Escola educador



Baixar 157.07 Kb.
Página1/9
Encontro12.03.2020
Tamanho157.07 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


PLANO DE ENSINO 2017

MATERNAL II (Andrea, Claudia, Márcia, Veronisse)




MATEMÁTICA (BIMESTRAL)

CONTEÚDOS


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

PROCEDIMENTOS/ RECURSOS DIDÁTICOS

1- Números e sistema de operações

2 - Espaço e forma



3- Grandezas e medidas

1.1 - Realizar tentativas de contagem oral nas brincadeiras, jogos e em situações do cotidiano, oferecidas pelo educador.

1.2 - Perceber a função social do número em diferentes contextos (idade).


1.3-Participar em situações que envolvam diferentes jogos de construção.
2.1- Identificar alguns pontos de referência para deslocar-se na sala de aula e na escola.

2.2- Explorar objetos percebendo suas características (cores, formas, tamanhos), a partir de suas descobertas em jogos e brincadeiras.

2.3-Manipular brinquedos e objetos descobrindo suas possibilidades associativas (encaixar, empilhar, rolar)

2.4-Identificar características e propriedades de objetos e brinquedos

(cor, forma, tamanho, espessura) a partir dos comandos estabelecidos pelo educador.

2.5- Explorar os espaços cotidianos orientando-se e movendo-se a partir dos comandos do educador (andar, correr, pular, saltar...).

2.6- Indicar posições de objetos e pessoas, tendo como referência seu corpo (frente/atrás, embaixo/em cima) a partir de instruções dadas e nas brincadeiras.

2.7- Resolver pequenos conflitos no grupo para divisão de objetos e escolhas.


2.8- Perceber diferentes cores no ambiente e objetos.

3.1 Perceber períodos de tempo na rotina diária (café da manhã, almoço, etc..)


1.1.1- Estimular a contagem oral em jogos e brincadeiras:

  • MUSICAS: A galinha do vizinho, Mariana, Indiozinhos, Um elefante incomoda, Dois patinhos, Uma minhoquinha faz ginástica, Pipoca na panela;

1.1.2- Propor aos alunos a contagem em situações cotidianas como:



  • Quantos somos hoje;

  • Quantas meninas, quantos meninos;( Registro na lousa pelo professor)

  • Calendário – contagem linear.

1.1.3 – Disponibilizar aos alunos materiais diversos para contagem como: tampinhas, canudos, palitos, blocos, peças de encaixe, entre outros.




    1. .4–Oportunizar audição e visualização de CDs e DVDs de cantigas e filmes que explorem números, símbolos e quantidades: Galinha Pintadinha, Dora Aventureira, A casa do Mickey e outros.

1.2.1- Organizar a construção do calendário mensal, diariamente com os alunos, destacando os aniversariantes e quantos anos fará;

1.2 .2- Explorar as representações numéricas na roda:


  • Onde encontramos os números? - telefone, roupas, sapatos, mercados, números de casas e ruas, placas de carros, relógio.

  • QUANTOS ANOS EU TENHO? - Representação com os dedos e observação da representação numérica pelo educador.

1.3 – Oferecer diversos jogos de construção de diferentes formas e tamanhos, estimulando-os encaixar, empilhar, enfileirar, realizar a contagem oral das peças. Ex: vamos fazer torres? Com quantas peças? Quantas de cada cor?


2.1.1- Promover a brincadeira caça ao tesouro, observando com as crianças alguns pontos de referência (secretaria, refeitório, área externa)

2.1 - Promover visitas ao ambiente escolar, como por exemplo: Secretaria, biblioteca, refeitório, cozinha, banheiro, salas de aulas, área externa e redondezas.

2.1.2- Organizar os espaços antes de cada troca de grupo.
2.2 / 2.3 / 2.4 - Dispor aos alunos diferentes jogos de construção para que as crianças brinquem de construir torres, pistas de carrinhos e outros.

2.4.1- Explorar jogos simples com diferentes recursos: tampinhas diversas, blocos lógicos, peças de jogos presentes na sala para classificarpor cores, formas e tamanhos. Organizar suportes para classificação como latas, caixas, etc;


2.4.2 - Falar sobre as características dos objetos enquanto as crianças os manipulam;
2.4.3 – Propor brincadeiras como: Meu mestre mandou pegar a cor verde, pegar o fino... etc; e outras semelhantes, Elefantinho colorido, que cor? Azul...
2.5.1 – Propor brincadeiras em espaços amplos, pátio, parque, etc.

2.5.2 – Oferecer diferentes recursos para exploração em sala e área externa (Bolas, panos, caixas e caixotes, rolos, cordas,etc)

2.5.3- Oferecer atividades que envolvam movimentos, como circuitos, brincadeiras com cordas, bambolês, bolas, linhas, elásticos, bexigas, túneis.
2.6.1- Utilizar a bola explorando a lateralidade (passa a bomba, alerta e queimada).

2.6.2- Apresentar a música pop-pop (Eliana), trabalhando a lateralidade através da exploração do corpo.

2.6.3- Realizar atividades direcionadas como, por exemplo, bola em cima em baixo, bola no cesto, bola ao túnel, segue mestre, circuitos, explorando os espaços do parque e pátio.

2.7- Disponibilizar diversos espaços e objetos atrativos para os alunos, proporcionando o revezamento dos mesmos, permitindo que os alunos escolham os colegas para brincadeiras nos espaços.


2.8- Oferecer atividades que proporcionem as observações dos detalhes das cores no ambiente como, por exemplo: brincadeira do elefantinho colorido, o mestre mandou, dominó das cores, bexigas coloridas, trilha das cores e bingo de cores.

3.1.1- Explorar a rotina em ilustrações (roda da conversa/roda da história/espaços/movimento) e oralmente estimulando através de perguntas(já tomamos café , o que vamos fazer agora?)

3.1.2- Organizar diariamente atividades que envolvam calendários com marcação de dia, semana, mês, ano e condições climáticas.
3.1.3- Construção de cartazes da rotina na escola e em outros ambientes que a criança frequenta.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal