Entre figuras e tropos: os conteúdos e as práticas adotados para o ensino de retórica e poética no atheneu sergipense (1874-1891)



Baixar 70.02 Kb.
Página1/7
Encontro11.12.2019
Tamanho70.02 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7

ENTRE FIGURAS E TROPOS: OS CONTEÚDOS E AS PRÁTICAS ADOTADOS PARA O ENSINO DE RETÓRICA E POÉTICA NO ATHENEU SERGIPENSE (1874-1891)

Ana Márcia Barbosa dos Santos

Universidade Federal de Sergipe

anamarcia_se@yahoo.com.br



Palavras-chave: Atheneu Sergipense, Retórica e Poética, Ensino Secundário.

RESUMO: O presente trabalho constitui parte de uma pesquisa de mestrado já concluída sobre o ensino de Retórica e Poética no Atheneu Sergipense, no período compreendido entre 1874 e 1891. A pesquisa tem cunho histórico e vincula-se ao Núcleo de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe e pertence à linha de pesquisa História, Sociedade e Pensamento Educacional. Para analisar o objeto, utilizou-se a pesquisa documental, com base nas contribuições da História Cultural e da História das Disciplinas Escolares. Os Regulamentos e Editais da Instrução Pública, as Atas da Congregação do Atheneu Sergipense, o Jornal do Aracaju, apostilas, discursos e compêndios serviram como fontes. O estudo sobre o ensino secundário brasileiro, no século XIX, revelou que o mesmo delineou-se pelo caráter clássico e direcionou-se ao preparo de jovens para o ingresso nas Academias Superiores por meio dos Exames Preparatórios. Nessa perspectiva, as cadeiras ganhavam destaque na medida em que eram exigidas em tais Exames. A análise do discurso de posse e das apostilas elaboradas pelo professor Brício Cardoso, titular da cadeira, revelou alguns indícios quanto aos seus propósitos em relação ao ensino da disciplina: seguir o modelo clássico, preparar seus alunos para um bom desempenho discursivo, transmitir as regras necessárias para o domínio da língua portuguesa, a utilização de autores portugueses e nacionais. Dentre as práticas adotadas para o ensino da disciplina tiveram destaque: a leitura literária, as composições, as declamações, as transposições de trechos originalmente compostos em prosa para verso e vice-versa. Vale destacar a profícua relação entre a Retórica e o Direito, comprovadas pelo destaque atribuído à eloquência de foro, não só nos manuais de Retórica, mas também na apostila localizada, elementos que se relacionam diretamente à tendência bacherelesca vigente no século XIX. Nesse período, impelidos pela articulação das circunstâncias sociais, jovens pertencentes a famílias de destaque na sociedade sergipana tiveram, através da advocacia, uma significativa elevação do seu status. A influência da retórica, nesse cenário, faz-se notar pela escrita, ainda calcada no modelo clássico e pela valorização do discurso fundado nos preceitos da eloquência; dessa forma, ao lado dos bens materiais, os bens culturais, como a erudição e o domínio da expressão oral atuaram como sinal de distinção. Esta pesquisa procurou evidenciar a importância da Retórica e da Poética no âmbito das humanidades e demonstrar seu caráter estético, sua utilização como instrumento de elevação social e sua atuação transmissora de valores sociais.


Catálogo: novo -> congressos -> cbhe6 -> anais vi cbhe -> conteudo -> file
file -> Micro-açÕes afirmativas – possibilidades de superaçÃo da desigualdade etnicorracial nos cotidianos escolares
file -> Escola guatemala
file -> Grupo modelo augusto severo (1908-1928): prática pedagógica e formaçÃo de professoras
file -> Inezil penna marinho e a história da educaçÃo física no brasil: práticas historiográficas e fontes de pesquisa (1940-1958)
file -> Professores/autores, produçÃo didática e ensino de história
file -> A história das crianças marginalizadas na amazônia
file -> A história das instituiçoes escolares: uma análise no município de irati-pr
file -> As revistas de administraçÃO, a constituiçÃo do campo e a difusão do conhecimento administrativo (1931-1966)
file -> História cultural: contribuições a história da educação e a história da educação física
file -> De pequena casa das irmãs catarinas à patrimônio piauiense: história, cultura e arquitetura nos edifícios dos colégios das irmãs samara Mendes Araújo Silva


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal