Histórico: antecedentes e contexto da integração européia



Baixar 15.5 Kb.
Página1/8
Encontro16.03.2020
Tamanho15.5 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

Histórico e Antecedentes da integração Europeia

Componentes: Leonardo, Letícia e Rosângela

1. O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA

  • 1.1 PANORAMA HISTÓRICO.
  • A Europa teve que passar por uma segunda catástrofe, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para que se verificasse toda a extensão do suicídio absurdo que a rivalidade nacionalista desencadeou no continente. Tornou-se evidente a necessidade de qualquer forma de integração europeia que reorganizasse o mapa político europeu.
  • Três realidades mostraram a necessidade desta nova orientação para a integração europeia:
  • Em primeiro lugar, a consciência dos europeus da sua própria debilidade. A Segunda Guerra Mundial tinha posto um fim definitivo à tradicional hegemonia europeia no mundo. As duas novas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética, detinham um poder econômico, político e militar muito superior ao do heterogêneo conjunto de estados europeus.
  • Em segundo lugar, a convicção de que se devia evitar, por todos os meios, o retorno a um confronto entre os estados europeus. As duas guerras mundiais tinham começado como "guerras civis europeias" e, em ambas as guerras, o nosso continente tinha-se tornado num campo de batalha. Tratava-se, essencialmente, de procurar um acordo entre a França e a Alemanha que fosse visto com bons olhos pelos EUA. A unidade era o caminho para garantir a paz.
  • Em terceiro lugar, o desejo compartilhado por muitos europeus de formar um continente mais livre, justo e próspero em que as relações internacionais se desenvolvessem num ambiente de concórdia.
  • Em 1946, o ex primeiro ministro britânico Winston Churchill pronunciou um célebre discurso na Universidade de Zurique (Suíça) que foi considerado, por muitos, como o primeiro passo para a integração, no período do pós-guerra.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal