Fernando Pessoa



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MENSAGEM FP


Mensagem
Fernando Pessoa
Fonte: http://www.cfh.ufsc.br/~magno/mensagem.htm
Benedictus Dominus Deus noster qui dedit nobis signum
Nota Preliminar
O entendimento dos símbolos e dos rituais (simbólicos) exige do intérprete que 
possua cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele 
mortos, e ele um morto para eles.
A primeira é a simpatia; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou 
citando, e cito por graus de simplicidade. Tem o intérprete que sentir simpatia pelo 
símbolo que se propõe interpretar.
A segunda é a intuição. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-
la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que 
está além do símbolo, sem que se veja.
A terceira é a inteligência. A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o 
símbolo; tem, porém, que fazê-lo depois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi 
erudição, como poderia no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está 
de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isto se a simpatia não 
tiver lembrado essa relação, se a intuição a não tiver estabelecido. Então a 
inteligência, de discursiva que naturalmente é, se tornará analógica, e o símbolo 
poderá ser interpretado.
A quarta é a compreensão, entendendo por esta palavra o conhecimento de outras 
matérias, que permitam que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado 
com vários outros símbolos, pois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, 
como poderia ter dito, pois a erudição é uma soma; nem direi cultura, pois a cultura 
é uma síntese; e a compreensão é uma vida. Assim certos símbolos não podem ser 
bem entendidos se não houver antes, ou no mesmo tempo, o entendimento de 
símbolos diferentes.
A quinta é a menos definível. Direi talvez, falando a uns, que é a graça, falando a 
outros, que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros, que é o 
Conhecimento e a Conversação do Santo Anjo da Guarda, entendendo cada uma 
destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas 
usam, falando ou escrevendo.



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