Ensino Fundamental II (Segundo Ciclo) e Ensino Médio Tinta e suas várias formas



Baixar 154.46 Kb.
Encontro29.10.2019
Tamanho154.46 Kb.

Ensino Fundamental II (Segundo Ciclo) e Ensino Médio

Tinta e suas várias formas



Disciplina (s) / Área (s) do Conhecimento:

Artes


Competência (s) / Objetivo (s) de Aprendizagem:

  • Investigar a origem, história e modificações da tinta ao longo dos anos;

  • Descobrir novas maneiras de fazer tinta, por meio de experimentações;

  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.



Conteúdos:

  • História da Arte



Palavras-Chave:

Artes. Tinta. História.




Previsão para aplicação:


3 aulas (50 minutos/aula)

Para organizar o seu trabalho e saber mais:





  • No site https://pt.wikipedia.org/wiki/Tinta, o(a) professor(a) irá encontrar um texto dividido em tópicos que poderá ser útil durante a aula. Acesso em: 23 de outubro de 2018.




  • O site http://wwwo.metalica.com.br/historia-da-tinta, traz uma breve linha do tempo a respeito da origem da tinta e seus diferentes usos. Acesso em: 23 de outubro de 2018.




  • Para agregar ao conteúdo, no blog http://origemdascoisas.com/a-origem-da-tinta/, há uma publicação sobre a origem da tinta. Acesso em: 23 de outubro de 2018.




  • O vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zqF1H3adznA, poderá entrar como instrumento didático para o/a professor/a. Acesso em: 23 de outubro de 2018.


Proposta de Trabalho:
1ª Etapa: Início de Conversa
O objetivo desse plano de aula é conduzir os alunos a um passeio pelo universo das tintas e, por consequência, da Arte. Espera-se, que ao final, a turma tenha compreendido qual a importância da tinta para a sociedade, desde sua origem até os dias atuais. Para isso, o(a) professor(a) irá propor um passeio pela escola, a fim de observar onde a tinta está presente – muros, portas, paredes, murais, roupas, grades, portão, quadra de esportes, etc. Com isso, a turma começará a sentir o quão importante o uso da tinta se faz em nosso dia a dia.

O(A) professor(a) irá colocar no quadro curiosidades sobre a tinta: origem, modificações e utilização. Também poderá exibir o vídeo indicado (para as informações e vídeo consultar “Para organizar o seu trabalho e saber mais). Seguem algumas informações que poderão servir como base para o início da conversa, retiradas do site http://wwwo.metalica.com.br/historia-da-tinta.


“É muito difícil estabelecer uma data para o surgimento da tinta. O homem não estava procurando criar ou inventar algo que embelezasse ou protegesse sua casa quando a tinta surgiu, mesmo porque, naquela época, ele ainda morava em cavernas.

Foi graças à incessante necessidade de o homem expressar os seus pensamentos, emoções e a cultura de seu povo que ela foi descoberta. De início, as tintas tiveram um papel puramente estético. Somente mais tarde, quando introduzidas em países do norte da América e da Europa, onde as condições climáticas eram mais severas, o aspecto "proteção" ganharia maior importância. ”


2ª Etapa: Sensibilização do tema
Após o passeio pela escola e a descoberta da origem da tinta, assim como suas transformações ao longo dos anos e sua utilização, a turma já estará imersa no assunto. Dessa forma, a aula poderá ser facilmente conduzida, uma vez que a curiosidade dos alunos foi aguçada.

Agora, é hora de questionar a turma quanto a transformação de ingredientes utilizados no dia a dia que, misturados, podem servir como tinta. Por exemplo, especiarias em pó como açafrão ou cúrcuma, páprica, gengibre, cravo, entre outros, quando misturados com água, resultam em cores belíssimas. Café, beterraba, amora, cenoura, hibisco, sãos outros exemplos de que é possível obter tinta através dos alimentos. A terra também é uma excelente matéria prima para fabricação de tinta.


3ª Etapa: Proposta de atividade
A atividade proposta é a produção de tintas a partir dos alimentos já citados em aula (café, cúrcuma, beterraba, etc.). O(A) professor poderá pedir que os alunos tragam de casa os seguintes ingredientes:

- um pacotinho de açafrão em pó

- um pacotinho de páprica em pó

- um pacote pequeno de café em pó

- cenoura

- beterraba


O(A) professor(a) também poderá solicitar à escola que providencie os ingredientes, caso essa seja uma possibilidade.

Será utilizada como base cola branca líquida, para melhor fixação. A turma poderá ser dividida em grupo, desse modo, cada grupo receberá uma certa quantia de cada ingrediente. O(A) professor(a) precisará providenciar potes para que os alunos possam preparar as tintas (pode-se obter esse recurso com material reciclável arrecadado na escola). Feito isso, é só misturar cada ingrediente com uma quantia de cola – os alunos poderão fazer uso de um pincel para auxiliar na mistura.



O processo de criação de tinta com alimentos é muito sinestésico. Os aromas, quando misturados, são deliciosos. Agora, é soltar a criatividade para produzir Arte. O(A) professor(a) irá distribuir folha sulfite ou até mesmo uma cartolina para cada grupo, assim, poderão construir um mural com as produções.
Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo



Idealização Instituto Net Claro Embratel / Revisão: DirectorAdm / Plano de aula: Prof.ª Letícia Baroni Gallo




Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal