Ginastica alternativa



Baixar 16.41 Kb.
Página1/6
Encontro11.12.2021
Tamanho16.41 Kb.
#19794
  1   2   3   4   5   6
atividade educação fisica

atividade educação fisica 2°a joão victor diniz santos

ginastica alternativa



Na atualidade há uma grande procura por atividades físicas, seja nas modalidades esportivas mais tradicionais, nas ginásticas, nos esportes radicais e nas ginásticas alternativas como a pilates, ioga e massagem utizadas para promoção do bem estar.

A palavra ´´alternativa´´significa aquilo que vai alem do tradicional, essa ginática tem o conceito básica de que a percepção do movimento e do corpo está associado ao alto conhecimentodo indivíduo, sobretudo por ser o corpo portador de memória, percepção, capacidade de adaptação e consciência.

Os primórdios da ginástica alternativa foram encontradas em civilizações de até 5000 anos atrás na China.

No Brasil, há 50 anos o Dr. Angelo Gaiarsa começou a trabalhar com ginastica Alternativa.

São três os principios básicos da Ginástica Alternativa, suavidade, holismo e ludicidade.

- Suavidade: movimentos de forma leve, lenta e suave.

- Holismo: o termo vem do grego holos ´´o todo´´,istó é a personalidade global do ser humano, ideias, sentimentos e vida espiritual.

- Ludicidade: está ligada a jogos, brincadeiras e prazer em fazer a atividade.

lesões esportivas

Seja no treino ou durante a competição, atletas estão sujeitos aos mais diversos tipos de lesão, em diferentes partes do corpo. Riscos ainda maiores quando não há o devido acompanhamento por médicos do esporte e outros profissionais de saúde.

Os motivos para o surgimento de lesões são variados e incluem fraqueza dos músculos, tendões e ligamentos, métodos de treinamento incorretos (incluindo overtraining) e anomalias estruturais que forçam mais determinadas partes do corpo em detrimento de outras. As consequências vão desde dor e desconforto até a incapacidade de treinar ou praticar o esporte. Por isso, é fundamental investir em prevenção.

Confira, a seguir, as 10 lesões mais comuns em praticantes de esportes.

Entorse

Tipo de lesão mais frequente no meio esportivo, é provocada por uma excessiva distensão dos ligamentos e das demais estruturas que garantem a estabilidade da articulação. Pode ocorrer devido a movimentos bruscos, traumatismos, má colocação do pé ou um simples tropeço, de modo que a articulação seja forçada a realizar um movimento para o qual não está habilitada. Os órgãos mais afetados são tornozelo (tibiotársica) e joelho, especialmente em tenistas e jogadores de vôlei e handebol. Já no futebol, entorse de joelho com ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é a lesão incapacitante mais comum, ao lado de problemas nos meniscos.


Baixar 16.41 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal