Feliz é quem Construindo os valores do reino dos céus em nós



Baixar 23.82 Kb.
Encontro17.03.2020
Tamanho23.82 Kb.

Feliz é quem...

Construindo os valores do reino dos céus em nós.

No evangelho de Mateus encontramos uma espécie de teologia sistemática de Jesus, um sermão pregado por Jesus para seus discípulos e para uma multidão gigantesca.
Este é o maior sermão da história, pregado por Jesus, o maior pregador da história, cujo o nascimento foi um milagre, cujo ministério é sem igual, cujo as mensagens trazem vida, cujo a morte nos deu liberdade, cujo a ressureição é principio de libertação e salvação para todo aquele que nele crê, cujo o olhar não apenas conhece a face, mas o intimo do coração de todos os homens.
Vejamos a introdução deste sermão:
Mateus 5:1-12
1E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Felizes são os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Felizes são os que choram, porque eles serão consolados;
5 Felizes são os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Felizes são os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Felizes são os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Felizes são os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Felizes são os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Felizes são os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Felizes são sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

3Felizes são os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;


  1. Jesus não está falando sobre pobreza financeira, pois algumas pessoas que moram nas ruas seriam as pessoas mais felizes do mundo e seria uma grande afronta ajuda-las.

  2. Jesus não está falando de mediocridade espiritual, ou seja, sobre pessoas sem fome de Deus, sem necessidade de oração, sem motivos para crescer na palavra, sem um ministério para servir, mas o que significa ser pobre de espírito, então?

1 Feliz é quem reconhece que não é bom o suficiente. Que erra, que precisa aprender.


Ser pobre de espírito não é olhar para si e si ver como o centro do universo.

Ser pobre de espírito e fazer algo e reconhecer que não fez nada mais do que Deus lhe deu pra fazer, é olhar-se como um servo inútil.

Você não é melhor do que ninguém porque prega, porque canta, porque ensina, porque tem algo que outras pessoas não tem ou está em uma posição diferentes de outras pessoas.

Lucas 17:10Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.

Ser pobre de espírito e entrar na presença de Deus, sem arrogância, sem orgulho, sem a síndrome farisaica que envolve os núcleos eclesiásticos.

Ser pobre de espírito é reconhecer que tudo vem de Deus e que nós precisamos da sua misericórdia para continuar a existir.

A verdadeira felicidade parece um grande paradoxo quando olhamos e a comparamos com os conceitos da sociedade atual, pois feliz para a sociedade é aquele que rouba, que mente, que é corrupto, que procura levar vantagem em todas as coisas mesmo que isso signifique perder família, perder o caráter, perder sua moral. Pra o mundo moderno o que vale é ser feliz.

Mas feliz é quem diz: eu sei que nada disso vale a pena, pois nada pode satisfazer o homem, senão Deus.

Você já reconhece seus erros?

Você está aberto para ouvir a Deus, ou continua lutando contra Ele?

Você está aberta para o novo

Você está aberto para conhecer? Ou em seu intimo diz. Eu já lutei demais, já briguei demais, já conheço demais, já sou velho demais para dizer, vou começar a aprender de verdade?

As pessoas mais felizes da terra sabem que o orgulho destrói, sabem que o conhecimento vem de Deus.

Provérbios 2:6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

Você não pode ser pleno de Deus se você está cheio de si mesmo.


4Felizes são os que choram, porque eles serão consolados;


  1. Jesus não está falando sobre o sofrimento humano apenas.

2 Feliz é quem tem sensibilidade a dor e ao sofrimento alheio.

O choro é uma expressão de sentimento não dá pra chorar sem expressar alguma dor, alguma perda, alguma aflição, algum medo, algum sentimento seja ele tristeza ou felicidade.
Um fato relacionado ao choro é que ele toca no nosso coração e nos comove e se isso acontece conosco que somos maus, imagina com Deus que nós ama. Ele mesmo virá em nossa direção e terá prazer em ajudar-nos em consolar-nos.
A Bíblia fala muito sobre o choro, tanto no AT como no NT, sempre mostrando que o choro é motivado por alguma coisa. Por exemplo, Esaú chorou de raiva porque seu irmão Jacó recebeu a benção de Isaque no seu lugar. José chorou com grande emoção quando viu seus irmãos e se deu a conhecer a eles no Egito (Gn. 42.24; 45.2). Davi chorou com muita tristeza a morte de seu filho Absalão (II Sam. 18.33). Paulo exorta os crentes a chorar com os que choram, manifestando assim o amor fraternal (Rm. 12.15).
E aqui no nosso texto Jesus afirma: “Felizes os que choram”.
Uma bem aventurança está ligada a outra, então quem reconhece que não é humilde o suficiente para reconhecer que precisa de ajuda de uma outra pessoa ou de Deus deve chorar.
A palavra choro está ligada ao consolo e o choro aqui no texto está ligada a uma perda, é um lamento.
Quando pensamos nas promessas de Deus e já temos desfrutado de suas bênçãos, não dá pra não deseja-las para as pessoas que nós amamos.
Você tem chorado por elas?

Você tem investido tempo em oração por pessoas que você ama?

Você tem chorado para que o mundo se transforme pelo poder de Deus?

Feliz é quem tem em seu coração um desejo de desfrutar a sua vida e a vida eterna ao lado de outras pessoas.

5 Felizes são os mansos, porque eles herdarão a terra;


  1. Ser manso não significa ser frágil e manipulável pelo sistema do mundo, como pensam alguns, Moises foi visto como o homem mais manso do mundo e mesmo assim esteve em guerras e lutas diversas, lutando para que seu povo desfrutasse das promessas de Deus.

  2. Ser manso não é fechar os olhos para as imoralidades da sociedade, Jesus quando entrou no templo e viu o que estavam fazendo no pátio do templo, fez um chicote e derrubou todas as bancas de vendas das coisas que se relacionavam a adoração.

3 Feliz é quem se entrega por completo

A mansidão é uma carateristica que advém da entrega do nosso ser a Deus... A mansidão não é própria da natureza humana, é uma qualidade que se adquire ao entregarmos nossos caminhos a Jesus Cristo.

O manso é alguém que não se entrega á ira, nem á cólera, é alguém queprocura a paz e fazer o bem, que confia e espera no Senhor, e que guarda o seu caminho que luta pelos valores do Reino de Deus.

Mansidão é um dos frutos do Espírito Santo, ser manso é viver guiado pelo Espirito.

Feliz é quem confia sua vida nas mãos de Deus e junto com a vida vai o temperamento explosivo e o orgulho desenfreado.


Você já fez uma entrega completa de sua vida a Cristo ou ainda existem partes de sua vida que são cuidadas por você?
No seu dia a dia as pessoas tem percebido Jesus em você, o tem percebido seu orgulho, sua ira, seu temperamento explosivo, sua falta de controle.
Hoje você pode dar passos em direção a felicidade, venha a Jesus e entegue sua vida por completo a Ele.


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal