Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à



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#19654
Arte Grega


Arte Grega 

❖ Introdução 

Enquanto  a  arte  egípcia  é  uma  arte  ligada  ao  espírito,  a  arte  grega  liga-se  à 

inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos, 

que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da 

vida presente. 

Os gregos (ou helenos, como eles preferiam-se designar-se) eram, mais do que 

um povo homogêneo, uma série de tribos que tinham em comum a língua, os 

principais deuses e a noção de que descendiam de antepassados em comum. 

Nessa civilização predomina o racionalismo, o amor pela beleza entendida como 

suprema harmonia das coisas, o interesse pelo homem, essa pequena criatura 

que é “a medida de todas as coisas”. Ali nasce a democracia, o governo do povo. 

A mitologia cria um conceito religioso, pois os gregos não possuem um conceito 

científico das suas origens, então usam a sua criatividade. Os deuses possuem 

as qualidades e os defeitos humanos. 

Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, 

exprimir  suas  manifestações.  Na  sua  constante  busca  da  perfeição,  o  artista 

grego  cria  uma  arte  de  elaboração  intelectual  em  que  predominam  o  ritmo,  o 

equilíbrio e a harmonia ideal. Tudo isso provoca consequências fundamentais na 

história da arte que determinam a sobrevivência de muitos conceitos e formas 

desde então até hoje. 

 

❖ Arquitetura



 

A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de 

entrada  e  o  dos  fundos.  O  templo  era  construído  sobre  uma  base  de  três 

degraus.  O  degrau  mais  elevado  chamava-se  estilóbata  e  sobre  ele  eram 

erguidas  as  colunas.  As  colunas  sustentavam  um  entablamento  horizontal 

formado  por  três  partes:  a  arquitrave,  o  friso  e  a  cornija.  As  colunas  e 

entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e 

coríntia. 

❖ Ordem dórica 

 

A coluna dórica é simples e não possui base. As colunas dóricas geralmente 



tinham estátuas de deuses ou heróis no topo. A ordem dórica é a mais antiga, 

supostamente  definida  em  suas  características  principais  entre  600  e  550 

a.C., época dos mais antigos vestígios de templos gregos conhecidos, como 

o templo de Artemisa, em Corfu. O termo “dórico” é relativo aos dórios, povo 

que ocupou a Grécia Peninsular, a península de Peloponeso, a partir de 1.200 

a.C., onde se originou esta ordem. 

 



❖ Ordem jônica 

 

As colunas jônicas são mais altas que as dóricas e sua superfície tem linhas 



esculpidas de cima para baixo. A base de uma coluna jônica se parece com 

uma pilha de anéis, e o capitel no topo da coluna parece ser um pergaminho 

gigante. Posterior à ordem dórica, a ordem jônica desenvolveu-se a partir do 

século V a.C. na região ocupada pelo jônios a partir de 1.700 a.C., a região 

de  Atenas,  banhada  pelo  mar  Egeu,  fortemente  influenciada  pela  então 

Grécia asiática, atualmente compreendida pela Turquia. 

❖ Ordem coríntia

 

É  uma  evolução  da  ordem  jônica,  no  sentido  de  uma  maior  valorização  da 



ornamentação,  tendência  marcante  entre  o  final  do  século  V  e  o  início  do 

século IV a.C. O nome é relativo à Corinto, cidade rival econômica e cultural 

de  Atenas,  caracterizada  pelo  luxo  e  pelo  alto  padrão  de  vida  de  seus 

habitantes. 

A  diferença  mais  marcante  da  ordem  coríntia  para  a  jônica  é  o  capitel  das 

colunas,  muito  mais elaborado.  Tinha  a  forma  básica  de  um  sino  invertido, 

adornado  por  folhas  e  brotos  de  acanto,  uma  planta  da  região.  Outra 

diferença,  embora  não  tão  marcante,  era  a  altura  das  colunas,  que 

correspondia a onze vezes o diâmetro, enquanto que as jônicas tinham altura 

de nove vezes o diâmetro. 

❖ 

Teatro


 

A linguagem  teatral dos  antigos  gregos  estava  pautada  pelo  culto  ao 

deus Dionísio,  isto  é,  o  festival  dramático  era  parte  das  adorações 

dionisíacas  no  período  de  cerca  de  cinco  séculos  a.C.  Segundo 

informações  do  estudioso  de  teatro,  Raymond  Williams,  o  teatro 

organizado pela pólis tinha a duração de cinco dias, nos quais três poetas 

competiam, cada qual apresentando três tragédias e uma peça satírica:

 

Os  anfiteatros  das  pólis  gregas  sempre  ficavam  em  locais  privilegiados, 



construídos  com  minucioso  cuidado  acústico  e  arquitetural.  As  peças, 

fossem  tragédias,  sátiras  ou  comédias,  eram  sempre  encenadas  por 

homens, mesmo quando havia personagens femininas. Além disso, uma 

das  características  centrais  da  atuação  no  teatro  grego  era  o  uso  de 

máscaras,  cunhadas  de  acordo  com  o  drama  representado:  tristeza, 

alegria, horror, etc. 

❖ Pintura

 

A pintura grega teve na cerâmica a sua maior representação. Entretanto, 



assim como em outras sociedades antigas, surge ainda na arte 

estatuária e como componente decorativo de estruturas arquitetônicas. 

Foi com os vasos gregos que essa manifestação artística se realizou 

plenamente, apresentando composições harmoniosas e detalhadas. 

 



Principais características da pintura grega: 

• 

Equilíbrio das formas



• 

Harmonia nas cores e desenhos; 

• 

Representações de deuses e de cenas cotidianas; 



• 

Representações realistas

• 

Uso de técnicas de afresco, têmpera e encáustica nas pinturas murais



 

❖ Escultura



 

A Escultura Grega foi uma das importantes manifestações artísticas do 

mundo grego e que influenciou diversas civilizações posteriores. Para a 

composição das obras, os principais materiais utilizados eram mármore, 

bronze, pedra, madeira e terracota. 

Elas foram primordiais para o cumprimento de ordens religiosas, políticas 

e ornamentais as quais representavam e glorificam sobretudo, deuses, 

heróis, musas e atletas. Observe que a escultura grega recebe grande 

influência dos modelos egípcios, cretenses e mesopotâmicos. 

As principais características da Escultura Grega são: 

• 

Busca da Beleza Física 



• 

Representação do corpo humano 

• 

Naturalismo e idealismo das formas 



• 

Movimentos e detalhes 

• 

Volume e simetria 



• 

Perspectiva e proporcionalidade 



 

 

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