Gabarito: Resposta da questão 1



Baixar 18.28 Kb.
Encontro17.03.2020
Tamanho18.28 Kb.

Gabarito:
Resposta da questão 1:
[B]
Somente a alternativa [B] está correta. O excerto do historiador faz referência a Revolução Francesa, 1789-1799, mencionando duas palavras: sombras e luz. A palavra sombra diz respeito a grande violência que caracterizou este conflito e a luz aponta para as ideias Iluministas, em especial a razão, considerada o caminho para a autonomia e a liberdade. Vale dizer que a burguesia liderou a Revolução Francesa ancorada nas ideias Iluministas.
Resposta da questão 2:
[D]
Somente a alternativa [D] está correta. A Revolução Francesa, 1789-1799, foi um movimento liderado pela burguesia com apoio do povo e ancorado em ideias iluministas de liberdade (religiosa, expressão e comércio) e igualdade jurídica (todos são iguais perante a lei). Significou o fim do Antigo Regime, absolutismo e mercantilismo, e o início da era liberal-industrial na França.
Resposta da questão 3:
[E]
Somente a alternativa [E] está correta. Durante a Revolução Francesa, 1789-1799, em especial no período da Convenção, 1792-1795, surgiu a expressão direita e esquerda. Os jacobinos sentados à esquerda defendiam transformações sociais e econômicas enquanto os girondinos sentavam a direita propugnavam o “status quo”. Estas expressões entraram no repertório da política brasileira ao longo do século XX.
Resposta da questão 4:
[D]
A questão remete à denominada “Era das Revoluções”, termo associado ao historiador inglês Eric Hobsbawm que escreveu algumas obras sobre o mundo moderno e contemporâneo. A “Era das Revoluções” faz alusão às diversas transformações econômicas, sociais e políticas que ocorreram na Europa durante a Idade Moderna. Na Europa representou a superação do Antigo Regime, Absolutismo e Mercantilismo. Compõe este cenário a Revolução Francesa, a Revolução Industrial que, juntas, engendraram profundas mudanças na Europa e no mundo.
Resposta da questão 5:
[A]
Correção a partir das incorretas:

[B] Os jacobinos representavam a média e baixa burguesia, os girondinos representavam a alta burguesia.

[C] Dentro do doloroso processo da revolução, os documentos foram redigidos pela burguesia e contemplavam ideias liberais burguesas e não melhoraram as condições de vida das pessoas comuns.

[D] Em agosto de 1789 foi elaborada a Declaração Universal do Homem e do Cidadão, mas este documento não beneficiou as mulheres e escravos.

[E] O Terceiro Estado era composto pelo povo em geral, burguesia, homens pobres da cidade e do campo enquanto o Primeiro Estado era representado pelo Clero e o Segundo Estado pela nobreza.
Resposta da questão 6:
[D]
A Santa Aliança pretendia restaurar os ideais absolutistas na Europa, freando a difusão dos ideais republicanos franceses.
Resposta da questão 7:
[A]
Somente a alternativa [A] está correta. A questão aponta para a era napoleônica que gerou inúmeras transformações na Europa e América. Em 1806 ocorreu o Bloqueio Continental, um boicote econômico da Inglaterra contra a França napoleônica. Napoleão invadiu a Espanha depondo o rei espanhol Fernando VII e colocou no poder seu irmão, José Bonaparte. Napoleão não morreu em Portugal em 1815, e sim em 1822 na Ilha de Santa Helena. Sua expansão chocava com os interesses ingleses. Organizou o Governo dos Cem Dias após a fuga da Ilha de Elba.
Resposta da questão 8:
[B]
Somente a proposição [B] está correta. Em 1815 Napoleão foi derrotado de forma definitiva na famosa batalha de Waterloo. Foi necessário fazer um grande congresso continental para refazer o mapa da Europa (uma vez que Napoleão conquistou um grande império na Europa) e retornar as monarquias, ou seja, deixar a Europa como estava até o contexto da Revolução Francesa. Legitimidade, restauração e equilíbrio foram as palavras chaves deste congresso. Inglaterra, Rússia, Prússia e Áustria foram bem sucedidas, pois conquistaram territórios. Assim, foi criada a “Santa Aliança”, um braço armado do congresso de Viena para fazer valer a vontade dos países exitosos. As demais alternativas estão incorretas. A questão poderia ser mais bem elaborada com a utilização de um bom texto ou imagem caracterizando o período.
Resposta da questão 9:
[A]
A revolução francesa acabou formalmente com as relações servis no campo e os privilégios da aristocracia feudal. O fortalecimento do clero ligado à igreja de Roma; a abolição da propriedade privada; a reforma protestante e o conservadorismo econômico não foram transformações vividas pela geração revolucionária de 1789.
Resposta da questão 10:
[C]
O Congresso de Viena foi uma reação conservadora que visou recompor o mapa político da Europa frente às mudanças impostas pelo império Napoleônico.

Com a derrota de Napoleão foi formada a Santa Aliança que buscava barrar as ideias liberais e restituir o equilíbrio entre as grandes potências europeias.


Resposta da questão 11:
[A]
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão buscava, dentre outras coisas, acabar com um dos maiores males da época do Antigo Regime: a valorização social a partir do critério de nascimento. Tal valorização beneficiava a Nobreza e estabelecia uma hierarquização social prejudicial às camadas mais baixas da sociedade.
Resposta da questão 12:
[C]
O Congresso de Viena foi um movimento que buscou restaurar o princípio da legitimidade no continente europeu, rompido pelo imperialismo de Napoleão Bonaparte. Assim, não só monarcas foram reconduzidos ao trono, mas fronteiras também foram redefinidas.


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal