Fichamento de conteúDO: “teogonia” de hesíodo



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#21754
Fichamento - Raíssa Teixeira Vogas


FICHAMENTO DE CONTEÚDO: 
“TEOGONIA” DE HESÍODO 
CEFET-RJ 
Aluna: Raíssa Teixeira Vogas 
Curso: Ensino médio Técnico integrado (administração) 
Disciplina: Filosofia 
Professor: Roberto Cesar Zarco Câmara 
Data: 14 de fevereiro de 2022 
Referência: TORRANO, Jaa. 
“Teogonia” de Hesíodo. Caps. 1- 2. 
• 
No livro de Jaa Torrano, ele explica e com base em estudos revela a sua 
percepção sobre a Teogonia de Hesíodo, de acordo com a citação: 
“Mas o 
Sagrado (ou melhor: o Numinoso), sobre o qual este trabalho propõe-se constituir 
um discurso, é uma qualificação especial a que podem servir de suporte
” [...] 
(TORRANO, página 1) 
• 
O tempo e a linguagem estão entrelaçados e ligados a uma certa 
concepção arcaica da linguagem, a uma certa concepção arcaica de tempo, a uma 
certa concepção arcaica do que é ser. Uma era diferente, em que o tempo se 
referia uma linguagem e a um aspecto de enxergar: época arcaica. 
• 
Indubitavelmente através da linguagem, percebe-se a canção do aedo: 
em que transporta a novas concepções do mundo e leva a uma experiência 
numinosa. Canção em que era fonte para a vida. 
• 
Sabendo as direções implicadas no arcaico do poema hesiódico, pode-
se compreender melhor a função, natureza e sentido na qual se fazia presente e 
assim, com maior veracidade e proximidade saberá as condições que se deu a 
poesia pela primeira vez aos homens. 
• 
A parte da oralidade, em que marca e está presente na concepção de 
linguagem poética, que Hesíodo expressa através do Hino às musas, o modo com 


que ele usa essa linguagem e demonstra o poder do seu canto tornando ele 
presente. O poder do canto era atemporal, transcendia qualquer momento e 
transportava á mundos inimagináveis. 
• 
Com o ouvir do canto o homem rompe com os limites em que estão no 
alcance e começa a ter outra concepção física de movimento e de vista. Através 
disso, é possível transcender qualquer barreira geográfica e de tempo, observar 
personagens, acontecimentos e mundos, pois o poder do canto torna presente
visível e audível. 
• 
Diretamente das Musas, A Memória (Mnemosyne) traz um poder ao 
poeta, que se torna possível transcender o aqui e agora, ou seja, o tempo. De 
acordo com a citação: [...] 
“o poder de ultrapassar e superar todos os bloqueios e 
distâncias espaciais e temporais, um poder que só lhe é conferido pela Memória 
(Mnemosyne) através das palavras cantadas (Musas
)” [...] (TORRANO, página 4) 
• 
Se confere uma importância ao poeta e à poesia, em consequência de o 
– poeta ser em uma concepção da cultura oral e de saber cultivar a Memória – 
através do poder dos povos ágrafos que captam a força da palavra. 
• 
Os verso são hexâmetros com a força das palavras e demonstra a 
manifestação de uma plenitude de ser, torna-se o modelo exemplar de todas as 
atividades humanas: revelando o real, o eficaz e a vida dos Deuses. 
• 
Um compilado do processo cosmogônico e abstergente acaba 
demostrando que na Teogonia pulsa já o primeiro impulso do pensamento racional. 
Nesse conto arcaico a síntese não é só de mitos de variados ancestrais. 
• 
A Teogonia pode ser distinguida em dois lados: o primeiro se liga a uma 
que veio depois, corrente da Época Arcaica, em que a razão estava presente com 
o discurso em prosa, ou seja, a corrente do pensamento. O segundo lado é ligado 
a práticas inauguradas pela poesia lírica. 


• 
A poesia hesiódica é arcaica, tem ligação à épica homérica e às duas 
correntes culturais que veio depois dela 
– pensadores e a da poesia lírica –
tornando explícito a percepção ágrafo-oral de poesia. 
• 
Ler a Teogonia vai além do conhecimento acadêmico, pois esse poema 
demonstra um mundo em que está vivo e presente, de acordo com a citação: [...] 
“Um mundo mágico, mítico, arquetípico e divino, que beira o Espanto e o Horror, 
que permite a experiência do Sublime e do Terrível, e ao qual o nosso próprio 
mundo mental e a nossa própria vida estão umbilicalmente ligados.
” [...] 
(TORRANO, página 7) 
• 
A força da palavra tinha extremo poder sobre quem a ouvia, trazendo de 
volta o mundo e o tempo a originalidade. Quando recitavam cantos existia o poder 
de restabelecer a saúde dos doentes que os ouvissem, levando-os a ter simpatia 
com as origens do viver. 
• 
Sem a poesia, uma parte do mundo não existiria, e por isso ela tem todo 
o seu encanto. De acordo com a citação: [...] 
“o maior encanto da poesia reside no 
seu poder de instaurar uma realidade própria a ela, de iluminar um mundo que sem 
ela não existiria.” [...] (TORRANO, página 7) 
• 
A vida dos homens ganha sentido, através do eterno, pois as palavras 
são forças divinas. De acordo com a citação: [...] 
“Em Hesíodo as palavras 
cantadas não são uma constelação de signos abstratos e vazios, mas forças 
divinas nascidas de Zeus Pai e da Memória, que sabiamente fazem o mundo
” [...] 
(TORRANO, página 8) 

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