Colégio nossa senhora de fátima professor: andré harada disciplina: FÍsica data: 05/05/15 aluno(A)



Baixar 408.61 Kb.
Página1/8
Encontro11.12.2019
Tamanho408.61 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

PROFESSOR: ANDRÉ HARADA

DISCIPLINA: FÍSICA

DATA: 05/05/15

ALUNO(A):



LISTA DE REVISÃO – I UNIDADE

1. A figura representa dois alpinistas A e B, em que B, tendo atingido o cume da montanha, puxa A por uma corda, ajudando-o a terminar a escalada. O alpinista A pesa 1 000 N e está em equilíbrio na encosta da montanha, com tendência de deslizar num ponto de inclinação de 60° com a horizontal (sen 60° = 0,87 e cos 60° = 0,50); há atrito de coeficiente 0,1 entre os pés de A e a rocha. No ponto P, o alpinista fixa uma roldana que tem a função exclusiva de desviar a direção da corda.



A componente horizontal da força que B exerce sobre o solo horizontal na situação descrita, tem intensidade, em N,

a) 380.


b) 430.

c) 500.


d) 820.

e) 920.


2. Em um trecho retilíneo de estrada, dois veículos, A e B, mantêm velocidades constantes e .

Sobre os movimentos desses veículos, pode-se afirmar que

a) ambos apresentam a mesma velocidade escalar.

b) mantidas essas velocidades, A não conseguirá ultrapassar B.

c) A está mais rápido do que B.

d) a cada segundo que passa, A fica dois metros mais distante de B.

e) depois de 40 s A terá ultrapassado B.



3. A figura abaixo ilustra trechos de algumas ruas de uma região plana de uma cidade. Uma pessoa que caminha com velocidade escalar constante de necessita ir do ponto A ao ponto B.

Caminhando sobre as linhas pontilhadas, o menor intervalo de tempo possível para essa caminhada é, aproximadamente, em segundos, de

a) 106.


b) 120.

c) 380.


d) 433.

e) 855.


4. A cidade de Pisa, na Itália, teria sido palco de uma experiência, hoje considerada fictícia, de que Galileu Galilei, do alto da famosa torre inclinada, teria abandonado, no mesmo instante, duas esferas de diâmetros muito próximos: uma de madeira e outra de ferro.

O experimento seria prova de que, em queda livre e sob a mesma influência causada pelo ar, corpos de

a) mesmo volume possuem pesos iguais.

b) maior peso caem com velocidades maiores.

c) massas diferentes sofrem a mesma aceleração.

d) materiais diferentes atingem o solo em tempos diferentes.

e) densidades maiores estão sujeitos a forças gravitacionais menores.



5. O café é consumido há séculos por vários povos não apenas como bebida, mas também como alimento. Descoberto na Etiópia, o café foi levado para a Península Arábica e dali para a Europa, chegando ao Brasil posteriormente.
(Revista de História da Biblioteca Nacional, junho de 2010. Adaptado)

(http://4.bp.blogspot.com/_B_Fq5YJKtaM/SvxFUVdAk4I/AAAAAAAAAIs/KrRUUfw... Acesso em: 03.09.2011.)
No Brasil, algumas fazendas mantêm antigas técnicas para a colheita de café. Uma delas é a de separação do grão e da palha que são depositados em uma peneira e lançados para cima. Diferentemente da palha, que é levada pelo ar, os grãos, devido à sua massa e forma, atravessam o ar sem impedimentos alcançando uma altura máxima e voltando à peneira.

Um grão de café, após ter parado de subir, inicia uma queda que demora chegando à peneira com velocidade de intensidade, em m/s,

Dado: Aceleração da gravidade:

a) 1.


b) 3.

c) 9.


d) 10.

e) 30.


6. Uma pessoa caminhava na rua, num dia de chuva, e pisou em uma laje solta, com água acumulada por baixo. A quantidade de água acumulada foi toda espirrada somente na vertical, com sentido para cima, devido ao trabalho da laje sobre cada gota de água. Suponha que dessa quantidade de água apenas uma gota de 1 grama não perdeu, de forma nenhuma, a energia ganha pela pisada da pessoa e, por isso, atingiu de altura. Qual a velocidade inicial da gota de água no instante após ter encerrado o trabalho da laje sobre ela? (Considere a aceleração da gravidade como

a)

b)

c)


d)

e)



7. Quando estava no alto de sua escada, Arlindo deixou cair seu capacete, a partir do repouso. Considere que, em seu movimento de queda, o capacete tenha demorado 2 segundos para tocar o solo horizontal.

Supondo desprezível a resistência do ar e adotando g = 10 m/s2, a altura h de onde o capacete caiu e a velocidade com que ele chegou ao solo valem, respectivamente,

a) 20 m e 20 m/s.

b) 20 m e 10 m/s.

c) 20 m e 5 m/s.

d) 10 m e 20 m/s.

e) 10 m e 5 m/s.

8. Um objeto é abandonado do alto de um prédio de altura 80 m em t = 0. Um segundo objeto é largado de 20 m em t = t1. Despreze a resistência do ar.

Sabendo que os dois objetos colidem simultaneamente com o solo, t1 vale:


Considere g = 10 m/s2.

a) 1,0 s.

b) 2,0 s.

c) 3,0 s.

d) 4,0 s.

e) 5,0 s.

9. Na figura, os blocos A e B, com massas iguais a 5 e 20 kg, respectivamente, são ligados por meio de um cordão inextensível.

Desprezando-se as massas do cordão e da roldana e qualquer tipo de atrito, a aceleração do bloco A, em m/s2, é igual a

a) 1,0.


b) 2,0.

c) 3,0.


d) 4,0.

10. Um elevador possui massa de Considerando a aceleração da gravidade igual a a tração no cabo do elevador, quando ele sobe vazio, com uma aceleração de é de:

a) 4500 N

b) 6000 N

c) 15500 N

d) 17000 N

e) 19500 N

11. Um livro de física, de peso está em repouso e apoiado sobre uma superfície horizontal e rugosa. Considerando que o coeficiente de atrito estático entre o livro e a superfície é de 0,1 e o coeficiente de atrito dinâmico é de 0,05, qual deve ser a força mínima necessária para provocar um deslocamento horizontal no livro?

a) 10 N

b) 1 N


c) 100 N

d) 0,1 N

e) 0,5 N

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Adote os conceitos da Mecânica Newtoniana e as seguintes convenções:
O valor da aceleração da gravidade: ;

A resistência do ar pode ser desconsiderada.



12. Um vagão gôndola, mostrado na figura a seguir, transportando minério de ferro, deve descer uma rampa inclinada para entrar em uma mina a certa profundidade do solo.

Para controlar a velocidade de descida do vagão, um cabo de aço é amarrado a esse vagão e a uma máquina que está na parte superior da rampa. Esse cabo aplica, no vagão, uma força paralela à rampa e orientada para a máquina. Essa situação pode ser descrita em um diagrama vetorial em que as forças aplicadas possuem as seguintes notações:


• T é a força feita pelo cabo de aço na gôndola;

• fa é a força de atrito na gôndola;

• P é a força peso da gôndola;

• N é a força normal na gôndola.


Nesse contexto, a situação descrita está corretamente reproduzida no diagrama vetorial:

a)

b)

c)

d)

e)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Dois blocos, de massas m1=3,0 kg e m2=1,0 kg, ligados por um fio inextensível, podem deslizar sem atrito sobre um plano horizontal. Esses blocos são puxados por uma força horizontal F de módulo F=6 N, conforme a figura a seguir.


(Desconsidere a massa do fio).


13. A tensão no fio que liga os dois blocos é

a) zero.

b) 2,0 N.

c) 3,0 N.

d) 4,5 N.

e) 6,0 N.

14. Numa determinada avenida onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h, um motorista dirigindo a 54 km/h vê que o semáforo, distante a 63 metros, fica amarelo e decide não parar. Sabendo-se que o sinal amarelo permanece aceso durante 3 segundos aproximadamente, esse motorista, se não quiser passar no sinal vermelho, deverá imprimir ao veículo uma aceleração mínima de ______ m/s2.

O resultado é que esse motorista ______ multado, pois ______ a velocidade máxima.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas, correta e respectivamente.

a) 1,4 – não será – não ultrapassará.

b) 4,0 – não será – não ultrapassará.

c) 10 – não será – não ultrapassará.

d) 4,0 – será – ultrapassará.

e) 10 – será – ultrapassará.

15. Um avião vai decolar em uma pista retilínea. Ele inicia seu movimento na cabeceira da pista com velocidade nula e corre por ela com aceleração média de 2,0 m/s2 até o instante em que levanta voo, com uma velocidade de 80 m/s, antes de terminar a pista.
a) Calcule quanto tempo o avião permanece na pista desde o início do movimento até o instante em que levanta voo.

b) Determine o menor comprimento possível dessa pista.

16. Em um local onde , um objeto é lançado verticalmente para cima, a partir do solo terrestre. O efeito do ar é desprezível.

O objeto atinge 20% de sua altura máxima com uma velocidade de módulo igual a 40 m/s. A altura máxima atingida pelo objeto vale:

a) 200 m

b) 150 m

c) 100 m

d) 75 m


17. Três blocos A, B e C de massas 4 kg, 6 kg e 8 kg, respectivamente, são dispostos, conforme representado no desenho abaixo, em um local onde a aceleração da gravidade g vale .

Desprezando todas as forças de atrito e considerando ideais as polias e os fios, a intensidade da força horizontal que deve ser aplicada ao bloco A, para que o bloco C suba verticalmente com uma aceleração constante de , é de:

a) 100 N

b) 112 N

c) 124 N

d) 140 N

e) 176 N



18. Observe a tirinha

Uma garota de 50 kg está em um elevador sobre uma balança calibrada em newtons. O elevador move-se verticalmente, com aceleração para cima na subida e com aceleração para baixo na descida. O módulo da aceleração é constante e igual a em ambas situações. Considerando , a diferença, em newtons, entre o peso aparente da garota, indicado na balança, quando o elevador sobe e quando o elevador desce, é igual a

a) 50.


b) 100.

c) 150.


d) 200.

e) 250.


19. No urbanismo e na arquitetura, a questão da acessiblidade tem recebido grande atenção nas

últimas décadas, preocupação que pode ser verificada pela elaboração de normas para regulamentar a acessibilidade.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da norma NBR 9050 elaborada no Comitê Brasileiro de Acessibilidade, define:




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal