Energia Hidráulica



Baixar 18 Kb.
Encontro05.08.2021
Tamanho18 Kb.

Energia Hidráulica

Quando chove nas colinas e montanhas, a água concentra-se em rios correntes que se deslocam para o mar. O movimento ou a queda da água contém energia cinética que pode ser aproveitada como fonte de energia. A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.

Antes de se tornar energia elétrica, a energia deve ser convertida em energia cinética. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. A turbina consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rotação ao receber a massa de água. O último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica.

Vantagens e Desvantagens:

Como vantagens temos: A água é uma das poucas fontes para produção de energia que não contribui para o aquecimento global. E ainda é renovável: pelos efeitos da energia solar e da força da gravidade, de líquido transforma-se em vapor que se condensa em nuvens, que retornam à superfície terrestre sob a forma de chuva. A transformação da energia potencial das águas dos rios em energia elétrica, aproveitando as grandes corredeiras e quedas d’água são uma das fontes mais econômicas de se produzir eletricidade, na comparação com outras fontes (carvão, petróleo, urânio e gás natural, por exemplo).

Como desvantagens temos: A construção de centrais hidroelétricas geralmente exige a formação de grandes reservatórios de água, o que provoca profundas alterações nos ecossistemas; Dependendo do tipo de relevo e da região onde se encontra o empreendimento, as hidroelétricas podem também ocasionar o alagamento de terras e o deslocamento de populações ribeirinhas; Interferem na migração e reprodução de peixes; Grande Investimento e o tempo para a implantação das usinas.

No Brasil

No Brasil, devido a sua enorme quantidade de rios, a maior parte da energia elétrica disponível é proveniente de grandes usinas hidrelétricas. A contribuição da energia hidráulica na matriz energética nacional, segundo o Balanço Energético Nacional de 2008 é de, aproximadamente, 75%. Apesar da tendência de aumento de outras fontes, devido a restrições socioeconômicas e ambientais de projetos hidrelétricos e aos avanços tecnológicos no aproveitamento de fontes não convencionais, tudo indica que a energia hidráulica continuará sendo, por muitos anos, a principal fonte geradora de energia elétrica do Brasil.

O Brasil destaca-se mundialmente nessa categoria, possuindo a maior usina do mundo em capacidade de geração de eletricidade que é a Usina de Itaipu, situada no rio Paraná, na divisa do Brasil com o Paraguai.

A energia produzida pelas forças das águas dos rios é a responsável pela geração de 90% de toda a energia elétrica produzida no Brasil, e constitui-se em uma das fontes mais limpas de energia.

Poucos são os Países que dispõe de condições naturais que favorecem o aproveitamento em grande escala a hidroeletricidade, porém o Brasil está entre os que mais dispõem dessas condições, junto com a China, o Canadá e os Estados Unidos.

No Mundo

Segundo informa o Plano Nacional de Energia 2030 com base em dados de 2004, a China é o país que mais investe em energia hidrelétrica. Seguido do Brasil, Canadá, EUA, Rússia, Noruega, Índia, Venezuela, Japão e Suécia.

A Hidroeletricidade responde por 91,7% da energia gerada no mundo. E será a principal fonte renovável por muitos anos, por causa da viabilidade econômica e eficiência substituindo boa parte da energia derivada dos fosseis. O mundo aproveita desigualmente as potencias hidroelétricas, a África explora 7%, a Ásia 22%, o Brasil 24%.

Questões:



  1. O Que é Energia Hidráulica?

  2. Qual a forma que a energia hidráulica se manifesta na natureza?

  3. Antes de se tornar energia elétrica, a energia deve ser convertida em energia cinética. Explique.

  4. Quais a vantagens e desvantagens da energia hidráulica?

  5. Qual o país que mais investe em energia hidrelétrica?


Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal