Esclarecimentos sobre resoluçÃo do comitê central do partido comunista da china



Baixar 22.53 Kb.
Encontro26.12.2021
Tamanho22.53 Kb.
#20755

ESCLARECIMENTOS SOBRE “RESOLUÇÃO

DO COMITÊ CENTRAL DO PARTIDO COMUNISTA DA CHINA
SOBRE AS GRANDES CONQUISTAS E EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS
NA LUTA CENTENÁRIA DO PARTIDO”
XI JINPING

Incumbido pelo Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), gostaria de apresentar alguns esclarecimentos sobre a redação da Resolução do Comitê Central do Partido Comunista da China sobre as Grandes Conquistas e Experiências Históricas na Luta Centenária do Partido.


I. Considerações sobre o Tema da 6ª Sessão Plenária do 19º Comitê Central do PCCh
O nosso Partido sempre presta alta importância a fazer balanço das experiências históricas. Durante o período de Yan’an, o camarada Mao Zedong afirmou: “Não conseguiremos atuar bem se não conhecemos de forma clara a história do Partido e o caminho que o Partido percorreu na história.” Em 1945, momento crítico em que lutávamos pela vitória final da Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, foi aprovada, na 7ª sessão plenária do 6º Comitê Central do Partido, a Resolução sobre Algumas Questões Históricas que resumiu a história, as experiências e as lições tiradas pelo Partido desde sua fundação, especialmente no período desde a 4ª sessão plenária do 6º Comitê Central à Conferência de Zunyi, e deu conclusão a diversas questões históricas importantes. Com isso, todo o Partido, especialmente os quadros de alto escalão, chegou ao consenso sobre o conhecimento das questões básicas da revolução chinesa, o que reforçou a unidade do Partido e criou condições plenas para a realização bem-sucedida do 7º Congresso Nacional do Partido, além de ter promovido o desenvolvimento da revolução chinesa.
No novo estágio da reforma e abertura, o camarada Deng Xiaoping disse: “Tanto as experiências de sucesso como as de erro ou fracasso são fortunas valiosas. A elaboração e a aprovação de diretrizes e políticas com base neste conceito podem unificar a ideologia de todo o Partido e concretizar a nova unidade. Tal alicerce é o mais confiável.” Na 6ª sessão plenária do 11º Comitê Central do PCCh realizada em 1981, foi aprovada a Resolução sobre Algumas Questões Históricas do PCCh desde a Fundação da República Popular da China em que o Partido fez uma retrospectiva da sua história antes da fundação da nova China, resumiu as experiências históricas da revolução e construção socialistas, avaliou alguns importantes acontecimentos e personalidades, especialmente deu uma avaliação correta ao camarada Mao Zedong e ao pensamento de Mao Zedong, distinguindo o bem do mal, retificando as opiniões erradas de “esquerda” e direita, unificando a ideologia de todo o Partido, e exercendo uma influência profunda para todos os militantes se unirem como um todo e olharem para frente, e para promover ainda melhor a reforma e abertura e a construção da modernização socialista.
Já passaram 76 anos após a estipulação da primeira resolução histórica e 40 anos após a segunda. Nos últimos 40 anos, o Partido e o país obtiveram enormes avanços nas suas causas enquanto o Partido conseguiu um grande progresso tanto na teoria como na prática. Ao fazer retrospectiva do passado e ter em vista o futuro no novo ponto de partida histórico, existem necessidades objetivas e condições subjetivas para resumir de forma abrangente as grandes conquistas e as experiências históricas obtidas pelo Partido na luta centenária, especialmente nos mais de 40 anos desde o início da reforma e abertura.
O Comitê Central considera que neste importante momento histórico em que celebramos o 100º aniversário da fundação do PCCh, o Partido e o povo materializaram a primeira meta centenária de concluir a construção integral de uma sociedade moderadamente próspera e estão avançando para a segunda meta centenária de concluir a construção de um forte país socialista moderno em todos os aspectos, um balanço abrangente das grandes conquistas e experiências históricas do Partido nos últimos cem anos se reveste de significado atual importante e histórico transcendente para promover a unificação da ideologia, vontade e ação de todo o Partido, e para unir e liderar o povo de todos os grupos étnicos em busca da nova vitória grandiosa do socialismo com características chinesas na nova era.
O Comitê Central do Partido considera que a história de luta de cem anos do Partido é impetuosa, com longo tempo e vasto âmbito, e que há muitas questões a serem estudadas. De modo geral, devemos seguir as exigências de aprender com as experiências históricas, dominar as leis, consolidar a confiança e olhar para o futuro, para resumir bem a gloriosa jornada do Partido, as conquistas brilhantes obtidas pelo Partido unindo e liderando o povo, as experiências preciosas do Partido em promover revolução, construção e reforma, bem como as teorias e práticas das causas do Partido e do país em temperar a vontade de conquistar desde o 18º Congresso Nacional do PCCh. De forma concreta, devemos estudar profundamente a história de cem anos do Partido em liderar o povo na revolução, construção e reforma, para resumir de forma abrangente a grande jornada histórica do Partido de avançar de vitória em vitória, e os grandes méritos históricos conquistados pelo Partido em prol do país e da nação. Devemos estudar profundamente a história de cem anos do Partido de persistir em combinar os princípios básicos do marxismo com a realidade chinesa e com a excelente cultura tradicional chinesa, e de promover constantemente a adaptação do marxismo à China, para aprofundar a compreensão e o domínio das teorias inovadoras do Partido na nova era. Devemos estudar profundamente a história centenária do Partido de defender constantemente a unidade do Partido, a autoridade do Comitê Central do Partido e a liderança centralizada e unificada, para aprofundar a compreensão sobre a característica distintiva e a vantagem política de um partido político marxista que é reforçar a construção política do partido. Devemos estudar profundamente a história de cem anos do Partido de buscar a felicidade para o povo chinês e a revitalização para a nação chinesa e compreender profundamente o laço de unha e carne entre o Partido e o povo que se dependem e compartilham o mesmo futuro, para buscar a felicidade para o povo e criar grande causa histórica com apoio do povo de uma forma ainda melhor. Devemos estudar profundamente esta jornada do Partido de se aperfeiçoar e se renovar, e consolidar a determinação e a persistência em que a administração integral do Partido com disciplina rigorosa está sempre em curso, para que o Partido sempre seja o núcleo firme de liderança durante a jornada histórica de persistir e desenvolver o socialismo com características chinesas na nova era. Devemos estudar de forma profunda as leis e as tendências de desenvolvimento da história e tomar sempre a iniciativa histórica do desenvolvimento das causas do Partido e do país na nova era e na nova jornada, de modo a aumentar a coragem e a força de ancorar as metas já estabelecidas e avançar para o futuro com ímpeto animado.
O Comitê Central do Partido considera que, para resumir as grandes conquistas e experiências históricas na luta centenária do Partido, devemos adotar as metodologias do materialismo dialético e histórico e tratar a história do Partido com uma visão concreta, histórica, objetiva, integral, relacionada e em evolução. Devemos defender o conceito correto quanto à história do Partido, ter uma concepção macro-histórica, entender exatamente o tema, a linha principal, o aspecto dominante e a essência do desenvolvimento da história do Partido, tratar de forma correta as falhas e as vicissitudes que o Partido experimentou no caminho de avanço, além de tirar experiências dos sucessos e tirar lições dos fracassos, para abrir de forma constante o caminho em direção à vitória. Devemos nos opor ao niilismo histórico com uma atitude inequívoca, reforçar a orientação ideológica e a análise teórica, esclarecer qualquer ambiguidade e compreensão parcial sobre algumas importantes questões na história do Partido, para descobrir problemas e identificar suas raízes de forma melhor.
A respeito da redação da Resolução desta sessão plenária, o Comitê Central do Partido exigiu explicitamente atenção especial aos aspectos seguintes:
Primeiro, focar o balanço das grandes conquistas e experiências históricas na luta centenária do Partido. Nosso Partido já elaborou e aprovou duas resoluções históricas que resolveram fundamentalmente todas as importantes questões sobre o certo e o errado na história do Partido desde a sua fundação até o início da reforma e abertura, cujas observações e conclusões essenciais são aplicáveis até hoje. Desde a reforma e abertura, apesar de uns problemas ocorridos nos trabalhos do Partido, as causas de desenvolvimento do Partido e do país foram bem-sucedidas em geral, o direcionamento de avanço foi correto, e os êxitos alcançados foram mundialmente reconhecidos. Com base nisso, a Resolução desta sessão plenária deve focar o resumo das grandes conquistas e experiências históricas na luta do Partido em cem anos, a fim de impulsionar o desenvolvimento da sabedoria, o reforço da unidade, a consolidação de confiança e o fortalecimento do entusiasmo de trabalho de todo o Partido.
Segundo, destacar o socialismo com características chinesas na nova era. A Resolução desta sessão plenária resumiu principalmente as realizações históricas, as transformações históricas e as novas experiências acumuladas nas causas do Partido e do Estado na nova era. Consideramos que as duas resoluções anteriores já analisaram de maneira sistemática a história do Partido nos períodos da Revolução da Nova Democracia, revolução e construção socialistas, e entre as 3ª e 6ª sessões plenárias do 11º Comitê Central do Partido, e que o Comitê Central já sintetizou meticulosamente nos 20º e 30º aniversários da realização da 3ª sessão plenária do 11º Comitê Central do Partido as conquistas e experiências obtidas na nova época da reforma e abertura e da construção da modernização socialista, e eu também fiz balanço sistemático sobre isso no meu discurso proferido na celebração dos 40 anos da reforma e abertura. Por isso, a Resolução desta sessão plenária deve fazer uma apresentação sumária sobre o período histórico antes do 18º Congresso Nacional do Partido com base nas sínteses e conclusões já existentes. Destacar o socialismo com características chinesas na nova era ajuda a orientar todo o Partido a fortalecer ainda mais a confiança e focar o que estamos fazendo, com vista a abrir uma nova jornada e fazer façanhas na nova era com espírito mais elevado.
Terceiro, destacar a combinação das avaliações sobre os grandes acontecimentos, conferências e personalidades importantes com as conclusões existentes do Comitê Central do Partido. As duas resoluções anteriores e uma série de literaturas do Partido têm uma grande quantidade de dissertações sobre os grandes acontecimentos, conferências e personalidades importantes na história do Partido antes do 18º Congresso Nacional do Partido, e têm conclusões sérias. A Resolução desta sessão plenária adere a estas dissertações e conclusões básicas. Após o 18º Congresso Nacional do PCCh, eu fiz balanços e dissertações sobre a história do Partido nas celebrações do 95º aniversário da fundação do PCCh, 90º aniversário da fundação do Exército Popular de Libertação da China, 70º aniversário da fundação da República Popular da China, especialmente 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China, e outras ocasiões importantes, mostrando o novo conhecimento do Comitê Central sobre a luta do Partido durante os cem anos. A Resolução desta sessão plenária deve refletir esses novos conhecimentos.
II. Processo da Redação da Resolução
Em março deste ano, o Birô Político do Comitê Central decidiu que a 6ª sessão plenária do 19º Comitê Central do Partido deveria focar o estudo sobre o balanço integral das grandes conquistas e experiências históricas na luta centenária do Partido. Para isso, foi estabelecido o Grupo de Redação chefiado por mim, tendo Wang Huning e Zhao Leji como subchefes, e com a participação dos quadros dirigentes concernentes do Partido e do Estado, e dos camaradas responsáveis de departamentos centrais e de governos locais. Este grupo assumiu o trabalho de redação dos documentos sob a liderança do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh.
No dia primeiro de abril, o Comitê Central do Partido publicou o Aviso de Solicitação de Opiniões sobre o Estudo Focado no Balanço Integral das Grandes Conquistas e Experiências Históricas do Partido na 6ª Sessão Plenária do 19º Comitê Central do PCCh, coletando opiniões em certo âmbito interno e externo do Partido.
Segundo as retroalimentações, todas as regiões, todos os departamentos e todos os setores acreditaram por unanimidade que é uma decisão histórica e estratégicao Comitê Central do Partido convocar sua 6ª sessão plenária para resumir de forma abrangente as grandes conquistas e experiências históricas da luta centenária do Partido. Tal decisão demonstra plenamente a vontade forte e a determinação firme do Partido de ter sempre em mente sua aspiração inicial e missão e manter a vitalidade e energia, mostra a iniciativa histórica e o senso de missão do Partido de entender profundamente as leis de desenvolvimento histórico e orientar o avanço das causas do Partido e do Estado, e exibe a longa visão e o planejamento holístico de dar importância a resumir e fazer uso das experiências históricas ao se basear na atualidade e estender a visão ao futuro. Concordaram por unanimidade que a sessão plenária deve destacar o balanço das grandes conquistas e experiências históricas na luta centenária do Partido e apresentaram muitas opiniões e sugestões sobre as questões importantes a serem estudadas e resolvidas na Resolução.
Todas as regiões, departamentos e setores consideraram em geral que durante cem anos, o Partido vem unindo e liderando o povo na luta persistente durante todos os períodos históricos da revolução, construção e reforma, criando milagres que resplandecem na história do desenvolvimento da nação chinesa, na história do desenvolvimento do socialismo mundial e na história do desenvolvimento humano, revertendo totalmente o processo histórico da nação chinesa desde a época moderna, escrevendo vividamente um capítulo do desenvolvimento histórico do socialismo mundial, e abrindo com sucesso novas fronteiras do marxismo, de modo a lograr façanhas imortais para a grande revitalização da nação chinesa e dar contribuições para o progresso da humanidade. Durante esta grande jornada, o Partido e o povo acumularam experiências históricas extremamente ricas que vale a pena um balanço sistêmico. Todas as regiões, departamentos e setores sugeriram que com base no balanço abrangente das grandes conquistas e experiências históricas na luta centenária do Partido, a sessão plenária deve sintetizar em destaque as realizações históricas, as transformações históricas e as novas experiências das causas do Partido e do Estado na nova era.
Conforme a disposição do Comitê Central do Partido, o Grupo de Redação estudou com afinco as literaturas históricas importantes do Partido, absorveu amplamente as opiniões e as sugestões de todas as regiões, todos os departamentos e todos os setores, dedicou-se ao estudo profundo das questões de grande importância e empenhou-se em redação minuciosa da Resolução.
No dia 6 de setembro, de acordo com uma deliberação do Birô Político do Comitê Central, o esboço da Resolução foi distribuído num determinado âmbito no seio do Partido para solicitar opiniões, incluindo opiniões de uma parte dos camaradas sêniores do Partido. Ainda foram ouvidas, em especial, opiniões dos comitês centrais de outros partidos políticos, do responsável da Federação Nacional de Indústria e Comércio e das personalidades sem filiação partidária.
As retroalimentações demonstraram o endosso total sobre o esboço da Resolução de todas as regiões, todos os departamentos e todos os setores, que aprovaram por unanimidade a estrutura e o conteúdo principal deste esboço da Resolução. Todos concordaram que a Resolução tem o estilo distintivo de buscar a verdade nos fatos e respeitar a história, refletindo a aspiração inicial e a missão do Partido na luta centenária e correspondendo aos fatos históricos. Todos também concordaram que as observações e avaliações apresentadas na Resolução em respeito aos importantes acontecimentos, conferências e personalidades combinam com as análises e conclusões já existentes nas literaturas históricas do Partido, o que mostra os novos entendimentos do Comitê Central do Partido em relação à história do PCCh desde o 18º Congresso Nacional do Partido. O “Significado Histórico da Luta Centenária do Partido Comunista da China”, compendiado e resumido na Resolução, relata de forma abrangente, aprofundada e sistemática a contribuição histórica feita pelo PCCh à China e à humanidade. As “Experiências Históricas na Luta Centenária do Partido Comunista da China” compendiadas e resumidas na Resolução interconectam o passado, o presente e o futuro, desfrutando de relevância histórica e significado orientador atual.
Todas as regiões, departamentos e setores apontaram em geral que a Resolução consiste em uma declaração política dos comunistas chineses da nova era de ter em mente a aspiração inicial e a missão, persistir e desenvolver o socialismo com características chinesas, e também constitui uma guia de ação para aprender com as lições do passado, criar o futuro e concretizar a grande revitalização da nação chinesa. O documento não apenas herda as duas anteriores resoluções históricas do Partido como também avança com o tempo e certamente incentivará todo o Partido a conquistar maiores glórias na nova era e na nova jornada.
No processo de coleta de opiniões, as diversas regiões, departamentos e setores formularam muitas opiniões e sugestões. O Grupo de Redação analisou as opiniões e sugestões item por item e absorveu as sugestões o quanto possível. Depois de repetidas análises e deliberações, o Grupo de Redação fez 547 modificações no documento, o que refletiu plenamente as opiniões e sugestões de diversas regiões, departamentos e setores.
Durante o período de redação do documento, o Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central convocou três reuniões, enquanto o Birô Político do Comitê Central se reuniu duas vezes para deliberar este documento e apresentou este esboço final para submetê-lo às deliberações na presente sessão plenária.
III. Estrutura Básica e Conteúdo Principal da Resolução
O documento é constituído por sete partes exceto o prefácio e a conclusão.
Primeira Parte: “Conquistar a Grande Vitória da Revolução da Nova Democracia”. O documento esclarece que a principal missão do Partido nesse período era se opor ao imperialismo, feudalismo e capitalismo burocrático, lutar pela independência nacional e libertação popular, e criar condições sociais fundamentais para tornar realidade a grande revitalização da nação chinesa. Analisa o contexto histórico do nascimento do Partido e resume o processo histórico e as significativas conquistas do Partido que liderou o povo na luta revolucionária no início da fundação do Partido e durante os tempos da Grande Revolução, da Guerra da Revolução Agrária, da Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa e da Guerra de Libertação, além de sintetizar os grandes êxitos como a criação do pensamento de Mao Zedong e a implementação e o avanço do grande projeto do desenvolvimento do Partido. O documento destaca a fundação da República Popular da China, a materialização da independência da nação e a libertação do povo, alcançando dessa forma um grande salto da autocracia feudal milenar à democracia popular. Com luta ousada e tenaz, o Partido Comunista da China e o povo chinês proclamaram solenemente ao mundo que daqui pela frente o povo chinês se ergueu, que se acabou o período de opressão e humilhação da nação chinesa e que o desenvolvimento da China abriu uma nova era.
Segunda Parte: “Concluir a Revolução Socialista e Promover a Construção do Socialismo”. O documento explana que a principal missão do Partido desse período era realizar a transformação da Nova Democracia para o socialismo, efetuar a revolução socialista e impulsionar a construção socialista, de modo a criar as precondições políticas fundamentais e lançar os alicerces sistemáticos para tornar realidade a grande revitalização da nação chinesa. Foram resumidos o processo histórico e as significativas conquistas do Partido liderando o povo, depois da fundação da Nova China, emsuperar uma série de desafios severos, consolidar o poder político recém-nascido, realizar com sucesso a transformação socialista, estabelecer o sistema socialista, promover de forma integral e em grande escala a construção socialista, bem como abrir as novas perspectivas do trabalho diplomático. Através do balanço dos esforços para fortalecer a construção do partido governante e das experiências preliminares acumuladas, com base nos resultados teóricos com originalidade alcançados pelo Partido nesse período, o pensamento de Mao Zedong foi avaliado de forma científica. O documento enfatiza as grandes realizações desse período criadas pelo Partido liderando o povo no salto gigantesco de um grande país oriental carente e populoso a uma sociedade socialista a passos largos. Com luta ousada e tenaz, o Partido Comunista da China e o povo chinês proclamaram solenemente ao mundo que o povo chinês é capaz não só de destruir um mundo antigo, mas também de construir um novo, e que somente o socialismo pode salvar a China, e somente o socialismo pode desenvolver a China.
Terceira Parte: “Efetuar a Reforma e Abertura e a Construção da Modernização Socialista”. O documento explica a principal tarefa do Partido nesse período que era continuar a explorar o caminho correto de construção do socialismo na China, emancipar e desenvolver as forças produtivas sociais para o povo se livrar da pobreza e ter uma vida próspera o mais cedo possível, de forma a criar uma garantia institucional imbuída de um novo vigor e gerar as condições materiais em rápido desenvolvimento para a materialização da grande revitalização da nação chinesa. O documento enfatiza o significado histórico da 3ª sessão plenária do 11º Comitê Central do Partido, tem resumo das contribuições históricas dos comunistas chineses com o camarada Deng Xiaoping como representante, dos comunistas chineses com o camarada Jiang Zemin como representante, dos comunistas chineses com o camarada Hu Jintao como representante, além de mostrar a magnífica história e as grandes realizações mundialmente reconhecidas na nova época, que são, sob a liderança do Partido, a retificação das falhas e o restabelecimento da ordem normal em todos os aspectos, a formação do sistema teórico do socialismo chinês, a promoção da reforma e abertura e da modernização socialista, o enfrentamento com calma e compostura aos riscos e desafios relacionados à situação geral de reforma, desenvolvimento e estabilidade, o impulsionamento da reunificação da pátria, a defesa da paz mundial e a promoção do desenvolvimento comum, bem como a criação e o impulsionamento do novo grande projeto do desenvolvimento do Partido. O documento ainda sublinha as grandes realizações criadas pelo Partido liderando o povo nesse período, promovendo o grande avanço da nação chinesa de se levantar para se prosperar. Com luta ousada e tenaz, o Partido Comunista da China e o povo chinês proclamaram solenemente ao mundo que a reforma e abertura é uma política crucial para decidir o destino e o futuro da China contemporânea e que o caminho do socialismo com características chinesas é um caminho correto para orientar o desenvolvimento e a prosperidade do país. A China avançou a passos largos junto com o tempo.
Quarta Parte: “Abrir a Nova Era do Socialismo com Características Chinesas”. O documento explana a principal tarefa do Partido neste período que é alcançar a primeira meta centenária de concluir a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, iniciar uma nova jornada em direção à segunda meta centenária de concluir a construção de um forte país socialista moderno em todos os aspectos e avançar continuamente rumo ao objetivo da grande revitalização da nação chinesa. O documento explica a nova posição histórica de desenvolvimento do país que é a nova era do socialismo com características chinesas, resume os novos resultados de inovação teórica do Partido desde seu 18º Congresso Nacional, analisa profundamente a situação, os riscos e os desafios enfrentados pelo Partido na nova era, além de sintetizar os êxitos e as transformações históricas das causas do Partido e do Estado na nova era em 13 aspectos, incluindo a adesão à liderança abrangente do Partido, administração integral e rigorosa do Partido, a construção econômica, o aprofundamento integral da reforma e abertura, a construção política, a administração integral do país conforme a lei, o desenvolvimento cultural, social e de ecocivilização, o fortalecimento da defesa nacional e das Forças Armadas, a salvaguarda da segurança nacional, a persistência no princípio de “um país, dois sistemas” e na promoção da reunificação da pátria, e os trabalhos diplomáticos, dando ênfase ao resumo dos pensamentos originais, práticas transformadoras, progressos substanciais e resultados marcantes nos últimos nove anos. O documento salienta as realizações grandiosas neste período criadas pelo Partido liderando o povo, fornecendo uma garantia institucional mais aperfeiçoada, uma base material mais sólida e uma força interna mais ativa para a grande revitalização da nação chinesa. Com luta ousada e tenaz, o Partido Comunista da China e o povo chinês proclamaram solenemente ao mundo que a nação chinesa concluiu o grande avanço da nação chinesa de se levantar até se enriquecer e se tornar mais forte.
Quinta Parte: “Significado Histórico da Luta Centenária do Partido Comunista da China”. Com base na retrospectiva e no balanço integrais da luta centenária e dos êxitos importantes do Partido, o documento sintetiza, com uma visão mais ampla, o significado histórico da luta centenária do Partido que abrange mudar fundamentalmente o futuro e o destino do povo chinês, abrir um caminho correto para concretizar a grande revitalização da nação chinesa, mostrar a forte vitalidade do marxismo, influenciar profundamente o processo histórico do mundo, e forjar o Partido Comunista da China que permanece sempre à frente dos tempos, além de explanar as contribuições históricas do Partido para o povo chinês, a nação chinesa, o marxismo, a causa do progresso da humanidade e o desenvolvimento de um partido marxista. Este resumo de cinco pontos, baseado no solo chinês e com uma visão ao futuro da humanidade, reflete as relações do Partido Comunista da China com o povo chinês e a nação chinesa, e as relações do PCCh com o marxismo, o socialismo mundial e com o desenvolvimento da sociedade humana. O resumo também interliga as lógicas histórica, teórica e de prática da luta centenária do Partido.
Sexta Parte: “Experiências Históricas na Luta Centenária do Partido Comunista da China”. O documento sintetiza dez experiências históricas que possuem um significado fundamental e orientador a longo prazo. Elas são: persistir na liderança do Partido, persistir na supremacia do povo, persistir na inovação teórica, persistir na independência e autonomia, persistir no caminho chinês, persistir na visão mundial, persistir na inovação empreendedora, persistir em ousar lutar, persistir na frente única e persistir na autorrenovação. Estas dez experiências históricas são um conjunto orgânico com sistema completo e interligado que releva a garantia fundamental para o sucesso contínuo das causas do Partido e do povo, revela a fonte da força que mantém o Partido invencível e a razão essencial pela qual o Partido domina sempre a iniciativa histórica, assim como revela o caminho fundamental pelo qual o Partido preserva o caráter avançado e a integridade e fica sempre à frente dos tempos. Salienta que estas dez experiências históricas são preciosas, acumuladas nas práticas de longas datas, são uma fortuna intelectual criada em conjunto pelo Partido e pelo povo, e devem ser estimadas e persistidas a longo prazo, assim como ser enriquecidas e desenvolvidas continuadamente em práticas na nova era.
Sétima Parte: “Partido Comunista da China na Nova Era”. Em torno da realização da segunda meta centenária, o documento enfatiza que todo o Partido deve lutar para perseverar nos objetivos definidos e materializá-los com todos os esforços, e permanecer ciente de que em uma jornada de cem lis, os noventa lis percorridos representam somente a metade do caminho, para promover incansavelmente a grande revitalização da nação chinesa. O documento ainda salienta que devemos aderir-se às teorias básicas, linhas básicas e estratégias fundamentais do Partido, basear-se no novo estágio de desenvolvimento, implementar o novo conceito de desenvolvimento, estabelecer uma nova conjuntura de desenvolvimento e fomentar o avanço de alta qualidade, com a finalidade de promover de forma coordenada a vida do nosso povo mais próspera, a nossa nação mais forte e a China mais bela. O documento também frisa que devemos manter sempre os laços de unha e carne entre o Partido e as massas populares, de forma a alcançar, defender e desenvolver bem os interesses fundamentais do povo. O documento reitera que devemos sempre lembrar a filosofia de que a preocupação com risco preserva a vida enquanto a satisfação com comodidade leva à morte, e sempre pensar em eventuais riscos no futuro e em tempos de paz, além de continuar promovendo o novo grande projeto de desenvolvimento do Partido na nova era. O documento destaca que devemos concentrar os esforços na estratégia crucial de sucessores. Apela que todo o Partido, todas as Forças Armadas e o povo de todos os grupos étnicos do país não se esqueçam das privações nem das glórias do passado, sejam dignos da missão e da responsabilidade de hoje e honrem o grande sonho para futuro. Segundo o documento, devemos rever a história para aprender com as lições, criar o futuro, trabalhar arduamente e marchar corajosa e firmemente para lutar incansavelmente pela realização da meta do “segundo centenário” e do sonho chinês da grande revitalização da nação chinesa.
Camaradas, a deliberação e a aprovação da Resolução constituem a tarefa principal desta sessão plenária. Todos devem implementar e concretizar as exigências do Comitê Central do Partido, entender e interligar o passado, o presente e o futuro, aprofundar a reflexão, o estudo e a discussão, concentrar-se e reunir ideias de diversas fontes, bem como formular opiniões e sugestões construtivas, a fim de realizar uma sessão plenária bem-sucedida e obter sucesso na modificação deste documento.
Baixar 22.53 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©historiapt.info 2022
enviar mensagem

    Página principal