Discente: Diogo Sequeira da Cruz Dias Martins



Baixar 2.18 Mb.
Página1/32
Encontro28.06.2021
Tamanho2.18 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32






Terrorismo Islâmico Transnacional: Os Desafios ao Ocidente


Discente: Diogo Sequeira da Cruz Dias Martins

Orientador: Prof. Auxiliar Teresa de Almeida e Silva


Dissertação para obtenção de grau de Mestre

em Estratégia

Lisboa


2016

Agradecimentos

Dedico este espaço, como este trabalho, a um conjunto de pessoas que, directa ou indirectamente, contribuíram para que tudo isto fosse possível.

Os meus sinceros agradecimentos ao Coordenador do Mestrado de Estratégia, o Professor Heitor Romana, pela experiência e conhecimento que com este adquiri, bem como por me ter dado o privilégio de frequentar este curso.

À Orientadora desta dissertação, a Professora Teresa de Almeida e Silva, pela confiança em mim depositada, apoio e conhecimentos prestados que ajudaram bastante à realização deste trabalho.

Aos meus Pais, por terem sempre acreditado que tudo isto seria possível, e que, depositaram em mim valores dos quais nunca prescindirei, que me ensinaram o significado da vida e que, no fundo, fizeram de mim a pessoa que sou hoje.

À Inês, que sempre acreditou e sempre esteve do meu lado, apoiando, incentivando e motivando de forma constante, tendo tido um papel determinante nesta caminhada.

Aos meus Avós, que adoro, uma palavra de especial apreço, que foram a base de todo este projecto, por terem permitido a realização desta tese como a frequência deste mestrado. Estiveram sempre cem por cento disponíveis em todos os aspectos, e a minha especial dedicatória vai para eles.

Muito obrigado.


Resumo

O terrorismo é um fenómeno que tem evoluído consideravelmente ao longo dos anos, sendo hoje, o de matriz islâmica e transnacional, o mais predominante no mundo. Para o Ocidente em concreto, afigura ser a principal ameaça, da qual resulta uma complexidade mórfica de desafios com os quais os decisores políticos ocidentais têm e terão de lidar.

A presente dissertação assenta, essencialmente, em três pilares: um primeiro, que descreve a evolução do fenómeno em estudo até à forma como o conhecemos hoje; um segundo, que analisa, especificamente o terrorismo islâmico transnacional ao nível dos actores, das tendências e motivações; e um final, em que é feita uma análise de risco e análise estratégica a dois grupos terroristas particularmente relevantes para o Ocidente: Al-Qaeda e Estado Islâmico, a fim de compreender as suas estruturas organizacionais, o seu modus operandi, e as dinâmicas estruturais que sustentam estes mesmos grupos. Para tal, a dissertação recorre à técnica das Teias Mórficas da Estratégia, que permitiram perceber de que forma é possível retirar poder aos sistemas em estudo. Neste sentido, o trabalho visa, por uma lado, perceber, que desafios resultam, concretamente, desta ameaça para o mundo Ocidental, como também, até que ponto o Ocidente pode fazer face a tais desafios.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal