Games digitais educativos como um recurso colaborador no ensino-aprendizagem de História



Baixar 436.47 Kb.
Página1/8
Encontro14.06.2020
Tamanho436.47 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

O desenvolvimento de games digitais educativos como um recurso colaborador no ensino-aprendizagem de História.

Débora Caroline Deodato Capezzera* (UFRPE)


Resumo: O presente artigo é oriundo dos resultados parciais obtidos através de uma pesquisa participativa, que tem como objetivo investigar as contribuições geradas ao ensino-aprendizagem da disciplina de História dentro do projeto DEMULTS¹ (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis). A pesquisa é realizada em uma escola pública de Recife-PE, contando com a colaboração de estudantes de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e a participação de alunos do ensino médio no processo de desenvolvimento de games educativos. Este projeto busca modificar as relações do cenário educacional, em uma nova dinâmica de interação entre alunos-professores e entre conteúdo-aprendizagem. Analisamos a colaboração deste projeto na construção do saber histórico dos alunos inseridos durante todo o ciclo de desenvolvimento de um game digital de História e o papel do professor nesse processo. Para o engajamento dos alunos nas práticas sociais de desenvolvedores utilizaram-se os métodos de Design Participativo (DP) e Programação pelo Usuário Final (PUF), combinados durante o processo para a realização de atividades pelos sujeitos durante o desenvolvimento dos games. No presente artigo, será tratado o primeiro plano de desenvolvimento, como a primeira parte das análises do processo de aprendizagem nos momentos de prototipação, já a segunda parte será feita após a conclusão dos protótipos dos games, quando implementados em sala de aula, prevista para agosto de 2013.


Catálogo: anais -> 2013 -> trabalhos


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal