Em noite de premiação labrff anuncia fim do festival Após 13 edições, a falta de apoio público e privado impede a continuidade do evento que conectou os mercados audiovisuais dos eua e do Brasil



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Em noite de premiação LABRFF anuncia fim do festival
Após 13 edições, a falta de apoio público e privado impede a continuidade do evento que conectou os mercados audiovisuais dos EUA e do Brasil

A 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival terminou neste domingo (25) com a difícil missão de anunciar ao público o fim do festival que desde 2008 foi responsável por conectar os mercados americano e brasileiro, e por gerar negócios entre os dois países. O anúncio foi feito durante a cerimônia de premiação realizada na plataforma Filmocracy, que abrigou a versão 2020 do evento, 100% online. “Foi a decisão mais difícil da minha vida. O LABRFF é um filho pra mim, e eu dediquei os últimos treze anos a ele. Mas só quem realiza um evento do porte do LABRFF sabe da luta que é, e nunca vivemos de maneira tão intensa a falta de valorização, de incentivo, e de prestígio à cultura. É uma discussão ampla, mas o resumo é que não dá para seguir assim”, lamentou Meire Fernandes, fundadora do Los Angeles Brazilian Film Festival.


Em 13 edições já realizadas, o LABRFF teve apoio de um edital público em apenas uma delas. Na edição deste ano uma campanha de financiamento coletivo foi realizada, mas apenas 1% da meta foi arrecadado. O festival que já exibiu mais de mil títulos e premiou mais de 600 profissionais do cinema não tem recursos para seguir com o trabalho que vem sendo realizado. “O custo médio para a realização de uma edição do LABRFF é de um milhão e duzentos mil reais. E se pensarmos na estrutura que o festival merece, e nos custos dos 25 profissionais envolvidos, teríamos que ter pelo menos 400 mil dólares, o que corresponderia a cerca de dois milhões de reais atualmente. Os aluguéis de teatro e cinema são caros, e em dólar. Temos uma equipe com profissionais de designer, Comunicação, Marketing, e também os nossos produtores. São profissionais que precisam receber pelo trabalho prestado. Nós não conseguimos recursos para isso. Mesmo na versão online, a realização do festival custou muito, e outras despesas surgiram, como a plataforma que abrigou o catálogo de filmes e toda estrutura para realização das palestras, workshops e shows musicais que transmitimos online. Arrecadar pouco mais de 2 mil reais na nossa campanha de financiamento coletivo também foi uma frustração imensa, e eu não posso esconder isso”, afirma Manoel Neto, diretor do LABRFF.
Em seu discurso na cerimônia de encerramento, a fundadora do LABRFF afirmou que a decisão vinha sendo pensada há anos. “Para chegarmos neste momento, a diretoria do festival vem discutindo muito o assunto nos últimos anos. Nós contamos nos dedos os apoiadores do festival, e quero registrar a nossa gratidão a cada um deles, mas o suporte recebido não é suficiente. Ano após ano, temos colocado dinheiro dos nossos bolsos por acreditar nos resultados positivos do LABRFF. Mas qual o sentido de continuarmos dessa forma? Eu faço essa indagação a mim mesma todos os dias”, conta Meire Fernandes.
O discurso gerou comoção durante a cerimônia e recebeu apoio de diretores, produtores, atores e atrizes que participaram do evento. “Em 2015, ganhei o prêmio de Melhor Curta, e esse prêmio alavancou minha carreira. Estou muito triste com isso”, lamentou o diretor Hsu Chien. O ator Bruno Gagliasso fez uma análise sobre o cenário enfrentado pela área cultural. “Estamos passando por um momento muito difícil. Eu torço para que o LABRFF possa recomeçar. Queria poder ir presencialmente ao festival”, afirmou. O ator Matheus Nachtergaele, que dividiu com Gagliasso o prêmio de Melhor Ator, também lamentou o fim do LABRFF. “O festival estar acontecendo este ano é um pequeno milagre. Eu vou guardar esse prêmio para o resto da minha vida, e queria muito ter participado presencialmente de alguma edição do festival. Quero acreditar que as decisões que estão acontecendo sejam acertadas apenas por hora, mas que depois possam ser revistas”, concluiu.


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