Diretoria de desenvolvimento do ensino fundamental



Baixar 3.51 Mb.
Página1/174
Encontro19.06.2021
Tamanho3.51 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   174

S ECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Caros Professores,

Este material foi elaborado com o objetivo de colaborar com você, em sua tarefa de planejar e realizar, com seus alunos, atividades interativas que promovam aprendizagens significativas e, consequentemente, a construção de capacidades necessárias a um bom leitor.

Ao elaborar estas sugestões de atividades, imaginamos uma turma sempre organizada em grupos, em que o aluno, com um nível de desenvolvimento mais avançado, possa ajudar o colega que ainda demonstra dificuldades para realizar as atividades. Os grupos de trabalho possibilitam a todos construir ou consolidar conhecimentos e habilidades, numa relação de troca, cooperação e interação, sem que algum aluno se sinta constrangido ou diminuído diante dos colegas.

Para que os grupos possam alcançar os objetivos propostos, é necessário que o Professor tenha uma ação mediadora entre os alunos e o objeto de aprendizagem. O Professor deve ser aquele que estabelece o conflito cognitivo, instiga o aluno a pensar antes de responder, a consultar o texto quantas vezes for necessário e a refletir sobre sua resposta. Portanto é um Professor ativo, dinâmico, diferente daquele que abandona o aluno à própria sorte, no momento da realização das atividades, e só se faz presente no momento da correção, de dizer se o aluno acertou ou errou. O Professor que irá se apropriar deste material e desenvolvê-lo com eficiência e eficácia é, assim, como você, presente em todos os grupos, ajudando sem responder para o aluno, tirando dúvidas, perguntando, dando “dicas”, mostrando caminhos, ouvindo o aluno, para compreender seu raciocínio, mostrando que aprender pode ser divertido e prazeroso.

Sugerimos que para trabalhar este material você reserve 1hora e 30 minutos do início de sua aula. No restante do tempo, desenvolva as outras atividades de todos os componentes curriculares, inclusive de Língua Portuguesa, que visam ao desenvolvimento das capacidades elencadas nas matrizes curriculares.

Para elaborar este material, consideramos os resultados das avaliações internas e externas, as observações realizadas em sala de aula pela equipe do PIP, os depoimentos de Professores e Especialistas das escolas e focamos na solução de três problemas comuns:



  1. Dificuldade dos alunos na compreensão e interpretação de textos mais complexos.

  2. Inabilidade dos alunos em escolher, entre várias opções, a melhor resposta, voltando ao texto, sempre que necessário.

  3. Pouca autonomia dos alunos para analisar e encontrar respostas no texto.

Professor, sabemos que este material não vai resolver, sozinho, os problemas citados acima. Porém, aliado à sua criatividade, competência e comprometimento, tantas vezes já demonstrados, poderemos possibilitar aos alunos da rede pública de Minas Gerais, ser, cada vez mais, leitores proficientes.

Bom trabalho!




Catálogo: 2017
2017 -> A construçÃo das personagens femininas em a bela e a adormecida, de neil gaiman
2017 -> Kelleny brasil rodrigues
2017 -> Relatório de Atividades 2016-2017 correção patronos indd
2017 -> Introdução à Genética  Conceito de Genética
2017 -> Neste arquivo estão contempladas a publicação em doe 09/06/2017 e retificações em doe 13/06, 14/06, 15/06 e 21/6/2017 coordenadoria de gestão de recursos humanos concurso público para provimento de cargos de professor educaçÃo básica
2017 -> Diretor : Sonia Vieira dos Santos Professor Coordenador Geral
2017 -> Diretor : Sonia Vieira dos Santos Professor Coordenador Geral
2017 -> O primeiro foi criado em 1770, por um engenheiro de guerra francês, e há mais de 100 anos o desenvolvimento
2017 -> A língua portuguesa em perspectiva histórica


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   174


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal