Dos Grimm à Disney: o imaginário e as transformações de texto no filme “a princesa e o Sapo”



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Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo ­ SP – 05 a 09/09/2016

 

 



 

Dos Grimm à Disney: O imaginário e as transformações de texto no filme “A 

Princesa e o Sapo”  

1

 

Gustavo Nery DUTRA GUEDES  

2

Juliana TONIN  



3

Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE 

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS 

 

 

Resumo 

 

Buscando compreender as relações entre o cinema, o imaginário e o gênero literário

 

   


 

   


   

     


 

 

“conto de fadas”, assim como suas expressões na sociedade, esta análise, produzida a



   

 

 



 

 

 



 

 

 



 

   


partir de reuniões do Grupo de Pesquisa Imagem e Imaginários, estabelece um paralelo

   


   

   


 

   


 

 

 



 

comparativo entre o conto “O Príncipe Sapo”, publicado pelos irmãos Grimm em 1812,

 

   


 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

e o filme “A Princesa e o Sapo”, lançado pelos estúdios Disney em 2009. Ela baseia

   

 

 



     

 

 



 

 

 



 

 

 



 

suas conclusões a partir das transformação textuais que o conteúdo original sofreu para

 

   


 

 

 



 

   


 

 

 



 

a produção de sua manifestação cinematográfica, guiando­se nos conceitos de paródia e

 

   


 

 

 



 

 

   



   

travestimento burlesco de Gérard Genette. 

 



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