Eixo temático: formaçÃo de professores de história O PIBID COMO LUGAR DE PESQUISA PARA formaçÃo de professores de história



Baixar 126.49 Kb.
Página1/7
Encontro17.03.2020
Tamanho126.49 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7


EIXO TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

O PIBID COMO LUGAR DE PESQUISA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
Emiliane Maria Holanda da Silva¹

emiholanda@hotmail.com

Rayssa Cyntia Baracho Lopes²

rayssa.cyntia@hotmail.com

Profa. Dr. Fátima Marins Lopes³

fatimamlopes@uol.com.br


RESUMO: A formação do professor está sendo cada vez mais debatido nas mesas de conferências sobre educação. Com parte dessa demanda o Ministério de Educação normaliza programas de aperfeiçoamento magisterial para os cursos de Licenciatura nas Universidades Federais do País. Este trabalho mostra algumas análises feitas sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na Escola Estadual José Fernandes Machado na cidade do Natal. Trata-se de dois anos, (2010 e 2012) de ações estratégicas que promovessem integração entre educação superior e educação básica, como define o edital do programa (CAPES/DEB No 02/2009). O planejamento buscou inserir os bolsistas no cotidiano escolar através de projetos de ensino que contribuísse para uma formação inicial contínua e coerente com a demanda específica para cada nível de escolarização. Como aproximar graduandos do ensino básico através do PIBID? Para atender a qual interesse o programa existe e que peculiaridades o faz diferenciar dos estágios de formação? Qual o alcance do PIBID no campo escolar? Qual a visão dos bolsistas quanto à sua formação através do programa? Como formar professores através do PIBID? Esse projeto é possível para a área de História? Como? Foi pensando nesses questionamentos que a pesquisa foi proposta e torna-se relevante, uma vez que contribui para compreensão e valorização desse ofício, assim como, o processo de didatizar o saber acadêmico ao conhecimento escolar.

PALAVRAS CHAVE: PIBID - Formação de professores – Pesquisa e Ensino – Ensino público - Ensino de História



INTRODUÇÃO

A prática docente pode ser considerada como um dos ofícios mais nobres do trabalho humano, embora, contraditoriamente tenha pouco reconhecimento em nossa sociedade. Uma prova disso é a luta constante dos profissionais da Educação pelas melhorias dos salários e das condições do trabalho.

Nessa era de rápidas transformações e inovações, a Educação tem questionado o seu lugar e o seu papel como elemento de desenvolvimento social (PCN 2000). Assim, ensinar é uma tarefa complexa e exige dedicação e compromisso da parte educadora. Nesse sentido, o Projeto de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID constitui-se como um lugar privilegiado a qual os alunos dos cursos das licenciaturas podem aproximar-se de seu campo de trabalho onde futuramente atuarão como professores. À medida que tal contato é estabelecido sua concepção de docência se reconstrói criando vínculo com a própria identidade docente e conhecendo a realidade escolar a partir de outros ângulos, embora esteja na condição de professor em formação.

Esta pesquisa propõe uma análise sobre o subprojeto de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do campi de Natal, bem como analisar se suas experiências tiveram alcance escolar e se, a proposta de auxiliar na formação inicial de professores foi possível, sobretudo na concepção dos vinte bolsistas do primeiro edital (2010 – 2012), através das ações realizadas na Escola Estadual José Fernandes Machado, localizada também nesta cidade.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal