Ementa: Vetores. Produto escalar. Produto vetorial. Produto misto. Retas. Planos. Distâncias. Superfícies quádricas. Cônicas. Álgebra vetorial em R² e R³. Matrizes e determinantes



Baixar 105.67 Kb.
Encontro26.06.2021
Tamanho105.67 Kb.



EMENTAS (ENGENHARIA DE PETRÓLEO)

1° FASE


GEOMETRIA ANALÍTICA

Ementa: Vetores. Produto escalar. Produto vetorial. Produto misto. Retas. Planos. Distâncias. Superfícies quádricas. Cônicas. Álgebra vetorial em R² e R³. Matrizes e determinantes.

QUÍMICA GERAL

Ementa: Unidades de Concentração. Soluções. Reações Químicas. Noções de ácidos e bases. Soluções Tampão. Estequiometria. Tabela Periódica. Modelo Atômico Atual. Ligação Química. Termoquímica. Equilíbrio Químico. Cinética Química. Eletroquímica. Corrosão.

QUÍMICA ORGÂNICA I

Ementa: Ligação química voltada a Química Orgânica. Estrutura e propriedades. Hidrocarbonetos: alcanos, cicloalcanos, alcenos, isomeria geométrica, alcinos, aromáticos. Química do Petróleo: Alquilação, craqueamento e reação de Fischer-Tropsh.

CÁLCULO I

Ementa: Funções reais de uma variável. Limites de funções. Derivada. Aplicações da derivada. Integrais: Integral Indefinida, Integral Definida, Teorema Fundamental do Cálculo, Cálculo de Áreas.

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PETRÓLEO

Ementa: História e economia do petróleo. Como a Terra foi formada. Origens do Petróleo e sua Acumulação. As atividades da indústria: exploração, performance e desenvolvimento de reservatórios, perfuração e completação de poços, avaliação de formações, elevação natural e artificial, processamento, transporte, distribuição. Sistemas de produção de petróleo. Contratos e regulamentação. Noções de ética e profissionalismo. Sistemas de Unidades na engenharia do petróleo.

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO

Ementa: Introdução à geometria descritiva. Noções de perspectivas e projeções. Princípios gerais de representação em desenho técnico. Representação de objetos no 1º e 3º diedros. Normas de desenho técnico. Técnicas de desenho com instrumentos. Desenho geométrico básico. Desenho técnico mecânico.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I

Ementa: Noções de sistemas de computação. Formulação de algoritmos e sua representação. Introdução à Lógica da Programação e Algoritmos. Conceito de algoritmos, estruturas de dados, programas e elementos de programação. Implementação prática de algoritmos em uma linguagem de programação. Descrição de algumas aplicações típicas.

2° FASE

FÍSICA I


Ementa: Grandezas físicas. Representação vetorial. Sistemas de unidades. Cinemática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conservação de energia. Sistemas de partículas. Colisões. Cinemática e dinâmica de rotações. Equilíbrio de corpos rígidos.

ÁLGEBRA LINEAR

Ementa: Sistemas de equações lineares. Espaços vetoriais. Transformações lineares. Mudança de Base. Produto interno e ortogonalidade. Autovetores e autovalores. Diagonalização. Aplicação da Álgebra linear na Engenharia.

CÁLCULO II

Ementa: Introdução aos métodos de integração e aplicações de integral definida para funções reais de uma variável. Sólidos de Revolução. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Máximos e mínimos e multiplicadores de Lagrange. Parametrização de Curvas. Integrais múltiplas. Jacobiano e mudança de variável.

DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR

Ementa: Aplicação dos conceitos de desenho técnico mecânico utilizando softwares de CAD.

QUÍMICA ORGÂNICA II

Ementa: Acidez e basicidade dos compostos orgânicos. Compostos oxigenados: álcoois, éteres, epóxidos, fenóis, aldeídos, ácidos carboxílicos e ésteres. Compostos nitrogenados: aminas, amidas, alcalóides, iminas, etc. Compostos sulfurados: tiós, tioéteres, sulfonas, etc. Heterociclos de nitrogênio, oxigênio e enxofre. Espectroscopia (UV-Vis, IV, RMN) e Espectrometria de Massas.

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Ementa: Segurança e princípios básicos do laboratório. Preparar soluções. Titulação volumétrica e potenciométrica. Técnicas de separação. Reações Químicas. Termoquímica. Gases. Cinética Química. Eletroquímica. Síntese de compostos orgânicos. Caracterização e quantificação de compostos orgânicos.

3° FASE


FÍSICA II

Ementa: Gravitação. Dinâmica de fluidos. Oscilações. Ondas mecânicas e acústicas. Temperatura. Calor. Teoria cinética dos gases. Leis da termodinâmica. Máquinas térmicas. Refrigeradores. Entropia.

FÍSICA EXPERIMENTAL I

Ementa: Metrologia: Algarismos Significativos, Teoria de Erros e Incertezas de medidas. Construção de Gráficos. Experiências relativas à Mecânica Newtoniana.

GEOLOGIA GERAL

Ementa: Estrutura e constituição da Terra. Conceito de mineral e rocha. Classificação e ciclos das rochas. Ciclo das águas. Tectônica de placas. Processos endógenos e exógenos. Deformação de rochas. Sedimentologia e estratigrafia.

CÁLCULO III

Ementa: Funções vetoriais de várias variáveis. Cálculo diferencial vetorial: Divergente e Rotacional. Cálculo integral vetorial: Integrais de linha e Integrais de superfície. Teorema de Green. Teorema de Stokes. Teorema de Gauss. Sequências. Séries numéricas. Séries de funções. Séries de Taylor.

ESTÁTICA

Ementa: Sistema de forças. Equilíbrio de corpos rígidos. Análise de estrutura – Treliças simples, Treliças Espaciais e Máquinas. Centro de gravidade, distribuição de carga sobre vigas, Reações internas, Força axial, força cortante, momento fletor. Forças em cabos. Momentos e produtos de inércia. Círculo de Mohr para momentos de inércia.

ESTATÍSTICA APLICADA

Ementa: Estatística descritiva. Probabilidade. Distribuições. Medidas de dispersão. Amostragem e Estimação. Intervalos de confiança. Teste de hipóteses. Regressão e correlação. Planejamento de experimentos. Aplicações de estatística na Engenharia.

PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Ementa: Estrutura dos sólidos cristalinos. Imperfeições nos sólidos. Difusão. Propriedades mecânicas dos materiais. Mecanismos de aumento de resistência. Diagramas de fases. Transformações de fases. Aplicações e processamentos de ligas metálicas. Noções de materiais poliméricos e cerâmicos.

4° FASE

FÍSICA EXPERIMENTAL II

Ementa: Experiências relativas a fluidos, oscilações, ondas e termodinâmica.

FÍSICA III

Ementa: Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente elétrica e resistência. Força eletromotriz. Circuitos de corrente contínua. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Circuitos de corrente alternada.

GEOLOGIA DO PETRÓLEO

Ementa: A Geologia na exploração e produção do petróleo; Sistemas petrolíferos convencionais e não-convencionais; petrofísica de reservatórios; geopressões; ambientes deposicionais associados aos sistemas petrolíferos; modelagem geológica de campos petrolíferos. Rochas geradoras de petróleo e reservatório.

CÁLCULO IV

Ementa: Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem. Equações diferenciais lineares homogêneas de segunda ordem. Transformada da Laplace. Equações diferenciais parciais. Equações diferenciais parciais clássicas: onda, calor e Laplace.

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Ementa: Isostática. Diagramas de esforços normais, esforços cortantes e momentos fletores. Treliças planas. Conceitos fundamentais. Solicitações uniaxiais: tração e compressão. Cisalhamento transversal. Dimensionamento de ligações. Estudo da torção. Eixos circulares. Estado de flexão reta e oblíqua. Tensões normais e cisalhamentos. Solicitações combinadas. Flexão e força normal.

TERMODINÂMICA

Ementa: Fundamentos da Termodinâmica. Leis da termodinâmica. Propriedades Termodinâmicas. Fonte de dados, banco de dados. Métodos estimativos. Equações de estado para gases e líquidos puros. Transições de fase. Regras de mistura. Cálculos práticos usando equações de estado. Relações Termodinâmicas. Soluções e atividade. Constante de equilíbrio.

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

Ementa: Conceitos básicos: o ser humano, administração, organização e gestão; a organização e suas diversas abordagens teóricas; as funções administrativas: a estrutura: poder e trabalho; a tecnologia: estratégia, planejamento, organização do trabalho e o comportamento humano; a cognição: visão e imagem; as teorias de gestão; liderança, participação e resultados; restrições à liberdade; alienação, ética e autorealização.

5° FASE


GEOFÍSICA

Ementa: Geofísica de desenvolvimento de campos petrolíferos; propriedades físicas das rochas em um sistema petrolífero; métodos sísmico e eletromagnético; perfilagem geofísica em poço aberto e revestido; determinação de componentes fluidos e de parâmetros petrofísicos em perfis geofísicos.

CÁLCULO NUMÉRICO

Ementa: Erros e aproximações numéricas. Raízes de funções. Sistemas Lineares. Interpolação. Ajuste de curvas. Integração numérica. Equações Diferenciais. Softwares de Matemática Simbólica.

MECÂNICA DOS FLUIDOS

Ementa: Conceitos Fundamentais; Estática dos Fluidos; Formulações Integral e Diferencial de Leis de Conservação; Escoamento Invíscido Incompressível; Análise Dimensional e Semelhança; Escoamento Interno Viscoso Incompressível.

FUNDAMENTOS DO DIREITO DO PETRÓLEO

Ementa: Princípios constitucionais da Administração Pública e Organização da Administração Pública. Agências Executivas e Regulação da Atividade Econômica. Monopólios e Intervenção na Propriedade Privada. O arcabouço legal e regulatório do setor petróleo no Brasil. O regime de concessão. Modelos de contratos de parcerias no segmento upstream. Estudo de caso.

FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO

Ementa: Fundamentos de fluidos de perfuração e completação. Sistemas terrestres e marítimos de circulação de fluidos. Química coloidal dos fluidos. Interface rocha-fluido. Tipos de fluidos de perfuração e completação. Reologia dos fluidos. Controles de sólidos. Condicionamentos do poço. Problemas operacionais de poços.

GEOMECÂNICA

Ementa: Mecânica e propriedades gerais das rochas. Propriedades de resistência e deformabilidade das rochas. Descontinuidades e maciços rochosos. Comportamento de tensão-deformação de rochas sob pressão hidrostática e cisalhante. Critérios de ruptura de Mohr-Coulomb, Griffith e empíricos. Tratamento químicos. Danos à formação. Tratamento de remoção. Fraturamento hidráulico. Fluidos de fraturamento. Fraturamento ácido. Simuladores de fraturamento.

INSTRUMENTAÇÃO E MEDIÇÃO DE PETRÓLEO

Ementa: Instrumentos: nomenclatura e simbologia. Princípios Funcionais dos instrumentos. Instrumentação de poço. Medição de grandezas físicas. Sistemas de medição. Medição Fiscal.

FÍSICA EXPERIMENTAL III

Ementa: Experimentos envolvendo a eletricidade e magnetismo.

6° FASE

ENGENHARIA DE RESERVATÓRIOS I

Ementa: Propriedades dos Fluidos. Propriedades das Rochas. Mecanismos de Produção de Reservatórios. Balanço de Materiais em Reservatórios de Gás. Balanço de Materiais em Reservatórios de Óleo.

ENGENHARIA DE POÇO I

Ementa: Esquemas de poços de petróleo terrestre e marítimo. Elementos de mecânica das rochas. Equipamentos e sistemas de perfuração. Coluna de perfuração. Brocas. Hidráulica. Perfuração direcional e horizontal. Equipamentos de segurança de poço. Métodos de controle de poço. Operações especiais. Revestimento e cimentação primária. Gerenciamento do processo de perfuração.

TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA I

Ementa: Mecanismo e leis básicas da transferência de calor. Condução uni e bidimensional em regime estacionário e transiente. Radiação.

MÁQUINAS DE FLUXO

Ementa: Classificação das máquinas de fluxo. Leis de semelhança. Equações de Euler. Bombas: seleção, associação em série e paralelo, NPSH, curvas características. Compressores. Turbinas, classificação, instalação, diagrama de colina, componentes, dimensões principais de uma turbina.

LOGÍSTICA INTEGRADA

Ementa: Sistemas logísticos. Classificação de materiais. Gestão de estoques. Compra de materiais e serviços. Movimentação e armazenagem. Entrega. Operações de Apoio a Plataformas. Bases de apoio marítimo. Bases de apoio terrestre, embarcações, transporte aéreo e terrestre, portos e aeroportos, soluções integradas. Infraestrutura. Suprimento de materiais, equipamentos, combustíveis, água e alimentos. Cadeia de suprimento da indústria de petróleo. Logística na produção, comercialização, distribuição. Operadoras e distribuidoras. Logística da distribuição. Importação e exportação de derivados.

ESCOAMENTO EM TUBULAÇÕES

Ementa: Escoamento monofásico, bifásico e multifásico. Escoamento através de restrições. Escoamento transiente e simuladores. Transferência de calor em tubulações. Garantia de Escoamento: parafinas, asfaltenos, hidratos e incrustações.

CIÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO

Ementa: Propriedades mecânicas dos materiais. Materiais empregados na indústria de petróleo. Seleção de materiais conforme recomendação das normas técnicas específicas.

7° FASE


ESTUDO GEOLÓGICO DE CAMPO

Ementa: Reconhecimento e descrição de litofácies sedimentares; identificação, descrição e interpretação de estruturas sedimentares e deformacionais em rochas; interpretação de ambientes de sedimentação e da relação entre os processos deposicionais e as estruturas geradas; caracterização de rochas análogas às constituintes de sistemas petrolíferos.

ENGENHARIA DE RESERVATÓRIO II

Ementa: Fluxo de Líquidos e Gases em Meios Porosos. Influxo de Água. Previsão de Comportamento de Reservatórios usando a EBM. Análise de Curvas de Declínio de Produção. Métodos de Recuperação.

ENGENHARIA DE POÇO II

Ementa: Conceito, tipos e fases da completação. Equipamentos de superfície para completação. Canhoneio. Correção de cimentação. Coluna de produção. Intervenções em poços: estimulação, restauração, controle de areia, controle de água. Equipamentos de cabeça de poço. Elaboração de projeto de poço.

TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA II

Ementa: Convecção: escoamento interno e externo, convecção natural. Trocadores de calor. Coeficientes e mecanismos de difusão de massa. Concentrações, velocidades e fluxos. Difusão mássica em regime permanente e transiente sem reação química. Convecção mássica. Transferência simultânea de calor e massa.

MÉTODOS DE ELEVAÇÃO

Ementa: Elevação Natural. Análise Nodal. Curvas de fluxo multifásico. Métodos de elevação artificial: gás lift, bombeio mecânico, bombeio centrífugo submerso, bombeio hidráulico e bombeio de cavidades progressivas.

SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Ementa: A automação industrial e a indústria de petróleo. Introdução a instrumentação industrial. Controle clássico: função de transferência, diagrama de blocos, análise de estabilidade, controladores PID. Noções de identificação de processos. Controle moderno e digital. Estratégias de controle e instrumentação de equipamentos. Aplicações na indústria do petróleo.

IMPACTO AMBIENTAL DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS

Ementa: A relação natureza e desenvolvimento. A valoração do meio ambiente. Conceitos básicos de gestão ambiental. Normas da série ISO 14000. Impacto ambiental da indústria de petróleo e gás. Métodos de avaliação de impacto ambiental. Aspectos jurídicos da indústria do petróleo e gás. Responsabilidade civil, administrativa e criminal por dano ambiental. O licenciamento ambiental da atividade petrolífera. Redução de resíduos, coleta, classificação e descarte de resíduos. Sistema de Gestão Integrada (SMS).

8° FASE

SIMULAÇÃO DE RESERVATÓRIOS

Ementa: Formulação das equações básicas. Discretização da equação da difusividade hidráulica para escoamentos monofásico e multifásico em meios heterogêneos. Solução numérica de sistemas de equações lineares. Domínios numéricos uni-, bi- e tridimensionais. Representação de poços. Técnicas de homogeneização. Aspectos práticos da simulação de reservatórios.

AVALIAÇÃO DE FORMAÇÕES

Ementa: Teoria e conceitos fundamentais de medição e avaliação de perfis de poços. Testes de fluxo. Testes de crescimento de pressão. Interpretação de outros tipos de testes. Testes de formação.

SISTEMAS DE PRODUÇÃO OFFSHORE

Ementa: Introdução a produção Offshore e Engenharia submarina. Unidades estacionárias de produção. Módulos de produção de uma plataforma semissubmersível. Sistemas de bombeio e compressão na superfície. Operação com mergulhadores e ROV. Equipamentos submarinos. Arranjos submarinos. Dutos e umbilicais submarinos. Sistemas de conexão submarina. Descomissionamento de sistemas submarinos e plataformas. Análise e operação de sistemas submarinos.

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO E REFINO

Ementa: Processo de Refino. Processos de separação física. Processo de conversão química catalítica. Processos de conversão termoquímica. Matérias-primas e produtos da refinaria. Propriedades termofísicas das frações de petróleo e dos óleos crus. Destilação de óleo cru. Reforma catalítica e isomerização. Craqueamento e coqueamento térmicos. Hidroconversão. Craqueamento catalítico em leito fluidizado. Alquilação. Produção de hidrogênio. Melhoria dos resíduos. Processamento do gás ácido e remoção de mercaptanas. Diagrama de fases de sistemas com um componente. Diagrama de fases de sistemas de dois componentes miscíveis (equilíbrio líquido-vapor). Diagrama de pressão de vapor versus composição. Diagrama de temperatura versus composição. Diagrama de misturas binárias azeotrópicas. Diagrama de fases de dois componentes parcialmente miscíveis. Diagrama de fases de dois componentes imiscíveis. Diagrama de fases de sistemas ternários.

PROJETO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO I

Ementa: Projetos: origem, importância, tipos e finalidades. Ciclo de vida do projeto. Grupos de processos no gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento. Ferramentas para programação de projetos. As especificidades de projetos de estágio e trabalhos de conclusão de curso.

GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS

Ementa: Conceitos básicos (risco, perigo, confiabilidade e etc.); Histórico e evolução do tema no Brasil e no mundo; Programas internacionais; Estrutura de estudos de análise de riscos; técnicas para identificação de riscos: APP – Análise Preliminar de Perigos; HazOp – Hazard & Operability Study; Checklists e AMFE – Análise de Modos de Falha e Efeitos; Árvores de falhas e árvores de eventos. Estimativa de Consequências e Vulnerabilidade; Estimativa e Avaliação de Riscos; Programas de Gerenciamento de Riscos; Planos de Contingência (resposta a acidentes ambientais com petróleo e derivados).

9° FASE


ESTUDOS INTEGRADOS DE RESERVATÓRIO

Ementa: Problemas e métodos de integração de dados de reservatórios. Modelos geológicos integrados. Propriedades dos fluidos e características petrofísicas das rochas. Determinação de hidrocarbonetos “in place”. Engenharia de reservatórios básica. Simulação numérica de reservatórios: métodos numéricos e aspectos práticos do simulador comercial. Avaliação econômica de um campo de petróleo. Simulação por linhas de fluxo. Transferência de escala. Estratégia de produção. Análise de Risco. Ajuste de histórico. Elaboração de projeto.

PROJETO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO II

Ementa: Apresentação de conceitos e ferramentas que possibilitem a elaboração de um projeto de pesquisa, relatório técnico e monografia em Engenharia de Petróleo: alinhados com os objetivos do curso e baseados na integração de diversas disciplinas. Fontes de financiamento para projetos. Elaboração de projetos para financiamento externo. Avaliação econômico-financeira de projetos. Os escritórios de projetos nas organizações.

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

Ementa: Fluxo de caixa de um projeto de petróleo; Cálculo financeiro aplicados à avaliação econômica de projetos; Métodos de avaliação econômica de projetos; Análise de risco e de tomada de decisão em investimentos na indústria do petróleo; Técnicas avançadas de avaliação de ativos de petróleo: Teoria das Opções Reais, Teoria do Portfólio.

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Ementa: Introdução: riscos profissionais, avaliação e controle. Normalização e legislação. Organização. Fisiologia do trabalho. Ergonomia. Toxicologia industrial. Ventilação industrial. Doenças do trabalho. Saneamento do meio. Proteção contra incêndio. Comunicação. Primeiros socorros. Análise de projeto. Segurança do trabalho. Fatores motivacionais. Ergonomia. Normas de segurança em ambientes industriais. Análise de postos de trabalho.

10° FASE

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Ementa: O Estágio Curricular consiste em uma atividade obrigatória do Curso de Engenharia de Petróleo que tem por objetivo proporcionar ao aluno experiência profissional, observando e aplicando conhecimentos adquiridos durante seu curso de graduação. A carga horária mínima do estágio curricular obrigatório é de 504 horas. O estágio deverá ser desenvolvido em órgãos públicos ou empresas privadas caracterizadas como pessoas jurídicas, com atuação na área de Engenharia de Petróleo. As atividades de Estágio possuem normas e regulamentos para seu efetivo acompanhamento e monitoramento definidos pelo Colegiado de Curso, seguindo a legislação pertinente.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ementa: O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para integração e consolidação do conhecimento adquirido nas disciplinas. Deverá ser um trabalho teórico-prático que articule o conhecimento obtido nas diversas disciplinas e deve contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: redação técnica, apresentação oral de trabalho e defesa. O Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia de Petróleo será introduzido nas disciplinas Projeto em Engenharia de Petróleo I da 8ª fase e Projeto de Engenharia de Petróleo II da 9ª fase e terá orientação de um professor do curso e apresentação a uma banca.

DISCIPLINAS OPTATIVAS: EMENTAS

PESQUISA OPERACIONAL

Ementa: Programação linear: formulação; solução gráfica; solução algébrica; método simplex, transportes; atribuição. Programação de projetos: conceitos fundamentais; montagem de redes; análise do caminho crítico, durações probabilísticas. Utilização do computador. Estoque: introdução; modelos determinísticos. Introdução à simulação.

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Ementa: Noções Gerais: Caracterização da contabilidade de custos (função e importância). Da contabilidade financeira à de custos. Classificação e nomenclaturas de custos. Esquema básico da contabilidade de custos. Custos para Decisão: Custo fixo, lucro e margem de contribuição. Custeio variável e por absorção. Fixação do preço de venda. Relação Custo/Volume/Lucro. Custos (e despesas) fixos. Custos (e despesas) variáveis. Ponto de equilíbrio. Margem de segurança e alavancagem operacional.

CONTABILIDADE GERENCIAL

Ementa: Noções Gerais: Caracterização da contabilidade gerencial (Evolução histórica, função e importância). Onde termina a contabilidade financeira e inicia a contabilidade gerencial. Contabilidade gerencial: informação que cria valor. As Decisões e os Sistemas de Informações Gerenciais: o apoio à decisão. Informações contábeis para auxiliar a tomada de decisões. Sistemas de informações gerenciais. A Análise de Balanços com forma de Avaliação de Desempenho: a avaliação de desempenho. A análise de balanços por índices.

GESTÃO AMBIENTAL

Ementa: Conceitos de gestão. A gestão dos recursos naturais. As conferências mundiais de desenvolvimento. A Agenda 21. A crise mundial da água. A gestão de recursos hídricos na Europa. O modelo francês de gestão das bacias hidrográficas. A valoração do meio ambiente. A política de recursos hídricos no Brasil. O panorama legal, a Constituição brasileira, a lei de 1943 e 9433/97. A legislação CONAMA. Estudos e relatórios de impacto ambiental. Gerenciamento ambiental, minimização de resíduos e reciclagem. Tratamento de efluentes industriais e agrícolas. O modelo de desenvolvimento regional brasileiro. As experiências nacionais de gestão por bacias. Os comitês de bacias e as agências de águas. O modelo Managé: Conselhos de Desenvolvimento, Conselhos de Bacias, Comitês e Agências de desenvolvimento regional brasileiro.

TECNOLOGIAS DE CONVERSÃO DE ENERGIA

Ementa: Primeira e segunda lei da termodinâmica: aplicações. Ciclos básicos das turbinas a gás e a vapor. Conceitos de Ciclo-Combinado e Cogeração. Princípios Termodinâmicos da Conversão de Energia. Análise da Performance de Termelétricas e Sistemas de Cogeração.

EMPREENDEDORISMO

Ementa: Empreendedorismo e Pequenas Empresas. Aspectos Processuais do Empreendedorismo. Perspectivas da Ação Empreendedora. Empreendedorismo e Gestão de PME. Empreendedorismo e empreendedor. Perfil do empreendedor. Habilidades do empreendedor. Qualidades do empreendedor. A constituição de empreendimentos: aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais. Empreendedorismo frente à gestão de pessoas e das organizações. Consultoria. Desenvolvimento de uma ideia. Planejamento. Redes de contato. Gerenciamento de projetos. Estímulo ao intraempreendedorismo. A cultura organizacional. Motivação. Mudanças de paradigmas (estratégias e benefícios).

INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOFÍSICOS

Ementa: Introdução à geofísica exploratória (principais métodos geofísicos e suas aplicações). Método gravimétrico (bases físicas, medidas de gravidade, gravímetros, correções dos dados, anomalia Bouguer, densidade das rochas, métodos de interpretação, estudos de caso). Método magnetométrico (bases físicas e unidades, propriedades magnéticas das rochas, o campo magnético da Terra, magnetômetros, métodos de interpretação, estudos de caso). Sismologia aplicada (ondas, fontes de energia, aquisição de ondas. Métodos elétricos e potencial espontâneo (bases físicas, arranjos eletródicos, métodos de interpretação, estudos de caso). Polarização induzida e espectral (origem da polarização induzida, medidas nos domínios do tempo e da frequência, métodos de interpretação, estudos de caso). Métodos eletromagnéticos (bases físicas, tipos de levantamentos, processamento e interpretação, estudos de caso). Método GPR – Ground penetrating radar (bases físicas, modos de aquisição, processamento, apresentação e interpretação dos dados, estudos de caso).

GEOESTATÍSTICA

Ementa: Aspectos gerais de estatística espacial e geoestatística. Elementos de probabilidade e estatística aplicada à geoestatística, inferência via verossimilhança e Bayesiana. Análise descritiva para dados geoestatísticos. Modelos geoestatísticos Gaussianos. Estimação de parâmetros e predição. Incerteza nos parâmetros e predições. Modelos Gaussianos-transformados. Modelos lineares mistos generalizados espaciais. Tópicos diversos: a) Anisotropia, b) Geoestatística multivariada, c) Comentários sobre outros procedimentos/algoritmos; (krigagem indicatriz, simulação sequencial, campos aleatórios intrínsecos, krigagem disjuntiva, etc.).

LIBRAS

Ementa: Aspectos da Língua de Sinais e sua importância: cultura e história, identidade surda, introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia e sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a Língua Portuguesa.



ESCOAMENTO EM MEIOS POROSOS

Ementa: Caracterização da microestrutura de materiais porosos. Modelos microestruturais. Equilíbrio de fases em meios porosos. Equação de Young-Laplace. Escoamentos monofásicos. Lei de Darcy. Permeabilidade intrínseca. Escoamentos multifásicos imiscíveis em meios porosos. Permeabilidades relativas. Métodos para a estimativa da permeabilidade intrínseca de materiais porosos. Permeabilidade intrínseca de rochas reservatório.

FENÔMENO DE TRANSPORTE COMPUTACIONAL

Ementa: Revisão das equações de mecânica dos fluidos e condução de calor. Discretização pelo método das diferenças finitas. Discretização pelo método dos volumes finitos. Aplicação das condições de contorno. Técnicas de solução dos sistemas lineares. Problemas não lineares. Aplicações a problemas bi e tridimensionais em regime permanente. Condução transiente: formulações explícita e implícita. Problemas de difusão e advecção. Funções de interpolação. Falsa difusão. Cálculo do campo de velocidades. Métodos de solução simultâneo e segregado. Tratamento do acoplamento pressão-velocidade. Introdução à utilização de Malhas não estruturas. Aplicação de softwares comerciais.

TOPOGRAFIA

Ementa: Introdução ao estudo topográfico. Instrumentos topográficos. Medidas de ângulos e distâncias. Métodos de levantamento planimétrico e classes de precisão. Cálculo analítico da poligonal. Desenho aplicado à Topografia. Retificação e divisão de terras.

ESTADO E SOCIEDADE

Ementa: Conceitos básicos. A diferença entre comunidade, sociedade e estado. As origens da sociedade, do estado e da nação. Os diferentes momentos da história e sua concepção de estado. Maquiavel, a renascença e o moderno estado secular. A esfera pública e a esfera privada. Poder, sociedade e estado. A democracia, suas diferentes concepções e a poliarquia. A sociedade e suas instituições. O Estado, suas instituição e organizações. A governança pública. As relações entre Estado e sociedade no Brasil. O controle social, a accountability e a responsividade. Estudo de caso.

ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL

Ementa: Considerada a língua como um organismo em permanente movimento, estabelecer algumas discussões acerca dos procedimentos que possibilitam conferir correção à produção textual. O texto. O parágrafo como unidade de composição. Coesão e coerência. Uso dos verbos. A necessidade de planejar trabalhos de transcodificação do visual para a escrita e dos escritos para o visual, estático ou cinético. Exame de textos críticos sobre literatura, cinema, imagens, etc.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II

Ementa: Introdução a Modelagem Conceitual. Modelagem Orientada a objetos. Programação orientada a objetos. Pacotes e bibliotecas para aplicações matemáticas e em engenharia.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Ementa: A Pesquisa científica e a produção de conhecimento científico. Relevância da pesquisa científica. A pesquisa científica em cursos de engenharia: abordagens, tipos e orientações metodológicas. O projeto de pesquisa: tipos e as etapas para elaboração, desenvolvimento, análise e apresentação dos resultados. Informática e Internet como instrumentos da pesquisa científica. Fontes de financiamento de projetos de pesquisa.

FILOSOFIA E ÉTICA NA ENGENHARIA

Ementa: Fundamentos da filosofia: a questão do conhecimento e da argumentação. Fundamentos filosóficos da moral. Teorias morais: ética das virtudes, ética deontológica e utilitarismo. Ética, ciência e tecnologia. Ética e Política, Ética e Economia. Ética aplicada: bioética, ética ambiental e ética profissional. Código de ética do engenheiro.

EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Ementa: A relação natureza e desenvolvimento. A valoração do meio ambiente. Conceitos básicos em gestão ambiental. Licenças ambientais. Impactos ambientais. Passivo ambiental. Redução de resíduos, coleta, classificação e descarte de resíduos. Tecnologias não agressivas. Crimes ambientais, Norma ISO 14001. Sistema de Gestão Integrada (SMS).

ESTRUTURAS OFFSHORE

Ementa: Sistemas offshore de produção: estruturas, ancoragem e posicionamento dinâmico, equipamentos submarinos, métodos de instalação, inspeção e reparo. Projeto de dutos submarinos: diretriz ótima, dimensionamento mecânico, especificação de materiais, lançamento, instalação, vãos críticos, estabilidade e efeito termomecânico. Análise e operação de sistemas submarinos: planilhas de cálculo hidráulico – regime permanente, simulação hidrodinâmica, regime transiente, transiente hidráulico. Integridade de instalação submarinas. Arranjos submarinos.

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO I, II, III, IV, V e VI

Ementa: Atividades e/ou conteúdo não repetitivos orientado dentro de uma linha tecnológica específica, de modo a fornecer à estudante formação especializada.



1aFASE 

  GEOMETRIA ANALÍTICA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

JULIANELLI, J. R. Cálculo vetorial e geometria analítica. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. 



WINTERLE, Paulo. Vetores e geometria analítica. 2. ed. São Paulo: Pearson, c2014. 

19 

LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1994. v. 1. 

20 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CONDE, Antônio. Geometria analítica. São Paulo: Atlas, 2004. 



DE CAROLI, Alesio João; CALLIOLI, Carlos A; FEITOSA, Miguel Oliva. Matrizes, vetores, geometria analítica: teoria e exercícios. São Paulo: Nobel, c1976. 



SIMMONS, George Finlay. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Makron Books, c1987. v. 1. 



STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Geometria analítica. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, c1987. 

17 

PRINCIPE JUNIOR, Alfredo dos Reis. Noções de geometria descritiva. São Paulo: Nobel, c1970. v. 1. 



  

QUÍMICA GERAL 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BRADY, James E.; SENESE, Frederick. Química: a matéria e suas transformações. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2009. 2 v. 

10 

E-book 


CHANG, Raymond. Química geral: conceitos essenciais. São Paulo: McGraw-Hill, c2010. 

15 

KOTZ, John C; TREICHEL, Paul; WEAVER, Gabriela C. Química geral e reações químicas. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 2 v. 

10 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ATKINS, P. W; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 



BROWN, Lawrence Stephen; HOLME, Thomas A. Química geral aplicada à engenharia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 



RUSSELL, John Blair. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. 2 v.  

10 

SPENCER, James N. Química: estrutura e dinâmica. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 2 v.  



BACCAN, Nivaldo. Química analítica quantitativa elementar. 3. ed. São Paulo: E. Blucher, 2001. 

12 

  

QUÍMICA ORGÂNICA I 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

MCMURRY, John. Química orgânica. São Paulo: Cengage Learning, 2011. v. 1. 

12 

SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B. Química orgânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v. 1. 

24 

VOLLHARDT, K. Peter C; SCHORE, Neil Eric. Química orgânica: estrutura e função. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 

10 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CONSTANTINO, Mauricio Gomes. Química orgânica: curso básico universitário. Rio de Janeiro: LTC, 2008. v. 1. 



SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B; JOHNSON, Robert G. Química orgânica: guia de estudo e manual de soluções para acompanhar. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v. 1. 

E-book 


KOTZ, John C; TREICHEL, Paul; WEAVER, Gabriela C. Química geral e reações químicas. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. v. 1. 

11 

BRUICE, Paula Yurkanis. Química orgânica. 4. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2006. v. 1. 

10 

MORRISON, Robert Thornton,; BOYD, Robert Neilson. Química orgânica. 16. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011. 



  

CÁLCULO I 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mírian Buss. Cálculo A: funções, limite, derivação e integração. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, c2007.  

31 

STEWART, James. Cálculo. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. v. 1. 

21 

LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1994. v. 1. 

20 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

LARSON, Ron; FALVO, David C. Cálculo aplicado: curso rápido. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 



MORETTIN, Pedro A.; HAZZAN, Samuel; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Cálculo: funções de uma e várias variáveis. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 

E-book 


ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen Paul. Cálculo. 8. ed. São Paulo: Artmed, 2002. v. 1. 

10 

SIMMONS, George Finlay. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Makron Books, c1987. v. 1. 



GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. v. 1. 

E-book 


   

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DO PETRÓLEO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

AMUI, Sandoval. Petróleo e gás natural para executivos: exploração de áreas, perfuração e completação de poços e produção de hidrocarbonetos. Rio de Janeiro: Interciência, 2010. 

10 

BRASIL, Nilo Indio do. Sistema internacional de unidades: grandezas físicas e físico-químicas: recomendações das normas ISO para terminologia e símbolos. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2013. 



THOMAS, José Eduardo; PETROBRAS. Fundamentos de engenharia de petróleo. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência: Petrobras, 2004. 

23 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ROCHA, Luiz Alberto Santos; AZEVEDO, Cecilia Toledo de. Projetos de poços de petróleo: geopressões e assentamento de colunas de revestimentos. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Interciência, 2009. 

14 

ROCHA, Luiz Alberto Santos; PETROBRAS. Perfuração direcional. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2008. 

14 

SANTOS, Otto Luiz Alcântara. Segurança de poço na perfuração. São Paulo: Blucher, 2013. 



ZAMITH, M. R. A Industria Para-Petroleira Nacional e o seu Papel na Competitividade do “Diamante Negro” Brasileiro. Tese (Doutorado em Energia) - Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999. 

On-line 

MENEZELLO, Maria D'Assunção Costa. Comentários a lei do petróleo: Lei Federal n. 9.478, de 6-8-1997. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 

10 

  

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

LEAKE, James M. Manual de desenho técnico para engenharia: desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: LTC, 2010.  



SPECK, Henderson José; PEIXOTO, Virgílio Vieira. Manual básico de desenho técnico. 8. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 



PRINCIPE JUNIOR, Alfredo dos Reis. Noções de geometria descritiva. São Paulo: Nobel, c1970. v.1. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CRUZ, Michele David. Desenho técnico para mecânica: conceitos, leitura e interpretação. São Paulo: Editora Érica, 2010. 



NASCIMENTO, Roberto Alcarria do, NASCIMENTO, Luís Renato do. Desenho Técnico: Conceitos Teóricos, Normas Técnicas E Aplicações Práticas. Viena, 2014. 



BARETA, Deives Roberto; WEBBER, Jaíne. Fundamentos de desenho técnico mecânico. Caxias do Sul: EDUCS. 2010. 



SILVA, Arlindo. Desenho técnico moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 

E-book 


OLIVEIRA, Adriano de. AutoCAD 2014 3D avançado: modelagem e Render com Mental Ray. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. 



  

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

SALIBA, Walter Luiz Caram. Técnicas de programação: uma abordagem estruturada. São Paulo: Makron Books, c1993.  



CORMEN, Thomas H. Algoritmos: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 



FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPÄCHER, Henri Frederico. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2005. 

10 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CELES, Waldemar; CERQUEIRA, Renato; RANGEL, José Lucas. Introdução a estruturas de dados: com técnicas de programação em C. Rio de Janeiro: Elsevier, c2004.  



HUTH, Michael; RYAN, Mark. Lógica em ciência da computação: modelagem e argumentação sobre sistemas. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 



LOPES, Anita; GARCIA, Guto. Introdução à programação: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2002. 



SOUZA, Marco Antonio Furlan de et al. Algoritmos e lógica de programação. São Paulo: Thomson, c2005. 



DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. C++: como programar. 5. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2006. 

16 

  

2aFASE 

FÍSICA I 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 4. ed. rev. São Paulo: E. Blücher, c2002. v. 1.  



HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v. 1. 

20 

E-book 


TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 1. 

11 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física: um curso universitário. 2. ed. rev. São Paulo: E. Blucher, 1972. v. 1. 



CHAVES, Alaor; SAMPAIO, Jose Luiz. Física básica: mecânica. São Paulo: LTC: LAB, 2007. 



KNIGHT, Randall D. Física: Uma abordagem estratégica – volume 1: Mecânica Newtoniana, Gravitação, Oscilações e Ondas. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman. 2009. v.1. 



CUTNELL, John D.; JOHNSON, Kenneth W. Física. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 1. 



YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física I: mecânica. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008. v.1. 



  

ÁLGEBRA LINEAR 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

ANTON, Howard; RORRES, Chris. Algebra linear com aplicações.  8. ed. Porto Alegre: Bookman, c2000. 

14 

BOLDRINI, Jose Luiz et al. Álgebra linear. 3. ed., ampl. e rev. São Paulo: Harbra, 1986.  

18 

STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Álgebra linear. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1987. 

13 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ANTON, Howard; BUSBY, Robert C. Álgebra linear contemporânea. Porto Alegre: Bookman, 2006. 

E-book 


CALLIOLI, Carlos A; COSTA, Roberto C. F; DOMINGUES, Hygino H. Álgebra linear e aplicações. 6. ed. reform. São Paulo: Atual, 1990. 



KREYSZIG, Erwin. Matemática superior para engenharia. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 3 v. 



LIPSCHUTZ, Seymour. Álgebra linear: teoria e problemas. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Makron Books, c1994. 



STRANG, Gilbert. Álgebra linear e suas aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 



  

CÁLCULO II 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen Paul. Cálculo.  8. ed. São Paulo: Artmed, 2002. v.2 



STEWART, James. Cálculo.  São Paulo: Cengage Learning, 2009. v.2. 

18 

GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo.  5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. v.2. 

10 

E-book 


Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica.  3. ed. São Paulo: Harbra, 1994. v.2. 



THOMAS, George Brinton; HASS, Joel; WEIR, Maurice D. Cálculo. 12. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012. v.2. 



SIMMONS, George Finlay. Cálculo com geometria analítica.  São Paulo: Makron Books, c1987. v.2. 



ZILL, Dennis G.; CULLEN, Michael R. Matemática avançada para engenharia. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 2 v. 



GONÇALVES, Mírian Buss; FLEMMING, Diva Marília. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. 2. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2007.  

17 

   

DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

OLIVEIRA, Adriano de. AutoCAD 2010: modelagem 3D e renderização. São Paulo: Érica, 2009. 



SPECK, Henderson José; PEIXOTO, Virgílio Vieira. Manual básico de desenho técnico. 8. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 



TREMBLAY, Thom. Autodesk inventor 2012 e inventor LT 2012 essencial: guia de treinamento oficial. Porto Alegre: Bookman, 2012.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

LEAKE, James M. Manual de desenho técnico para engenharia: desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: LTC, 2010.  



BARETA, Deives Roberto; WEBBER, Jaíne. Fundamentos de desenho técnico mecânico. Caxias do Sul: EDUCS, 2010. 



SCHMITT, Alexander; SPENGEL, Gerd; WEINAND, Ewald. Desenho tecnico fundamental. São Paulo: EPU, 1977. 



SILVA, Arlindo. Desenho técnico moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.  

E-book 


OLIVEIRA, Adriano de. AutoCAD 2014 3D avançado: modelagem e Render com Mental Ray. São Paulo: Érica, 2014.  



  

QUÍMICA ORGÂNICA II 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

VOLLHARDT, K. Peter C; SCHORE, Neil Eric. Química orgânica: estrutura e função. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 



SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B. Química orgânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v. 2. 

13 

E-book 


MCMURRY, John. Química orgânica.  São Paulo: Cengage Learning, 2011. v. 2. 

17 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CONSTANTINO, Mauricio Gomes. Química orgânica: curso básico universitário. Rio de Janeiro: LTC, 2008. v. 2. 



SILVERSTEIN, Robert M; WEBSTER, Francis X; KIEMLE, David J. Identificação espectrométrica de compostos orgânicos. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 



SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B; JOHNSON, Robert G. Química orgânica: guia de estudo e manual de soluções para acompanhar. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v. 2. 

E-book 

MORRISON, Robert Thornton; BOYD, Robert Neilson. Química orgânica. 16. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011. 



BRUICE, Paula Yurkanis. Química orgânica. 4. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2006. v. 2. 

10 

    

QUÍMICA EXPERIMENTAL 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BACCAN, Nivaldo. Química analítica quantitativa elementar.  3. ed. São Paulo: E. Blucher, 2001. 

12 

RUSSELL, John Blair. Química geral.  2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. 2 v. 

10 

MCMURRY, John. Química orgânica.  São Paulo: Cengage Learning, 2011. v. 1. 

12 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CHANG, Raymond. Química geral: conceitos essenciais. São Paulo: McGraw-Hill, c2010. 

15 

HOLLER, F. James; SKOOG, Douglas A.; CROUCH, Stanley R. Princípios de análise instrumental. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 



SILVERSTEIN, Robert M; WEBSTER, Francis X; KIEMLE, David J. Identificação espectrométrica de compostos orgânicos. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 



MENDHAM, J. Vogel análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 



KOTZ, John C; TREICHEL, Paul; WEAVER, Gabriela C. Química geral e reações químicas. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 2 v. 



  3aFASE

FÍSICA II 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v.2. 

20 

E-book 


NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 4. ed. rev. São Paulo: E. Blücher, c2002. v.2. 

12 

TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.2. 

11 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física: um curso universitário. 1. ed. São Paulo: E. Blucher, c1972. v.2. 



CHAVES, Alaor. Física básica: gravitação, fluidos, ondas, termodinâmica. Rio de Janeiro: LTC: LAB, 2007. 



JEWETT JUNIOR, John W; SERWAY, Raymond A. Física para cientistas e engenheiros. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. v.2. 



RESNICK, Robert; HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S. Física. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. v.2. 

E-book 


CUTNELL, John D.; JOHNSON, Kenneth W. Física. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 2. 



  

FÍSICA EXPERIMENTAL I 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

PIACENTINI, J.J. Introdução ao Laboratório de Física. São Paulo: Ed. Edgar Blucher, 1998. 



HELENE, Otaviano A. M.; VANIN, Vito R. Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. 2. ed. Ed. Edgard Blücher, 1991. 



VUOLO, José Henrique. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: E. Blucher, c1996. 

10 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 4. ed. rev. São Paulo: E. Blücher, c2002. v.1. 



SERWAY, Raymond A; JEWETT, John W. Princípios de física. São Paulo: Cengage Learning, 2014. v.4. 



HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v.1. 

20 

E-book 


TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.  v.1. 

10 

YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física I: mecânica. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008. 



  

GEOLOGIA GERAL 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

POMEROL, Charles. Princípios de geologia: técnicas, modelos e teorias. 14. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 



TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2009.  



PRESS, Frank. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

LANDIM, Paulo Milton Barbosa. Análise estatística de dados geológicos multivariados. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 



HASUI, Yociteru. Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2012. 



SUGUIO, Kenitiro. Rochas sedimentares: propriedades - gênese - importância econômica. São Paulo: E. Blucher, c1980. 



POPP, Jose Henrique. Geologia geral. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 

E-book 


FOSSEN, Haakon. Geologia estrutural. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.  



  

  CÁLCULO III 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1994. 2 v. 



STEWART, James. Cálculo. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. v. 2. 

11 

GONÇALVES, Mírian Buss; FLEMMING, Diva Marília. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. 2. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2007.  

17 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

JULIANELLI, J. R. Cálculo vetorial e geometria analítica. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. 



BEER, Ferdinand Pierre; JOHNSTON, E. Russell. Mecânica vetorial para engenheiros. 5. ed. rev. São Paulo: Makron Books, c1994. 2. v. 



KREYSZIG, Erwin. Matemática superior para engenharia. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 3. 



GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. v. 4. 



ZILL, Dennis G.; CULLEN, Michael R. Matemática avançada para engenharia. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 2 v. 



  

ESTÁTICA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

HIBBELER, R. C. Estática: mecânica para engenharia. 12. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2011. 

12 

BEER, Ferdinand Pierre. Mecânica vetorial para engenheiros: estática. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012. 

E-book 


MERIAM, J. L; KRAIGE, L. G. Mecânica para engenharia. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 2 v. 

11 

E-book 


Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BEER, Ferdinand Pierre et al. Mecânica dos materiais. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. 

E-book 


BUDYNAS, Richard G; NISBETT, J. Keith. Elementos de máquinas de shygley. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. 



SHAMES, Irving Herman. Mecânica para engenharia.  4. ed. São Paulo: Makron Books, c2002. 2 v.  



HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais.  7. ed. São Paulo: Pearson, 2009. 

21 

MERIAM, J. L; KRAIGE, L. G. Mecânica para engenharia: dinâmica.  6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.2. 



   

ESTATÍSTICA APLICADA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

MORETTIN, Pedro A.; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Estatística básica.  5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 

13 

E-book 


TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística: atualização da tecnologia. 11. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.  



MONTGOMERY, Douglas C.; RUNGER, George C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros.  5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais.  6. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006. 



MORETTIN, Luiz Gonzaga. Estatística básica: probabilidade e inferência, volume único. São Paulo: Pearson: Makron Books, c2010.  



SPIEGEL, Murray R. Probabilidade e estatística.  São Paulo: Makron Books, c1977.  



WALPOLE, Ronald E. Probabilidade e estatística: para engenharia e ciências. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, c2009. 



KREYSZIG, Erwin. Matemática superior para engenharia.  9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 3 v.  

12 

  

PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA DOS MATERIAIS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 

16 

E-book 


NUNES, Laerce de Paula. Fundamentos de resistência à corrosão. Rio de Janeiro: Interciência, 2007. 



AN VLACK, Lawrence H. Princípios de ciência e tecnologia dos materiais. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, c2003. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

MANO, E. B. Polímeros como materiais de engenharia. São Paulo: Blucher, 1991. 



SILVA, André Luiz V. da Costa e; MEI, Paulo Roberto. Aços e ligas especiais. 3. ed. rev. São Paulo: Blucher, 2010. 



NEWELL, James. Fundamentos da moderna engenharia e ciência dos materiais. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 



CHIAVERINI, Vicente. Aços e ferros fundidos: característicos gerais, tratamentos térmicos, principais tipos. 6 ed. São Paulo: ABM, 1988. 



NEWELL, J. Fundamentos da moderna engenharia e ciência dos materiais. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 



   

4aFASE 

FÍSICA EXPERIMENTAL II 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

PIACENTINI, João J. (Et al). Introdução ao laboratório de física. 5. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 



HELENE, Otaviano A. M.; VANIN, Vito R. Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. 2. ed. Ed. Edgard Blücher, 1991. 



VUOLO, José Henrique. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, c1996.  

10 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v.2. 

19 

E-book 


NUSSENZVEIG, H.N. Curso de Física Básica. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. v.2. 

12 

JEWETT JUNIOR, John W; SERWAY, Raymond A. Física para cientistas e engenheiros. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. v.2. 



CUTNELL, John D.; JOHNSON, Kenneth W. Física. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 2. 



YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física II: termodinâmica e ondas. 12.ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008. 



  

FÍSICA III 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v.3. 

20 

E-book 


NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 4. ed. rev. São Paulo: E. Blücher, c2002. v.3. 

10 

TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.3. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física: um curso universitário. 1. ed. São Paulo: E. Blucher, c1972. v.2. 



CHAVES, Alaor. Física básica: eletromagnetismo. Rio de Janeiro: LTC: LAB, 2007.  



KNIGHT, Randall D. Física: uma abordagem estratégica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. v.3. 



CUTNELL, John D.; JOHNSON, Kenneth W. Física. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 2. 



YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A; FORD, A. Lewis. Física III: eletromagnetismo. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, c2008.  



  

GEOLOGIA DO PETRÓLEO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

SELLEY, Richard C.; SONNENBERG, Stephen A. Geologia do petróleo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 



THOMAS, José Eduardo; PETROBRAS. Fundamentos de engenharia de petróleo. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência: Petrobras, 2004.  

23 

PRESS, Frank. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BEAUMONT, E. A.; FOSTER, Norman H. (Ed.). Exploring for oil and gas traps.  Tulsa, Okla.: American Association of Petroleum Geologists, 1999. 



POMEROL, Charles. Princípios de geologia: técnicas, modelos e teorias. 14. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 



SUGUIO, Kenitiro. Rochas sedimentares: propriedades - gênese - importância econômica. São Paulo: E. Blucher, c1980. 



TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2009.  



POPP, Jose Henrique. Geologia geral. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 

E-book 


  

CÁLCULO IV 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BOYCE, William E; DIPRIMA, Richard C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 

16 

KREYSZIG, Erwin. Matemática Superior para Engenharia. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.3. 



ZILL, Dennis G.; CULLEN, Michael R. Equações diferenciais.3. ed. São Paulo: Pearson Education: Makron Books, 2001. v.1. 

15 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

LEITHOLD. Louis. O cálculo com geometria analítica. 3.ed. São Paulo: Harbra, 1994. 



ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen Paul. Cálculo. 8. ed. São Paulo: Artmed, 2002. v.2. 



STEWART, James. Cálculo. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 

27 

BOLDRINI, Jose Luiz et al. Álgebra linear. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1986.  

18 

ZILL, Dennis G.; CULLEN, Michael R. Matemática avançada para engenharia. 3.ed. v. 1 e 2. Porto Alegre: Bookman, 2009. 

10 

   

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais.  7. ed. São Paulo: Pearson, 2009. 

21 

BEER, Ferdinand Pierre et al. Mecânica dos materiais. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. 

10 

E-book 


GERE, James M; GOODNO, Barry J. Mecânica dos materiais.  7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CRANDALL, Stephen H; DAHL, Norman C; LARDNER, Thomas J. An introduction to the mechanics of solids.  2nd. ed. New York, NY: McGraw-Hill, c1999.  



NASH, William A; POTTER, Merle C. Resistência dos materiais.  5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.  



POPOV, E. P. Introdução à mecânica dos sólidos.  São Paulo: E. Blucher, c1978.  



BRAGANÇA, Antonio C.F, CRIVELARO, Marcos. Fundamentos de Resistência dos Materiais. São Paulo: LTC, 2016. 



RILEY, William F., STURGES, leroy D., MORRIS, Don H. Mecânica dos Materiais, 5.ed. São Paulo, LTC, 2003. 



  

TERMODINÂMICA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BORGNAKKE, C; SONNTAG, Richard Ewin. Fundamentos da termodinâmica. São Paulo: Blucher, c2013. 

18 

ÇENGEL, Yunus A; BOLES, Michael A. Termodinâmica. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 

16 

MORAN, Michael J.; SHAPIRO, Howard N. Princípios de termodinâmica para engenharia. 6. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 

14 

E-book 


Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CHAVES, Alaor. Física básica: gravitação, fluidos, ondas, termodinâmica. Rio de Janeiro: LTC: LAB, 2007.  



LEVENSPIEL, Octave. Termodinâmica amistosa para engenheiros. São Paulo: E. Blucher, 2002. 



LUIZ, Adir Moysés. Termodinâmica: teoria e problemas. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 



SMITH, J. M; VAN NESS, H. C; ABBOTT, Michael M. Introdução à termodinâmica da engenharia química. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 



YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física II: termodinâmica e ondas. 12.ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008. 



   

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração.  2.ed. rev. São Paulo: MacGraw-Hill do Brasil, c1976. 

10 

CLEGG, Stewart R; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R; CALDAS, Miguel Pinto; FACHIN, Roberto Costa; FISCHER, Tânia. Handbook de estudos organizacionais.  São Paulo: Atlas, 2004. v.2. 

15 

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002. 

11 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ADIZES, Ichak. Os ciclos de vida das organizações: como e porque as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. São Paulo: Thomson Pioneira Learning, c1990.  



ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Teoria geral da administração: das origens às perspectivas contemporâneas. São Paulo: M. Books, 2007. 



HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. 8. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2004. 



RAMOS, Alberto Guerreiro. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1989. 



SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 25. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009. 

10 

  

5aFASE 

GEOFÍSICA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

SCHÖN, Jürgen. Propriedades físicas das rochas aplicadas à engenharia: fundamentos teóricos e práticos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 



KEAREY, P.; BROOKS, M; HILL, Ian. Geofísica de exploração. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.  

14 

AMINZADEH, Fred; DASGUPTA, Shivaji N. Geofísica para engenheiros de petróleo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

FERNANDES, C. E de M. Fundamentos de física para geociências, volume I: campos terrestres gravítico, deformacional e hidrodinâmico. Rio de Janeiro: Interciência, 2007. 



BLAKELY, Richard J. Potential theory in gravity and magnetic applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.  



BULLEN, K. E.; BOLT, Bruce A. An introduction to the theory of seismology. 4. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.  



BURGER, Henry Robert. Introduction to applied geophysics: exploring the shallow subsurface. New York, NY; London: W. W. Norton & company, 2006.  



TELFORD, W. M; GELDART, L. P.; SHERIFF, Robert E. Applied geophysics. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.  



  

CÁLCULO NUMÉRICO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BURDEN, Richard L; FAIRES, J. Douglas. Análise numérica.  São Paulo: Cengage Learning, 2008.  



CHAPRA, Steven C. Métodos numéricos aplicados com matlab para engenheiros e cientistas.  3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 

18 

CHAPRA, Steven C; CANALE, Raymond P. Métodos numéricos para engenharia.  5. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CUNHA, Cristina. Métodos numéricos.  2. ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003.  



RUGGIERO, Marcia A. Gomes; LOPES, Vera Lucia da Rocha. Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1998.  



SPERANDIO, Décio; MENDES, João Teixeira; SILVA, Luiz Henry Monken e. Cálculo numérico: características matemáticas e computacionais dos métodos numéricos. São Paulo: Prentice-Hall, 2003.  



STRANG, Gilbert. Álgebra linear e suas aplicações.  São Paulo: Cengage Learning, 2010.  



KREYSZIG, Erwin. Matemática superior para engenharia.  9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 2 e 3. 



  

MECÂNICA DOS FLUIDOS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BISTAFA, Sylvio Reynaldo. Mecânica dos fluidos: noções e aplicações. São Paulo: Blucher, 2010.  

10 

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T; PRITCHARD, Philip J. Introdução à mecânica dos fluidos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

18 

E-book 


BRUNETTI, Franco. Mecânica dos fluidos. 2. ed. rev. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008. 

10 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CATTANI, Mauro S. D. Elementos de mecânica dos fluidos. 2.ed. São Paulo: E. Blucher, 2005. 



WHITE, Frank M. Mecânica dos fluidos. 6.ed. Porto Alegre: AMGH, 2011. 

E-book 

CENGEL, Yunus A.; CIMBALA, John M. Mecânica dos fluidos: fundamentos e aplicações. São Paulo: McGraw-Hill, 2007. 



POTTER, Merle C; WIGGERT, D. C. Mecânica dos fluidos. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.  



MUNSON, Bruce Roy; YOUNG, Donald F.; OKIISHI, T. H. Uma introdução concisa à mecânica dos fluidos. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, 2005.  



  

FUNDAMENTOS DO DIREITO DO PETRÓLEO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

QUINTANS, Luiz Cezar P. Manual de direito do petróleo. São Paulo: Atlas, 2015. 



MARTINS, Sérgio Pinto. Instituições de direito público e privado. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2015.  

10 

RIBEIRO, Marilda Rosado de Sá. Direito do petróleo. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2014.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

AGUILLAR, Fernando Herren. Direito econômico: do direito nacional ao direito supranacional. 5. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016. 



GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988: interpretação e crítica. 14. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2010. 



MUKAI, Toshio. Concessões, permissões e privatizações de serviços públicos: comentários à lei n. 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, e à Lei n. 9.074/95, das Concessões do Setor Elétrico (com as alterações da Lei n. 9.648/98). 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007. 



SUNDFELD, Carlos Ari; NUSDEO, Ana Maria de Oliveira. Direito Administrativo Econômico. São Paulo: Malheiros, 2000. 



MASSO, Fabiano Del. Direito econômico esquematizado. 4. ed. São Paulo: Método, 2016. 



  

FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

ROCHA, Luiz Alberto Santos; AZEVEDO, Cecilia Toledo de. Projetos de poços de petróleo: geopressões e assentamento de colunas de revestimentos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2009.  

14 

ROCHA, Luiz Alberto Santos; PETROBRAS. Perfuração direcional. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2008.  

14 

CAENN, Ryen; DARLEY, H. C. H.; GRAY, George R. Fluidos de perfuração e completação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ARCHER, J. S.; WALL, C. G. Petroleum engineering: principles and practice. London: Graham and Trotman, 1994.  



CORRÊA, Oton Luiz Silva. Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2012.  



AMUI, Sandoval. Petróleo e gás natural para executivos: exploração de áreas, perfuração e completação de poços e produção de hidrocarbonetos. Rio de Janeiro: Interciência, 2010. 

11 

MITCHELL, Robert F., MISKA, Stefan Z., Fundamentals of Drilling Engineering, SPE Textbook series vol. 12, 2011 



BOURGOYNE Jr, A. T, MILLHEIM, K. K., CHENEVERT, M. E., YOUNG Jr, F. S. Applied Drilling Engineering, SPE Series Textbooks, Richardson, TX, USA, 1986. 



  

GEOMECÂNICA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

ROCHA, Luiz Alberto Santos; AZEVEDO, Cecilia Toledo de. Projetos de poços de petróleo: geopressões e assentamento de colunas de revestimentos. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Interciência, 2009.  

14 

AADNØY, Bernt Sigve; LOOYEH, Reza. Petroleum rock mechanics: drilling operations and well design. Boston, MA: Elsevier, 2010. 



ZOBACK, Mark D. Reservoir geomechanics. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

FIORI, Alberto Pio; WANDRESEN, Romualdo. Tensões e deformações em geologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2014. 



FJAER, Erling. Petroleum related rock mechanics.  2 ed. Oxford: Elsevier, 2008. 



JAEGER, J. C.; COOK, Neville G. W; ZIMMERMAN, Robert Wayne. Fundamentals of rock mechanics.  4. ed. Malden, MA: Blackwell, 2007.  



WANG, Herbert. Theory of linear poroelasticity: with applications to geomechanics and hydrogeology. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 2000. 287 p. 



MAVKO, G.; MUKERJI, T.; DVORKIN, J. The Rock Physics Handbook. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. 



  

INSTRUMENTAÇÃO E MEDIÇÃO DE PETRÓLEO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BEGA, Egídio Alberto (Org). Instrumentação industrial. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011. 



NUNES, Giovani Cavalcanti; MEDEIROS, José Luiz de; ARAÚJO, Ofélia de Queiroz Fernandes. Modelagem e controle na produção de petróleo. São Paulo: Blucher, 2010. 



CAMPOS, Mario Massa de; TEIXEIRA, Herbert C. G. Controles típicos de equipamentos e processos industriais. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ERDMANN, Rolf Hermann. Administração da produção: planejamento, programação e controle. Florianópolis: Papa-Livro, 2000. 



SEBORG, Dale E. Process dynamics and control. 3. ed. Hoboken, N.J.: Wiley, c2011. 

10 

SIGHIERI, Luciano; NISHINARI, Akiyoshi. Controle automático de processos industriais: instrumentação. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, c1973. 



ZACCARELLI, Sérgio B. Programação e controle da produção. 8. ed. São Paulo: Pioneira, 1987. 



TELLES, Pedro Carlos da Silva. Materiais para equipamentos de processo. 6. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2003. 



  

FÍSICA EXPERIMENTAL III 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física.  9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v.3. 

20 

TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros. 6. Ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009. v.2. 

11 

YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A; FORD, A. Lewis. Física III: eletromagnetismo. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, c2008. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

SERWAY, Raymond A; JEWETT, John W. Princípios de física. São Paulo: Cengage Learning, 2014.  v.3. 

10 

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 4. ed. rev. São Paulo: E. Blücher, c2002. v.3. 

10 

KNIGHT, Randall D. Física: uma abordagem estratégica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. v.3. 



FEYNMAN, Richard Phillips; LEIGHTON, Ralph; SANDS, Matthew L. Lições de física de Feynman. Porto Alegre: Bookman, 2008. 



PIACENTINI, João J. (Et al). Introdução ao laboratório de física. 5. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.  



  

6aFASE 

ENGENHARIA DE RESERVATÓRIOS I 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

ROSA, Adalberto José; CARVALHO, Renato de Souza; XAVIER, José Augusto Daniel. Engenharia de reservatórios de petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.  

28 

MCCAIN, William D. The properties of petroleum fluids. 2nd ed. Tulsa, Okla.: Pennwell Publishing, c1990. 



DANESH, Ali. PVT and phase behaviour of petroleum reservoir fluids. Amsterdam: New York, NY: Elsevier, 1998.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ROSA, Adalberto José; CARVALHO, Renato de Souza. Previsão de comportamento de reservatórios de petróleo: métodos analíticos. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.  



EZEKWE, Nnaemeka. Petroleum Reservoir Engineering Practice. Prentice Hall, 2011. 



THOMAS, José Eduardo; PETROBRAS. Fundamentos de engenharia de petróleo. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência: Petrobras, 2004.  

23 

DAKE, L. P. Engenharia de reservatórios: fundamentos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.  

10 

DAKE, L. P. The practice of reservoir engineering. Oxford: Elsevier, 2001. 



  

ENGENHARIA DE POÇO I 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

ROCHA, Luiz Alberto Santos; AZEVEDO, Cecilia Toledo de. Projetos de poços de petróleo: geopressões e assentamento de colunas de revestimentos. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2009.  

14 

ROCHA, Luiz Alberto Santos; PETROBRAS. Perfuração direcional. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2008. 

14 

BOURGOYNE JR, A. T, MILLHEIM, K. K., CHENEVERT, M. E., YOUNG Jr, F. S. Richardson. Applied Drilling Engineering. Richardson, Texas: Society of Petroleum Engineers, 1986. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BELLARBY, Jonathan. Well completion design. Amsterdam: Elsevier, 2009.  



CAENN, Ryen; DARLEY, H. C. H.; GRAY, George R. Fluidos de perfuração e completação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.  



SANTOS, Otto Luiz Alcântara. Segurança de poço na perfuração. São Paulo: Blucher, 2013.  



THOMAS, José Eduardo; PETROBRAS. Fundamentos de engenharia de petróleo. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência: Petrobras, 2004. 

23 

ECONOMIDES, Michael J; HILL, A. D; EHLIG-ECONOMIDES, Christine. Petroleum production systems. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, c1994.  



  

TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA I 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

CREMASCO, Marco Aurélio. Fundamentos de transferência de massa. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2015.  



CENGEL, Yunus A.; GHAJAR, Afshin J. Transferência de calor e massa: uma abordagem prática. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.  



INCROPERA, Frank P. et al. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

17 

E-book 


Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BIRD, R. Byron; STEWART, Warren E.; LIGHTFOOT, Edwin N. Fenômenos de transporte. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 

E-book 


MALISKA, Clovis R. Transferência de calor e mecânica dos fluidos computacional. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2004. 



BRAGA FILHO, Washington. Fenômenos de transporte para engenharia. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 

E-book 

KREITH, Frank; BOHN, Mark; MANGLIK, Raj M. Princípios de transferência de calor. São Paulo: Cengage Learning, 2014. 



WELTY, James R. Fundamentals of momentum, heat and mass transfer. 5. ed. Hoboken, N.J.: J. Wiley, 2008. 



  

MÁQUINAS DE FLUXO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T; PRITCHARD, Philip J. Introdução à mecânica dos fluidos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

18 

E-book 


MACINTYRE, A. J.; NISKIER, Julio. Bombas e instalações de bombeamento. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: LTC, 1997. 

10 

MATTOS, Edson Ezequiel de; FALCO, Reinaldo. Bombas industriais. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1998. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

AZEVEDO NETTO, José M. de; ARAUJO, Roberto de. Manual de hidráulica.  8. ed. atual. São Paulo: E. Blucher, c1998.  

10 

HENN, Érico Antônio Lopes. Máquinas de fluído. 3. ed. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012. 



POTTER, Merle C; WIGGERT, D. C. Mecânica dos fluidos. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.  



MUNSON, Bruce Roy; YOUNG, Donald F.; OKIISHI, T. H. Uma introdução concisa à mecânica dos fluidos. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, 2005.  



BRUNETTI, Franco. Mecânica dos fluidos. 2. ed. rev. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008. 

10 

  

LOGÍSTICA INTEGRADA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

NOVAES, Antonio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus: c2007. 



DORNIER, Philippe-Pierre. Logística e operações globais: texto e casos. São Paulo: Atlas, 2000. 

11 

FERREIRA FILHO, Virgílio José Martins. Gestão de operações e logística na produção de petróleo: fundamentos, metodologia e modelos quantitativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, c2006. 

10 

CARDOSO, Luiz Cláudio dos Santos. Logística do petróleo: transporte e armazenamento. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. 



DIAS, Marco Aurelio P. Administracao de materiais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 



DONATO, Vitório. Logística para a indústria do petróleo, gás e biocombustíveis: estudo das redes logísticas estruturadas para atuarel em sistemas complexos de produção. São Paulo: Érica, 2012. 



JACOBSEN, Mércio. Administração de materiais: um enfoque logístico. Itajaí: Ed. da Univali, 2011. 



  

ESCOAMENTO EM TUBULAÇÕES 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T; PRITCHARD, Philip J. Introdução à mecânica dos fluidos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

18 

E-book 


GHIAASIAAN, Seyed Mostafa. Two-phase flow, boiling and condensation in conventional and miniature systems. Cambridge: University Press, 2008. 



ROSA, Eugênio S. (Eugênio Spanó). Escoamento multifásico isotérmico: modelos de multifluidos e de mistura. Porto Alegre: Artmed, c2012. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ANDREOLLI, Ivanilto. Introdução à Elevação e Escoamento Monofásico e Multifásico de Petróleo. Interciência, 2016. 



CAREY, V. P. (Van P.). Liquid-vapor phase-change phenomena. 2nd edition. New York: Taylor & Francis, 2008. 



AZEVEDO NETTO, José M. de. Manual de hidráulica. 9. ed. São Paulo: E. Blucher, 2015. 

10 

ISHII, M.; HIBIKI, Takashi. Thermo-fluid dynamics of two-phase flow. 2. ed. New York, NY: Springer, c2011. 



LEVY, Salomon. Two-phase flow in complex systems. Wiley and Sons, 1999. 



  

CIÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 

16 

E-book 


ASKELAND, Donald R; PHULÉ, Pradeep Prabhakar. Ciência e engenharia dos materiais. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, c2014.  



TELLES, Pedro Carlos da Silva. Materiais para equipamentos de processo. 6. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2003. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CRAMER, S. D.; COVINO JR, B. S. ASM Handbook Volume 13A - Corrosion: Fundamentals, Testing, and Protection. 5ª Impression. Ohio: ASM International, 2012. 



GENTIL, Vicente. Corrosão. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.  

E-book 

CRAMER, S. D.; COVINO JR, B. S. ASM Handbook Volume 13C - Corrosion: Environments and Industries. Ohio: ASM International, 2006.  



DUTRA, Aldo Cordeiro; NUNES, Laerce de Paula. Proteção catódica: técnica de combate à corrosão. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Interciência, 2006.  



REVIE R. W. Uhlig's Corrosion Handbook. Wiley: 2011. 



  

7aFASE 

ESTUDO GEOLÓGICO DE CAMPO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra.  2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2009.  



POPP, Jose Henrique. Geologia geral. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 

E-book 


PRESS, Frank. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

HASUI, Yociteru. Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2012. 



BEAUMONT, E. A.; FOSTER, Norman H. (Ed.). Exploring for oil and gas traps.  Tulsa, Okla.: American Association of Petroleum Geologists, 1999. 



POMEROL, Charles. Princípios de geologia: técnicas, modelos e teorias. 14. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 



FOSSEN, Haakon. Geologia estrutural. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.  



GUERRA, Antonio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfologico.  9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.  

E-book 


   

ENGENHARIA DE RESERVATÓRIO II 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

ROSA, Adalberto José; CARVALHO, Renato de Souza; XAVIER, José Augusto Daniel. Engenharia de reservatórios de petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.  

28 

AHMED, Tarek. Reservoir Engineering Handbook. Amsterdam: Elsevier: Gulf Professional Pub, 2010. 



DAKE, L. P. Engenharia de reservatórios: fundamentos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.  

10 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ROSA, Adalberto José; CARVALHO, Renato de Souza. Previsão de comportamento de reservatórios de petróleo: métodos analíticos. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.  



ALVARADO, Vladimir; MANRIQUE, Eduardo. Métodos de recuperação avançada de petróleo. Elsevier, 2014. 



EZEKWE, Nnaemeka. Petroleum Reservoir Engineering Practice. Prentice Hall, 2011. 



DAKE, L. P. The practice of reservoir engineering. Oxford: Elsevier, 2001. 



DONNEZ, Pierre. Essentials of reservoir engineering. França: technip, 2007. 



   

ENGENHARIA DE POÇO II 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BELLARBY, Jonathan. Well completion design. Amsterdam: Elsevier, 2009.  



MITCHELL, Robert F., MISKA, Stefan Z., Fundamentals of Drilling Engineering. Society of Petroleum, 2010. 



RENPU Wan. Engenharia de completação de poços. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ALLEN, Thomas O; ROBERTS, Alan P. Production operations: well Completions, workover and stimulation. Oil & Gas Consultants International. 2008. 



BRIDGES, Kenneth. Completion and Workover Fluids. Dallas: Society of  Petroleum, 2000. 



LONGLEY, Mark. Analysis for Well Completion. Austin: PETEX, 1984. 



PERRIN, Denis. Well Completion and Servieing: Oil and Gas Field Development Techniques. Paris: Technip.1999 



VAUGTH, James. Testing and Completing: unit 2, lesson 5. 3. ed. Austin: PETEX, 2001. 



  

TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA II 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

CREMASCO, Marco Aurélio. Fundamentos de transferência de massa. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2015.  



BRAGA FILHO, Washington. Fenômenos de transporte para engenharia. 2a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 

E-book 

INCROPERA, Frank P. et al. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

17 

E-book 


Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BIRD, R. Byron; STEWART, Warren E.; LIGHTFOOT, Edwin N. Fenômenos de transporte. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 

E-book 


Canedo, E. L., Fenômenos de transporte. LTC Editora, 2010. 



Cussler, E. L., Diffusion: Mass Transfer in Fluid Systems. 3. ed. Cambridge University Press, 2016. 



CENGEL, Yunus A.; GHAJAR, Afshin J. Transferência de calor e massa: uma abordagem prática. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012. 



Pinho, Maria Norberta de; Prazeres, Duarte Miguel. Fundamentos de Transferência de Massa. IST Press, 2008. 



  

MÉTODOS DE ELEVAÇÃO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

DONNELLY, Richard W. Artificial Lift (Oil and gas production). Austin: University of Texas, 1985. 



GUO, Boyun; LYONS, William C.; GHALAMBOR, Ali. Petroleum production engineering: a computer-assisted approach. Burlington, MA: Elsevier, 2007. 



ECONOMIDES, Michael J; HILL, A. D; EHLIG-ECONOMIDES, Christine. Petroleum production systems. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, c1994.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ALÉ, J.A.V. Sistemas fluido mecânicos sistemas de bombeamento. Porto Alegre: Apostila PUC-RS, 2011.  



FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T; PRITCHARD, Philip J. Introdução à mecânica dos fluidos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

18 

E-book 


TAKÁCS, Gábor. Gas lift: manual. Tulsa, Okla.: Pennwell Publishing, c1994.  



BROWN, Kermit E. Gas Lift: Theory and Practice Including a Review of Petroleum Engineering fundamentals.  Halow: Prentice Hall, 1983.   



BROWN, Kermit E. The Technology of Artificial Lift Methods:  Pressure Gradient Curves, Vertical Multiphase Annular Flow, Vertical Tubing Gas Production. Vertical Gas Injection, Vertical Tubing Water Injection. Tulsa: PeenWell Books, 1984 .  



  

SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

OGATA, Katsuhiko. Engenharia de controle moderno.  5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.  



NUNES, Giovani Cavalcanti; MEDEIROS, José Luiz de; ARAÚJO, Ofélia de Queiroz Fernandes. Modelagem e controle na produção de petróleo. São Paulo: Blucher, 2010. 



SEBORG, Dale E. Process dynamics and control. 3. ed. Hoboken, N.J.: Wiley, c2011. 

10 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

DORF, Richard C; BISHOP, Robert H. Sistemas de controle modernos.  12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.  



CAMPOS, Mario Massa de; TEIXEIRA, Herbert C. G. Controles típicos de equipamentos e processos industriais. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010. 



FRANKLIN, Gene F; POWELL, J. David; EMAMI-NAEINI, Abbas. Sistemas de controle para engenharia.  6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 



MONTEIRO, Luiz Henrique Alves. Sistemas dinâmicos complexos.  São Paulo: Livraria da Física, 2014.  



NISE, Norman S. Engenharia de sistemas de controle.  6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.  



  

IMPACTO AMBIENTAL DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

MACEDO, Ricardo Kohn de. Ambiente e Sustentabilidade: Metodologias para Gestão. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 



MENEZELLO, Maria D'Assunção Costa. Comentários a lei do petróleo: Lei Federal n. 9.478, de 6-8-1997. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.  

10 

MARIANO, Jacqueline Barboza. Impactos ambientais do refino de petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2005.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

QUINTANS, Luiz Cezar P. Manual de direito do petróleo. São Paulo: Atlas, 2015. 



ARARUNA JUNIOR, José Tavares; BURLINI, Patrícia. Gerenciamento de resíduos na indústria de petróleo e gás: os desafios da exploração marítima no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 



COMAR, Vito; TURDERA, Eduardo Mirko Valenzuela; COSTA, Fábio Edir dos Santos. Avaliação ambiental estratégica para o gás natural AAE/GN. Rio de Janeiro: Interciência, Dourados: UEMS, 2006.  



GARCIA, Katia Cristina; ROVERE, E. Lébre La. Petróleo: acidentes ambientais e riscos à biodiversidade. Rio de Janeiro: Interciência, 2011. 



PATIN, Stanislav Aleksandrovich. Environmental impact of the offshore oil and gas industry. New York, NY: EcoMonitor Pub., 1999.  



  

8aFASE 

SIMULAÇÃO DE RESERVATÓRIOS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

CHEN, Zhangxin. Reservoir simulation: mathematical techniques in oil recovery. Philadelphia: SIAM, 2007. 



MALISKA, Clovis R. Transferência de calor e mecânica dos fluidos computacional. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2004. 



CHAPRA, Steven C; CANALE, Raymond P. Métodos numéricos para engenharia. 5. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ROSA, Adalberto José; CARVALHO, Renato de Souza. Previsão de comportamento de reservatórios de petróleo: métodos analíticos. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.  



ROSA, Adalberto José; CARVALHO, Renato de Souza; XAVIER, José Augusto Daniel. Engenharia de reservatórios de petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. 

28 

DAKE, L. P. Engenharia de reservatórios: fundamentos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 

10 

DAKE, L. P. The practice of reservoir engineering. Oxford: Elsevier, 2001.  



ARCHER, J. S.; WALL, C. G. Petroleum engineering: principles and practice. London: Graham and Trotman, 1994. 



  

AVALIAÇÃO DE FORMAÇÕES 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

ROSA, Adalberto José; CARVALHO, Renato de Souza; XAVIER, José Augusto Daniel. Engenharia de reservatórios de petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. 

28 

DAKE, L. P. Engenharia de reservatórios: fundamentos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 

10 

AMINZADEH, Fred; DASGUPTA, Shivaji N. Geofísica para engenheiros de petróleo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ROSA, Adalberto José; CARVALHO, Renato de Souza. Previsão de comportamento de reservatórios de petróleo: métodos analíticos. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.  



ARCHER, J. S.; WALL, C. G. Petroleum engineering: principles and practice. London: Graham and Trotman, 1994. 



DAKE, L. P. The practice of reservoir engineering. Oxford: Elsevier, 2001. 



MCCAIN, William D. The properties of petroleum fluids. 2nd ed. Tulsa, Okla.: Pennwell Publishing, c1990. 



SELLEY, Richard C.; SONNENBERG, Stephen A. Geologia do petróleo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 



   

SISTEMAS DE PRODUÇÃO OFFSHORE 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

TELLES, Pedro Carlos da Silva. Tubulações industriais: cálculo. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.  



TELLES, Pedro Carlos da Silva. Tubulações industriais: materiais, projeto, montagem. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2001.  

10 

BAI, Yong; BAI, Qiang. Sistemas marítimos de produção de petróleo: processos, tecnologias e equipamentos offshore. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CHAKRABARTI, Subrata K. (Ed.). Handbook of offshore engineering.  Amsterdam: Elsevier, 2005. 2. v. 



CHAKRABARTI, Subrata K. Hydrodynamics of offshore structures.  Southampton: Computational Mechanics, 2001. 



FEE, D.A.; O’DEA, J. Technology for Developing Marginal Offshore Oilfields.  CRC Press, c1993. 



GOODFELLOW ASSOCIATES LIMITED (Org.). Offshore Engineering  Development of Small Oilfields. [s.l]: Springer, c1986. 



PATEL, M. H.; WITZ, J. A.: TANZ, Z. Flexible Riser Design Manual (Offshore Technology). London: Bentham Press, c1995. 



   

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO E REFINO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

FAHIM, Mohammed A.; AL-SAHHAF, Taher A.; ELKILANI, Amal Sayed. Introdução ao refino de petróleo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.  

15 

SOUSA, Elisabeth Cristina Molina de; ARAÚJO, Maria Adelina Santos; BRASIL, Nilo Índio do (Org.). Processamento de petróleo e gás: petróleo e seus derivados, processamento primário, processos de refino, petroquímica, meio ambiente. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.  



SZKLO, Alexandre Salem; ULLER, Victor Cohen. Fundamentos do refino de petróleo: tecnologia e economia. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2012.  

13 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BECKER, J. R. Crude oil waxes, emulsions, and asphaltenes. Tulsa, Okla.: Pennwell Publishing, c1997. 



CAMPOS, Adriana Fiorotti. Indústria do petróleo: desdobramentos e novos rumos da reestruturação Sul-Americana dos anos 90. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2014. 



MOKHATAB, Saeid; POE, William A. Processamento e transmissão de gás natural. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 



POMINI, Armando Mateus. A química na produção de petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2013.  



SPEIGHT, J.G. Rules of Thumb for Petroleum Engineers. Wiley, 2017.  



   

PROJETO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO I 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

KEELING, Ralph; BRANCO, Renato Ferreira. Gestão de projetos: uma abordagem global. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 

10 

RMANI, Domingos. Como elaborar projetos?: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000. 



DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 7. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.  



HELDMAN, Kim. Gerência de projetos: guia para exame oficial do PMI. 7. ed. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 



MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.  

E-book 


PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.  



MENEZES, Luís César de Moura. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 



  

GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

PONTE JUNIOR, Gerardo Portela da. Gerenciamento de riscos na indústria de petróleo e gás: conceitos e casos offshore e onshore. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 



CICCO, F. FANTAZZINI, M. L. Tecnologias consagradas de Gestão de Riscos. São Paulo: Risk Tecnologia Editora, 2003. 



SIMON, T. Environmental Risk Assessment: a toxicological approach. New York: CRC Press, 2014. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

AVEN, Terje; VINNEM, Jan Erik. Risk management with applications from the offshore petroleum industry. London: Springer, c2007. 



CETESB. Risco de Acidente de Origem Tecnológica: método para decisão e termos de referência, P4.261. 2. ed. São Paulo, 2011. 

On-line 

KUMAMOTO, Hiromitsu; HENLEY, Ernest J. Probabilistic risk assessment and management for engineers and scientists.  2. ed. New York: IEEE Press, c1996. 

On-line 

LOUVAR, Joseph F; LOUVAR, B. Diane. Health and environmental risk analysis: fundamentals with applications. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall, c1998. 



MOLAK, Vlasta. Fundamentals of risk analysis and risk management. Boca Raton, Fl: Lewis Publishers, c1997.  



  

9aFASE 



ESTUDOS INTEGRADOS DE RESERVATÓRIO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

COSENTINO, Luca. Integrated reservoir studies. Paris: 2001. 



CARLSON, Mike. Practical Reservoir Simulation. Penwell Publishing, 2006. 



SATTER, Abdus; THAKUR, Ganesh C. Integrated petroleum reservoir management: a team approach. Tulsa, Okla.: Pennwell Publishing, c1994. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ROSA, Adalberto José; CARVALHO, Renato de Souza; XAVIER, José Augusto Daniel. Engenharia de reservatórios de petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.  

28 

FANCHI, John R. Shared Earth Modeling. Gulf professional publishing, 2002. ISBN: 978075067522. 



FANCHI, John R. Integrated reservoir asset management: principles and best practices. Burlington, MA: Gulf Professional Pub., c2010.  



RINGROSE, Philip; BENTLEY, Mark. Reservoir Model Design: a practitioner's guide. Springer Netherlands, 2015. 



SATTER, Abdus; IQBAL, Ghulam; BUCHWALTER, James L. Practical enhanced reservoir engineering: assisted with Simulation Software. Pennwell Publishing, 2008. 



  

PROJETO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO II 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

KEELING, Ralph; BRANCO, Renato Ferreira. Gestão de projetos: uma abordagem global. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 

10 

MENEZES, Luís César de Moura. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 



ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos?: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica.  7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 



MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.  

E-book 


VARGAS, Ricardo Viana. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.  



PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.  



DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 7. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012.  



   

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

LACERDA, Antônio Corrêa de; RÊGO, José Márcio; MARQUES, Rosa Maria. Economia brasileira. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.  

11 

SAMANEZ, Carlos Patrício. Matemática financeira: aplicações à análise de investimentos. 4.ed. São Paulo: Prentice-Hall, c2007. 



MONTGOMERY, Douglas C.; RUNGER, George C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros.  5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BIDERMAN, Ciro; ARVATE, Paulo Roberto. Economia do setor público no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, c2005. 

11 

CASAROTTO FILHO, Nelson.; KOPITTKE, Bruno Hartmut. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 



DIAS, Marco Antonio Guimarães. Análise de investimentos com opções reais: teoria e prática com aplicações em petróleo e em outros setores. Rio de Janeiro: Interciência: Petrobras, 2014. v. 2. 



HIRSCHFELD, Henrique. Engenharia econômica e análise de custos. 7. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Atlas, c2000. 



SOUZA, Nilson Araújo de. Economia brasileira contemporânea: de Getúlio a Lula. 2.ed. ampl. São Paulo: Atlas, 2008. 



  

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Segurança do trabalho & gestão ambiental. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 



CARDELLA, Benedito. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada a missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. São Paulo: Atlas, 1999.  



MENDES, René. Patologia do trabalho. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2013. 2. v. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BRENTANO, Telmo. Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndio nas Edificações. 5. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. 



SEGURANÇA e medicina do trabalho. 73. ed. São Paulo: Atlas, 2014. 



CAMISASSA, Mara Queiroga. Segurança e saúde no trabalho: nrs 1 a 36 comentadas e descomplicadas. 9.ed. São Paulo: Método, 2015. 

E-book 

NUNES, Flávio de Oliveira. Segurança e saúde no trabalho: esquematizada. 2. ed. São Paulo: Método, 2014. v. 2. 

E-book 

WACHOWICZ, Marta Cristina. Segurança, saúde e ergonomia. 2. ed. Curitiba: Ibpex, Intercultural, 2012.  



  

DISCIPLINAS ELETIVAS: BIBLIOGRAFIA BÁSICA E ESPECÍFICA 



PESQUISA OPERACIONAL 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

CORMEN, Thomas H. Algoritmos: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 



FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPÄCHER, Henri Frederico. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2005. 

10 

ACKOFF, Russell Lincoln; SASIENI, Maurice W. Pesquisa operacional. Rio de Janeiro: LTC, 1971. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

SOUZA, Marco Antonio Furlan de et al. Algoritmos e lógica de programação. São Paulo: Thomson, c2005. 



RAÚJO, Everton Coimbra de. Algoritmos: fundamento e prática. 3.ed. Florianópolis: Visual Books, 2007.  



FERNANDES, Antonio Luiz Bogado. Construção de algoritmos. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 1998. 



LARSON, Ron; FARBER, Elizabeth. Estatística aplicada. 4.ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2010. 

14 

VELOSO, Paulo A. S; SANTOS, Clésio Saraiva dos; AZEREDO, Paulo Alberto de. Estruturas de dados. Rio de Janeiro: Campus, c1983. 



  

CONTABILIDADE DE CUSTOS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

MATARAZZO, Dante C. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 



MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.  

E-book 


ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20 ed. São Paulo: Atlas, c2003. 

E-book 


Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

MONDEN, Yasuhiro. Sistemas de redução de custos: custo-alvo e custo Kaizen. Porto Alegre: Bookman, 1999.  



HONG, Yuh Ching; MARQUES, Fernando; PRADO, Lucilene. Contabilidade e finanças: para não especialistas. 2.ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2007. 



KLAUSER, Ludwig J. M. Custo industrial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1975. 



MATZ, Adolph; CURRY, Othel J; FRANK, George W. Contabilidade de custos. 1.ed. São Paulo: Atlas, 1973. 3 v. 



TREUHERZ, Rolf Mario. Análise financeira por objetivos. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1978.  



  

CONTABILIDADE GERENCIAL 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

MATARAZZO, Dante C. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010 



ATKINSON, Anthony A. Contabilidade gerencial: informação para tomada de decisão e execução da estratégia. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 



TREUHERZ, Rolf Mario. Análise financeira por objetivos. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1978.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ANTHONY, Robert Newton. Contabilidade gerencial: uma introdução a contabilidade. São Paulo: Atlas, 1970.  



HONG, Yuh Ching; MARQUES, Fernando; PRADO, Lucilene. Contabilidade e finanças: para não especialistas. 2.ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2007.  



MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.  



ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20 ed. São Paulo: Atlas, c2003. 

E-book 


WELSCH, Glenn A; SANVICENTE, Antônio Zoratto. Orçamento empresarial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1983. 



  

GESTÃO AMBIENTAL 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

MACEDO, Ricardo Kohn de. Ambiente e Sustentabilidade: Metodologias para Gestão. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 



POLETO, Cristiano. Introdução ao gerenciamento ambiental. Rio de Janeiro: Interciência, 2010. 



DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, c2007. 



BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Segurança do trabalho & gestão ambiental. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 



BELTRÃO, Antônio F. G. Curso de direito ambiental. 2.ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Método, 2014.  



CANOTILHO, J. J. Gomes; LEITE, José Rubens Morato. Direito constitucional ambiental brasileiro. 6. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2015. 



TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 



  

TECNOLOGIAS DE CONVERSÃO DE ENERGIA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BORGES NETO, Manuel Rangel; CARVALHO, Paulo. Geração de Energia Elétrica: Fundamentos. Érica, São Paulo, 2012. 160p. 



GOSWAMI, D. Yogi; FRANK Kreith. Energy Conversion. CRC Press, 2007. 



ÇENGEL, Yunus A; BOLES, Michael A. Termodinâmica. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 

14 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BOYLE, G. Renewable energy: power for a sustainable future. Oxford: Oxford University Press, 2012. 



JOHANSSON, T. B. et. al. Renewable energy: sources for fuels and electricity. Washington, D.C.: Island Press, 1993. 



TOLMASQUIM, M. T. e SZKLO, A. S., A Matriz Energética Brasileira na Virada do Milênio. Rio de Janeiro: ENERGE, 2000. 



GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo. Energia, meio ambiente & desenvolvimento. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2008. 



REIS, Lineu Belico dos; FADIGAS, Eliane A. Amaral; CARVALHO, Cláudio Elias. Energia, recursos naturais e a prática do desenvolvimento sustentável. 2. ed. Barueri: Manole, 2012.  



  

EMPREENDEDORISMO 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.  



DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Sextante, 2008. 



DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

10 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BARON, Robert A.; SHANE, Scott Andrew. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007. 



COLLERE, Vanessa de Oliveira et al. Conversando sobre empreendedorismo. Joinville: Manuscritos, 2016. 



COLLINS, James C. Feitas para durar: práticas bem-sucedidas de empresas visionárias. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.  



FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 



DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 



  

INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOFÍSICOS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

FERNANDES, C. E de M. Fundamentos de física para geociências, volume I : campos terrestres gravítico, deformacional e hidrodinâmico. Rio de Janeiro: Interciência, 2007. 



KEAREY, P.; BROOKS, M; HILL, Ian. Geofísica de exploração. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.  

14 

AMINZADEH, Fred; DASGUPTA, Shivaji N. Geofísica para engenheiros de petróleo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

SCHÖN, Jürgen. Propriedades físicas das rochas aplicadas à engenharia: fundamentos teóricos e práticos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 



BLAKELY, Richard J. Potential theory in gravity and magnetic applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.  



TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra.  2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2009.  



TELFORD, W. M; GELDART, L. P.; SHERIFF, Robert E. Applied geophysics. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.  



NABIGHIAN, Misac N. Electromagnetic methods in applied geophysics. Tulsa, Okla.: Society of Exploration Geophysicists, 1991. v. 2. 



  

GEOESTATÍSTICA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

LANDIM, Paulo Milton Barbosa. Análise estatística de dados geológicos multivariados. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 



SELLEY, Richard C.; SONNENBERG, Stephen A. Geologia do petróleo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 



SOARES, Amílcar. Geoestatística para as ciências da terra e do ambiente. 3. ed. Lisboa: IST Press, 2014. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

FIORI, Alberto Pio; WANDRESEN, Romualdo. Tensões e deformações em geologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2014. 



POMEROL, Charles. Princípios de geologia: técnicas, modelos e teorias. 14. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 



POPP, Jose Henrique. Geologia geral. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 

E-book 


PETRI, Setembrino; FULFARO, Vicente Jose. Geologia do Brasil (fanerozoico). São Paulo: T. A. Queiroz: EDUSP, 1983. 



GUERRA, Antonio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfologico. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 



  

LIBRAS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de linguas de sinais. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: 2010. 



QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 



QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. 

E-book 


Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BRASIL. Congresso. Senado; BAUER, Paulo. Estatuto da pessoa com deficiência: lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.  



MOURA, M. C. O Surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. 



HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.  



SILVA, Solange Cristina da (Org.). Inclusão em foco: reflexões e ações no contexto das diferenças. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2016  



SMITH, Deborah Deutsch. Introdução à educação especial: ensinar em tempos de inclusão. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.  

E-book 

  

ESCOAMENTO EM MEIOS POROSOS 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BAGATINI, Elisângela Pinto Francisquetti. BORTOLI, Álvaro Luiz. Modelagem da migração de fluidos e combustão em meios porosos. Novas Edições Acadêmicas, 2015. 



BEAR, Jacob. Dynamics of fluids in porous media. New York: Dover, 1988. 



DONNEZ, Pierre. Essentials of reservoir engineering. França: technip, 2007. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CHEN, Zhangxin. Reservoir simulation: mathematical techniques in oil recovery. Philadelphia: SIAM, 2007. 



COSENTINO, Luca. Integrated reservoir studies. Paris: 2001. 



DANESH, Ali. PVT and phase behaviour of petroleum reservoir fluids. Amsterdam: New York, NY: Elsevier, 1998.  



DAKE, L. P. Fundamentals of reservoir engineering. Amsterdam: Elsevier, 1978. 



KAVIANY, Massoud. Principles of Heat Transfer in Porous Media. Springer, 2011. 



  

FENÔMENO DE TRANSPORTE COMPUTACIONAL 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T; PRITCHARD, Philip J. Introdução à mecânica dos fluidos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

17 

E-book 


INCROPERA, Frank P. et al. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

17 

E-book 


MALISKA, C. R. Transferência de calor e mecânica dos fluidos omputacional. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

BRAGA FILHO, Washington. Fenômenos de transporte para engenharia. 2a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 

E-book 

GLOWINSKI, Roland.; NEITTAANMäKI, Pekka. Partial Differential Equations: Modeling and Numerical Simulation. Dordrecht: Springer Netherlands, 2008.  

E-book 

LIVI, Celso Pohlmann. Fundamentos de fenômenos de transporte: um texto para cursos básicos. 2a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.  

E-book 

STEINBACH, Olaf. Numerical Approximation Methods for Elliptic Boundary Value Problems: Finite and Boundary Elements. New York, NY: Springer New York, 2008. 

E-book 

VERSTEEG, H. K; MALALASEKERA, W. An introduction to computational fluid dynamics: the finite volume method. 2nd ed. England: Pearson Education, 2007.  



  

TOPOGRAFIA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

POMEROL, Charles. Princípios de geologia: técnicas, modelos e teorias. 14. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 



BORGES, Alberto de Campos. Topografia aplicada a Engenharia Civil. 3.ed. São Paulo: E. Blucher, 2013. 2 v. 



POPP, Jose Henrique. Geologia geral. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 

E-book 


Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra.  2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2009.  



FOSSEN, Haakon. Geologia estrutural. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. 



BORGES, Alberto de Campos. Exercicios de topografia. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: E. Blucher, c1975.  



PRESS, Frank. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 



MCCORMAC, Jack C. Topografia. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 

E-book 

  

ESTADO E SOCIEDADE 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. 

11 

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 32. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.  

19 

HARVEY, David. O novo imperialismo. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2014.  

13 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CHATELET, François; DUHAMEL, Olivier. História das ideias políticas. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985. 



DAHL, Robert Alan. Sobre a democracia. Brasília, DF: Ed. da UnB, c2001.  



MATIAS-PEREIRA, José. Manual de gestão pública contemporânea. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2012.  

11 

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de administração pública: foco nas instituições e ações governamentais. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2014 

14 

E-book 


PEREIRA, Luiz C. Bresser; SPINK, Peter. Reforma do Estado e administração pública gerencial. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. 

11 

  

ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2010. 

14 

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2011. 

11 

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2010. 

14 

Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2007. 



CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2008.  



CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Analia Cochar. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, c2000. 



MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2004.  



NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.ed. São Paulo: Ed. da UNESP, 2011. 



  

  


LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

FORBELLONE, Andre Luiz Villar; EBERSPÄCHER, Henri Frederico. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2005.  

10 

DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. C++: como programar. 5. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2006. 

16 

SILVA FILHO, Antonio Mendes da. Introdução à programação orientada a objetos com C+. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, 2010. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

SALIBA, Walter Luiz Caram. Técnicas de programação: uma abordagem estruturada. São Paulo: Makron Books, c1993.  



LOPES, Anita; GARCIA, Guto. Introdução à programação: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2002. 



SOUZA, Marco Antonio Furlan de et al. Algoritmos e lógica de programação. São Paulo: Thomson, c2005. 



JOYANES AGUILAR, Luis. Programação em C++: algoritmos, estruturas de dados e objetos. São Paulo: McGraw-Hill, c2008.  



SEBESTA, Robert W. Conceitos de linguagens de programação. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. 

E-book 


  

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de pesquisa científica. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Avercamp, 2007.  



CASTRO, Claudio de Moura. A prática da pesquisa. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 

10 

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 

23 

E-book 


Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.  



GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de pesquisa científica. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Avercamp, 2007.  



ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos?: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000. 



MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.  

E-book 


SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2007. 

13 

  

FILOSOFIA E ÉTICA NA ENGENHARIA 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

ARISTÓTELES; BINI, Edson. Ética a Nicômaco. Bauru: EDIPRO, 2002.  



CORTINA, Adela. Ética mínima. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 

13 

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2005. 



CHAUÍ, Marilena de Sousa. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2004. 



CORRENTES fundamentais da ética contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.  



RAWLS, John. O liberalismo político. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.  



SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação: [posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais]. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, c2003. 



  

EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

MACEDO, Ricardo Kohn de. Ambiente e Sustentabilidade: Metodologias para Gestão. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 



BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, c2007. 



DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006. 



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

CONTADOR, Claudio Roberto. Projetos sociais: avaliação e prática: impacto ambiental, externalidades, benefícios e custos sociais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 



LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice-Hall, 2003.  



BELTRÃO, Antônio F. G. Curso de direito ambiental. 2.ed. São Paulo: Método, 2014.  



LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.  



ORTH, Dora; DEBETIR, Emiliana. Unidades de conservação: gestão e conflitos. Florianópolis: Insular, 2007.  



  

ESTRUTURAS OFFSHORE 

Bibliografia Básica: 

Nº de Exemplares: 

GUO, Boyun et al. Offshore pipelines: design, installation, and maintenance. 2. ed. Amsterdam: Elsevier, 2014. 



AZEVEDO NETTO, José M. de. Manual de hidráulica. 9. ed. São Paulo: E. Blucher, 2015. 

10 

BAI, Yong; BAI, Qiang. Sistemas marítimos de produção de petróleo: processos, tecnologias e equipamentos offshore. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.  



Bibliografia Complementar: 

Nº de Exemplares: 

PONTE JUNIOR, Gerardo Portela da. Gerenciamento de riscos na indústria de petróleo e gás: conceitos e casos offshore e onshore. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 



TELLES, Pedro Carlos da Silva. Tubulações industriais: materiais, projeto, montagem. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2001. 

10 

MORAIS, José Mauro de. Petróleo em águas profundas: uma história tecnológica da PETROBRÁS na exploração e produção offshore. Brasília, DF: IPEA, 2013. 



FOSTER, Maria das Graças Silva; PETROBRAS. Retomada da indústria naval e offshore do Brasil 2003-2013-2020: visão Petrobras. Rio de Janeiro: Petrobrás, 2013. 



AZEVEDO NETTO, Jose Martiniano de; ACOSTA ALVAREZ, Guillermo. Manual de hidráulica. 7. Ed. Rev. E complementada. V. 2. São Paulo: E. Blucher, 1991. 



  

 







Compartilhe com seus amigos:


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal