07/03/2012
ENTENDENDO COMO SE ESCREVE UMA REDAÇÃO (TEXTO) SEM ERROS:
Abaixo, através de um texto pequeno, vamos analisar como se dá todo o processo de uma redação bem escrita.
A semente germinará - Autor: Bruno Bertacini Gonzaga
(Vestibular Unicamp / 99).
Ilusões..., descobertas..., renascimento. Crianças na escala evolutiva, o Brasil e seu povo, após quinhentos anos de inconstâncias de identidade étnica-cultural, procuram desenhar sua bandeira retirando as manchas passadistas e fixando-a em firme solo. Trabalho árduo! As manchas, matizadas durante sua formação, originaram uma nação singular, mas, incondicionalmente submissa.
O Brasil analogamente aos outros países da América Latina, África e Ásia, foi concebido como território lucrativo para as potências europeias satisfazerem seu ideal mercantilista. Na ânsia capitalista ignoraram a população nativa indígena aniquilando-os; trouxeram escravos africanos para a tortura em território estranho; estabeleceram-se de forma autoritária no solo virginal.
Neste enorme caldeirão étnico implantado bruscamente por mãos absolutistas e composto por uma massa torturada, o resultado foi inevitável: a criação de uma nova raça sem identidade cultural, originalidade e presa a interesses externos.
É importante lembrar ainda que, após a saga portuguesa, holandesa, inglesa em solo brasileiro subtraindo suas riquezas naturais (Pau-Brasil, metais preciosos) e explorando o trabalho humano, criou-se espaço para outra forma de dominação, igualmente nociva, intensificando a “crise existencial” brasileira: a dominação cultural, principalmente norte-americana.
Entretanto, às vésperas de atingir sua puberdade, a nação busca suas raízes para estabelecer-se no cenário mundial. Antigos concertos históricos induzidos pelos exploradores estão desfacelando-se, resgatando da ilusão a juvenil população. O Brasil não foi descoberto; foi arquitetado. Norte-americanos não são cordiais; são dominadores. Políticos não são representantes dos indivíduos; são parasitas.
Nesta busca, portanto, percebe-se que os brasileiros não são reflexos de seus colonizadores, mas sim uma mistura étnica e cultural inigualável. É inevitável, porém, que os resquícios do passado interfiram na sociedade assemelhando-a às “pátrias-mãe”, bipolarizando-a entre poderosos e oprimidos no ambiente interno e externo. O importante é que, ao final das descobertas ou redescobertas o Brasil concluirá que não é o fruto do passado, mas a semente do amanhã.
Vocabulário:
Desfacelar: desmanchar;
Resquícios: restos, fragmentos;
Bipolarizar: divisão em torno de dois interesses.
Esse texto acima está escrito com ideias claras e coesas, facilmente compreendidas pelo leitor.
Dividindo nas partes que compõem uma redação bem redigida ou elaborada, veremos a seguir todo o processo de um texto:
Compartilhe com seus amigos: |