Giuliano Savioli Deliberador



Baixar 5.53 Mb.
Página1/5
Encontro10.06.2020
Tamanho5.53 Mb.
#8842
  1   2   3   4   5

Departamento de Águas e Energia Elétrica

Uma visão do Rio Tietê: presente e futuro.



Giuliano Savioli Deliberador Chefe de Gabinete do Departamento

de Águas e Energia Elétrica

Em comemoração ao IV Centenário de São Paulo, em 1954, a Sociedade Geográfica Brasileira organizou uma expedição, subindo o rio Tietê, para encontrar sua nascente.

Localizada, foi marcada com uma placa de bronze, que diz:



“Aqui Nasce o Rio Tietê

O que é uma “nascente”?


“Nascente é um ponto de onde a água jorra através da superfície do solo. Também é conhecida como olho d'água, cabeceira e fonte.”

Nascente do rio Tietê, em Salesópolis

Para entender de onde vem essa água, primeiro é preciso saber que sua quantidade não aumenta nem diminui. Ela se movimenta em um ciclo, modificando seu estado físico.

Este caminho é chamado de ciclo hidrológico.

39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo concentram cerca de 19,7 milhões de habitantes (47,7% da população do Estado e 10,32% da população brasileira).

Diadema, na região sudeste da RMSP, possui uma das maiores densidades demográficas do mundo, com mais de 12 mil habitantes por km². Ao mesmo tempo, Salesópolis, na região leste, tem apenas 33 habitantes por km².

Região Metropolitana de São Paulo:

População e Diversidade

Imagens Antigas do Rio Tietê

História da ocupação da Região Metropolitana de São Paulo

A história da ocupação humana do território da RMSP se confunde com a ocupação das margens e várzeas dos seus rios. Desde os primeiros povoamentos indígenas, até as mais recentes expansões da sua mancha urbana, sempre tivemos os cursos d’água como linhas mestras desse processo.

Nem sempre essa ocupação respeitou os limites impostos pelos processos de cheias associados aos rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, naturalmente sujeitas a enchentes a cada estação chuvosa.



Baixar 5.53 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal