História da Anatomia



Baixar 12.88 Kb.
Encontro22.09.2022
Tamanho12.88 Kb.
#25467
História da Anatomia

História da Anatomia
Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Um conceito incrível de Anatomia foi proposto em 1981 pela American Association of Anatomists: "anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores Temporais, genéticos e ambientais. Tem como metas principais a compreensão dos Princípios arquitetônicos da construção dos organismos vivos, a descoberta da base Estrutural do funcionamento das várias partes e a compreensão dos mecanismos Formativos envolvidos no desenvolvimento destas. A amplitude da anatomia Compreende, em termos temporais, desde o estudo das mudanças a longo prazo da Estrutura, no curso de evolução, passando pelas das mudanças de duração Intermediária em desenvolvimento, crescimento e envelhecimento; até as mudanças De curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal. Em Termos do tamanho da estrutura estudada vai desde todo um sistema biológico, Passando por organismos inteiros e/ou seus órgãos até as organelas celulares e Macromoléculas".
O termo Anatomia vem do grego anatome (ana = através de; tome = corte).
Dissecação vem do latim (dis = separar; secare = cortar) e é fundamentada pela
Anatomia. Mas, atualmente, Anatomia é a ciência, enquanto dissecar é um dos Mecanismos desta ciência. Seu estudo tem uma vasta e intrigante história, desde os primórdios da Civilização humana. A princípio limitada ao observável a olho nu e pela manipulação Dos corpos, ampliou-se, como passar do tempo, graças ao avanço da tecnologia. Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia Macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento.
A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas que podem ser percebidas Com clareza, utilizando ou não os recursos tecnológicos. Tem duas grandes Divisões, a Anatomia Regional, onde os dados anatômicos macroscópicos humanos. No século XV a anatomia foi estudada por artistas como, por exemplo, Leonardo da Vinci (1452-1519), seus desenhos, estudos e conclusões sobre circulação, músculos e olhos foram relevantes para a época. Ilustrações anatômicas começaram a ser impressas na última década do século XV. No século XV a anatomia foi estudada por artistas como, por exemplo, Leonardo da Vinci (1452-1519), seus desenhos, estudos e conclusões sobre circulação, músculos e olhos foram relevantes para a época. Ilustrações anatômicas começaram a ser impressas na última década do século XV.
Baixar 12.88 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal