História dos direitos humanos



Baixar 86.68 Kb.
Encontro16.03.2020
Tamanho86.68 Kb.
#6424

HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS

Cilindro de Ciro


O 'Cilindro de Ciro' é um cilindro de barro que, claro registra um importante decreto de Ciro II da Pérsia, Rei também dos Persas. Encontra-se exposto no Museu Britânico , também em Londres. Cilindro de Ciro, considerado a primeira declaração de direitos humanos, ao permitir que os povos exilados na Babilônia regressassem à suas terras de origem

Lei Natural aos Direitos Humanos

A concepção finalista, defendida por Platão e Aristóteles, subordinava o homem ao cosmos. O sentido da sua existência tinha que ser pensado no quadro da ordem que reinava no cosmos. A ação humana orientava-se, de acordo com a sua natureza, para o fim último, cujo cumprimento estava orientada.


Carta Magna


É um documento de 1215 que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, especialmente o do Rei João, que o assinou, impedindo assim o exercício do poder absoluto. Resultou de desentendimentos entre João, o Papa e os barões ingleses acerca das prerrogativas do soberano. Segundo os termos da Magna Carta, João deveria renunciar a certos direitos e respeitar determinados procedimentos legais, bem como reconhecer que a vontade do rei estaria sujeita à lei.

Direitos Naturais – Revolução Francesa


É um documento culminante da Revolução Francesa, que define os direitos individuais e coletivos dos homens (tomada a palavra na acepção de "seres humanos") como universais. Influenciada pela doutrina dos "direitos naturais", os direitos dos homens são tidos como universais.

Declaração Universal dos Direitos Humanos


Foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Esboçada principalmente por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo -Estados Unidos, França, China, Líbano entre outros, delineia os direitos humanos básicos.

Baixar 86.68 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2023
enviar mensagem

    Página principal