Escola para Doulas e Gestantes na uea a quem é dirigido



Baixar 188.12 Kb.
Encontro05.09.2021
Tamanho188.12 Kb.
#17759

Escola para Doulas e Gestantes na UEA



A quem é dirigido: a Gestantes, Acompanhantes, Doulas, Puérperas, Acadêmicos, Profissionais de todas as áreas envolvidos na atenção ao Parto Objetivo: Capacitar Doulas e Gestantes para apoiar física e emocionalmente às gestantes durante o Período gravídico puerperal com informações e conhecimentos da Obstetrícia Baseada em fortes Evidências.

Inscrições abertas, faça parte desta iniciativa: e-mail: esaldana@uea.edu.br



Contatos: 9444-3355 [Lays]. 8194-8228 e 9202-0302 [Gabriel]. 9490-9395 [Aline].

Local: ESA-UEA, Av. Carvalho Leal, 1777. Cachoeirinha, Manaus e no IMDL.



Escola Para Doulas e Gestantes na UEA

O Projeto Escola para Doulas e Gestantes, está sendo desenvolvido pela ESA/UEA em pareceria com o Instituto da Mulher Dona Lindú (IMDL) este projeto é pioneiro na nossa Região. Pretendemos capacitar às Doulas, às Gestantes e Acompanhantes, para inseri-los dentro do sistema preconizado pela Rede Cegonha do Ministério da Saúde. Simultaneamente as Gestantes participarão do Curso de Preparação para o Parto e Nascimento Natural e do Pré-Natal de Risco Habitual dentro da ESA-UEA e do IMDL.

As Doulas tem o desafio de resgatar o Parto Ecológico, Fisiológico e Natural. Estudos científicos da Cochrane Library apontam evidências de que os partos realizados com a presença de um acompanhante [Esposo, mãe, irmã, filho, Doula] trazem grandes benefícios e evitam problemas à saúde da Gestante. As mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm o direito de escolher alguém de sua confiança para estar presente na sala de parto e também durante o pós-parto. Esse direito é resultado de uma série de ações do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do atendimento às Gestantes e humanizar os partos no país. A presença do acompanhante no parto e pós-parto nas maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS) é garantida pela Lei 11.108, de abril de 2005.

Metodologia: Realizamos Encontros semanais e mensais nos finais de semana em horários diurnos e noturnos que possibilitem a participação ativa do todos para debater conteúdos teórico-práticos, vivências e experiências supervisionadas em sala de aula na ESA-UEA e no Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP) do IMDL. Estes encontros e reuniões iniciaram a partir de dezembro de 2013 a dezembro de 2014. Pretendemos continuar de maneira permanente este projeto depois de finalizado o período de vigência. Selecionada, a Doula passará por uma capacitação, na qual são oferecidos conhecimentos básicos sobre trabalho de parto, gestação e relações interpessoais. Por lidar com diferentes tipos de pessoas, desde a parturiente e seus familiares a médicos e técnicos, a Doula precisa ter paciência e saber transitar bem nesses ambientes, tanto hospitalar como domiciliar e, entender qual é o papel dela, que é dar suporte físico, cognitivo e emocional à mulher. Esse lugar ficou um pouco vazio na história do parto dentro destes cenários.



Avaliação: será realizada de modo continuo profundo e utilizando testes teóricos e práticos. Cada Doula devera acompanhar 02 Gestantes durante o PPP no IMDL.

Certificação: as Doulas, Gestantes e demais participantes receberão a certificação em cerimonia oficial pela Reitoria da UEA para que possam atuar voluntariamente e profissionalmente auxiliando às futuras Gestantes no processo fisiológico do Parto e Nascimento Respeitado.

Baixar 188.12 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal