guimarães

Data:
29/04/2022

Curso: Edificações

Série: 3º ano EM

Turma:

Aluno:

Nº:

Aluno:

Nº:

Atenção: você deverá resolver apenas duas questões da prova, sendo que, obrigatoriamente, uma deve ser sobreo o livro Clara dos Anjos.


Questão 1) Geralmente, da leitura de um romance, fica a impressão duma série de fatos, organizados em enredo, e de personagens que vivem estes fatos. É uma impressão praticamente indissolúvel: quando pensamos no enredo, pensamos simultaneamente nas personagens; quando pensamos nestas, pensamos simultaneamente na vida que vivem, nos problemas em que se enredam, na linha do seu destino – traçada conforme uma certa duração temporal, referida a determinadas condições de ambiente. O enredo existe através das personagens; as personagens vivem no enredo. Enredo e personagem exprimem, ligados, os intuitos do romance, a visão da vida que decorre dele, os significados e valores que o animam.
CÂNDIDO, Antônio (et al.). “A personagem de romance”. In: A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2014, p.53.

A partir desse fragmento, analise as declarações a seguir sobre as personagens de Clara dos Anjos:


I. A personagem Clara dos Anjos caracteriza, no enredo, o perfil de mulata sedutora, devido aos seus atributos de pobre, simples, modesta, boa dona de casa.


II. Marramaque recebeu precária escolarização, conseguiu trabalho no comércio e rememora as revoltas da escravidão.

Escreva um parágrafo argumentando em relação às afirmativas acima, não só deixando claro quanto a sua veracidade, mas também acrescentando outros dados a respeito das personagens.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Baixar 336.1 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal