Eliane alves leal



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Anais do XXVI Simpósio Nacional de História 

– ANPUH • São Paulo, julho 2011 



Caim pelos olhos de Saramago: apontamentos sobre a 



historicidade desse mito 

 

ELIANE ALVES LEAL



*

 

 



Uma obra antiga sobrevive na tradição histórica da 

experiência estética não por questões eternas, nem por 

respostas permanentes, mas em razão de uma tensão mais 

ou menos aberta entre questão e respostas, problema e 

solução, que pode suscitar uma compreensão nova e 

determinar a retomada do diálogo do presente com o 

passado. 

Hans Robert Jauss 

 

A opção de qualquer crítico, teatrólogo, literato, novelista ou cineasta em usar 



mitos nas suas obras pode ser compreendida como a retomada do diálogo entre presente 

e  passado.  Dessa  forma,  é  inviável  pensar  a  tradição  das  experiências  históricas  de 

modo  estático  ou  permeado  de  questões  eternas  e  universais.  Eric  Hobsbawm,  ao 

discutir a invenção das tradições, acredita que o “mais interessante, do nosso ponto de 

vista,  é  a  utilização  de  elementos  antigos  na  elaboração  de  novas  tradições  inventadas 

para  fins  bastante  originais”.  (HOBSBAWM;  RANGER,  1984:14).  A  obra  de  arte, 

assim, é múltipla, e ao receptor não é possível esgotá-la, sempre restando brechas para 

novas  interpretações.  Por  isso,  as  várias  apropriações  posteriores  ou  mesmo 

contemporâneas de uma obra captam sentidos, muitas vezes ignorados pelos criadores e 

os tornam o foco principal da produção. 

Assim,  a  tensão  entre  pergunta  (presente)  e  resposta  (passado)  se  torna  mais 

delicada quando a escolha recai sobre um mito bíblico. Para Ronaldo Ventura Souza 



Até  o  século  XVIII  era  inimaginável  que  o  conteúdo  dos  evangelhos 

canônicos pudesse ser contestado. [...] 

No entanto, a partir do Iluminismo a autoridade absoluta dos textos bíblicos 

começa a ruir. O selo de aprovação divida já não se mostra suficiente para 

atestar a veracidade dos evangelhos. E vistos sem a aura celeste, eles ficam 

expostas  a  diversas  indagações  sobre  as  lacunas  e  enigmas  neles 

                                                            

*

 Universidade Estadual de Goiás (UnU-Itumbiara - GO) e Colégio Diocesano (Tupacigura-MG). Mestre 



em História Social. 


 

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História 

– ANPUH • São Paulo, julho 2011 



encontrados, sem contar, é claro, com as contradições existentes entre eles. 



(SOUZA, 2007: 7) 

 

É justamente nessas lacunas e enigmas que o escritor português José Saramago 

se  embrenha.  Ao  utilizar-se  de  diferentes  personagens  bíblicas  o  autor  suscita  uma 

compreensão  inteiramente  nova,  porém  recheadas  de  elementos  do  passado.  A  obra 



Caim,  lançada  em  2009,  caminha  nesta  linha  de  desconstrução  de  figuras  míticas  do 

Cristianismo  e,  ao  mesmo  tempo,  recriação  sobre  a  mesma  historia.  Saramago  se 

aproveita  do que  existe sobre  esses personagens e  os reconstrói pensando personagens 

humanas  com  emoções,  deleites,  iras,  inteligência  e  sofrimento.  Interessante  observar 

que talvez a figura que seja o “grande alvo” de Saramago seja Deus, o deus cristão, uma 

vez que segundo Salma Ferraz 



Ao  longo  de  sua obra,  ele  vai  apontando perfis  de  Deus  que  o  incomodam. 

Em Terra do Pecado, seu primeiro romance, critica um Deus que não gosta 

de prazer e de sexo; em Memorial do Convento, critica aqueles que edificam 

grandes  catedrais  para  Deus;  na  peça  de  teatro  In  Nomine  Dei,  critica  as 

guerras  que  se  fazem  em  nome  de  Deus.  Finalmente  em  O  Evangelho 


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