Heteroloquia: o discurso de jesus em corelaçÃo com a política e religiãO



Baixar 181.38 Kb.
Página1/6
Encontro05.09.2021
Tamanho181.38 Kb.
  1   2   3   4   5   6



HETEROLOQUIA: O DISCURSO DE JESUS EM CORELAÇÃO COM A POLÍTICA E RELIGIÃO

Edson Pereira da Silva1



Resumo Correlacionar a politica e religião a partir do contexto de Jesus numa perspectiva transdisciplinar. No primeiro tópico a correlação será com a democracia atual segundo discurso político e religioso da época de Jesus. Segundo, correlacionar moral e autoridade tendo Jesus como paradigma em relação com a política e religião. Por último, correlacionar o pensamento de Jesus com o pensamento econômico e político atual. 

Introdução

O texto a seguir busca fazer uma correlação com o contexto político e religioso da época de Jesus. Dentro desta perspectiva faremos uma análise com alguns autores tomando Bruce J. Malina com guia e de forma transdisciplinar relacionar com o tema dentro de três tópicos.

No primeiro tópico a correlação será com democracia atual. Nela o discurso será nosso foco. Dentro de uma perspectiva atual e moderna Alain Tourane será uma ponte do presente, a Modernidade com o passado de Jesus a luz da pesquisa de Malina sobre a o discurso da época de Jesus em que o termo Heteroloquia salta como nossa chave hermenêutica.

No segundo tópico, nossa atenção será voltada para a moral e autoridade em que Jesus é um paradigma e uma contradição para o discurso institucionalizado de sua época. Doutra forma, Cristo era considerado um dissidente, um subversivo, um herege, um pecador, um criminoso e desviado, pelo discurso ideológico e dominante daquela época, seja em seu discurso, ou em sua práxis, como uma heteroloquia, para a política, religião e economia vigente do seu contexto. O que contradizia a moral e autoridade em que estavam assentadas seja em sua fundamentação teórica e prática.

Por fim, correlacionar o pensamento econômico com o pensamento do Evangelho de Jesus. Para isso discutiremos assunto a partir do pensamento de Zygmunt Bauman, Paul Tillich e Marx em correlação com o Malina.


Catálogo: media -> doity -> submissoes
submissoes -> EmancipaçÃo política de alagoas: história, historiografia e problemas Ana Cláudia Pereira de Oliveira1
submissoes -> Thomaz do bomfim espíndola e o pensamento geográfico em alagoas na última metade do século XIX: alguns apontamentos acerca dos conceitos e categorias norteadores da investigaçÃo pedro Henrique Nunes Silva1 Orientador
submissoes -> Seringueiros do Médio Solimões: fragmentos e memórias de vida e trabalho Tugboats of the Middle Solimões: fragments and memories of life and work
submissoes -> Religião e política: a influência dos puritanos na política da inglaterra do século XVII
submissoes -> Os Sentidos de Lugar e os Lugares de Sentido da Música Popular como Patrimônio Cultural na Cidade
submissoes -> José rodrigues vieira netto: intelectual orgânico, professor brilhante, advogado perseguido, cidadão sem direitos (1945-1973)
submissoes -> Conexão fametro 2017: arte e conhecimento XIII semana acadêmica issn: 2357-8645


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal