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UFJF  –  MÓDULO I DO PISM – TRIÊNIO 2014-2016  –  PROVA DE HISTÓRIA 

PARA O DESENVOLVIMENTO E A RESPOSTA DAS QUESTÕES, SÓ SERÁ ADMITIDO USAR CANETA ESFEROGRÁFICA AZUL OU PRETA.

 

 

 

 

Questão 1 - Observe as seguintes figuras e leia o texto a seguir: 

 

 



 

 

Figura 1: Os quatro evangelistas, iluminura 



de 820, Catedral de Aachen, Alemanha.  

Fonte: Disponível em: 



%ADngia>. Acesso em: 6 ago. 2014. 

Figura 2: Rafael: Madonna Cowper, 

1504/1505. NationalGalleryofArt, 

Washington.  

Fonte: Disponível em:  



o>. Acesso em: 6 ago. 2014. 

Figura 3: Michelangelo: David, 

1504. Galleriadell’Accademia. 

Fonte: Disponível em: 

ascimento>. Acesso em: 6 ago. 

2014. 

 

No final da Idade Média, a Europa Ocidental passou por transformações sociais, políticas e econômicas relacionadas ao 



desenvolvimento  do  comércio  e  das  cidades.  E,  no  âmbito  da  cultura,  as  cidades  italianas  constituíam  um  ambiente 

propício para a consolidação de um movimento de transformação cultural, o chamado Renascimento. 

 

a)  Disserte  sobre  uma  transformação  socioeconômica  que  possibilitou  a  afirmação  da  cultura  renascentista  na 

Península Itálica.  

Resposta:  Acúmulo  de  riquezas  e  fortalecimento  do  grupo  de  mercadores,  possibilitados,  entre  outros 

fatores: pelo predomínio do intercâmbio comercial de produtos vindos do Oriente; por algumas cidades 

se tornarem  centros comerciais do importante  comércio do mar Mediterrâneo; afirmação do poder dos 

novos  grupos  sociais  a  partir  da  ostentação  de  produtos  luxuosos  e\ou  de  obras  de  arte;  ascensão  dos 

grupos  ligados  ao  comércio,  favorecendo  críticas  a  sociedade  cavalheiresca,  tal  como  na  obra  de 

Cervantes (Dom Quixote de la Mancha). 

 

 

b)  Cite e analise um aspecto da cultura renascentista que entrava em conflito com os ensinamentos da Igreja.  



Resposta:  Teoria  heliocêntrica  de  Copérnio  que  questionava  o  geocentrismo  que  vigorava  até  então; 

concepção  antropocêntrica  que  entrava  em  choque  com  o  teocentrismo  católico;  uso  da  língua 

vernácula,  diferentemente  dos  textos  da  Igreja  escritos  em  Latim;  crítica  à  cultura  escolástica  e 

atribuição nos textos literários de culpabilidade do papa pela corrupção da Igreja, tal como observamos 

na obra de Erasmo de Rotterdam.

 

 



 

 

 






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