Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo – Penha



Baixar 153.1 Kb.
Página1/11
Encontro01.11.2019
Tamanho153.1 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11


Colégio J. R. Passalacqua

Colégio Santo Antonio de Lisboa

Colégio São Vicente de Paulo – Penha

Colégio Francisco Telles

Colégio São Vicente de Paulo – Jundiaí

Aluno: ________________ Nº: ______________
Disciplina:_____________________ Prof.(a): _____________________________

Data: / / 1ª Série: ________ Ensino Médio


Questões dissertativas para Revisão on-line – 1º E. M. – 4º bimestre
1) Leia atentamente.
“Na França de Luís XIV, o Estado dinástico atingiu maturidade e começou a evidenciar algumas de suas características clássicas: burocracia centralizada; proteção real para impor fidelidade; sistema de tributação universal, mas aplicado de maneira injusta; supressão da oposição política pelo uso do protecionismo ou, se necessário, da força e cultivo das artes e ciências como meio de aumentar o poderio e prestígios nacionais. Essas políticas permitiram à monarquia francesa alcançar estabilidade política, implantar um sistema uniforme de leis e canalizar a riqueza e os recursos nacionais a serviço do Estado como um todo”.

(M. Perry, Civilização Ocidental)
O texto apresenta características importantes a respeito do Antigo Regime ( séculos XV-XVIII).
A partir do texto acima, apresente as características gerais do absolutismo.






2) Os Estados modernos, característicos da Europa Ocidental entre os séculos XV e Xviii, tinham no absolutismo monárquico e no mercantilismo elementos interdependentes que, juntos, buscavam garantir o fortalecimento desses mesmos Estados.

Apresente uma justificativa ideológica que buscava legitimar o absolutismo monárquico.







3) O mercantilismo, doutrina econômica dominante no início do período moderno, foi adotado pela maioria dos Estados europeus, então em formação, notadamente, por aqueles empenhados no processo colonizador. Segundo Eli Hecksher, o "Estado era sujeito e o objeto da política econômica mercantilista". No decorrer do século XVIII, críticas contra os pressupostos mercantilistas começaram a se avolumar. Tais ataques provinham de uma corrente de pensamento que consolidaria o liberalismo. Cite e explique três dos princípios econômicos propostos pelos defensores do mercantilismo.



4) (Mauá-SP) A política econômica do mercantilismo caracterizou-se por três elementos básicos, a saber: balança comercial favorável, protecionismo e monopólio. Explique de que modo o protecionismo e o monopólio concorriam para manter a balança comercial favorável.








5) Leia o texto a seguir.

“Sociedade feudal era estamental. (...) Procurando definir a sociedade feudal de acordo com a função específica de cada uma das camadas, alguns autores classificam-na como formada por aqueles que rezam (clero), aqueles que lutam (nobres) e aqueles que trabalham (servos).”

SILVA, Francisco de Assis. História Atual e Medieval. São Paulo: Edição Especial, 1995. p.122.

a) Explique o significado de sociedade estamental.

b) Descreva a sociedade estamental organizada na Idade Moderna.





6)  “O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel,se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitemos distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo.”

(MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret,2009).

No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante. Explique os princípios defendidos na teoria maquiavélica.





7) Quando Colombo chegou à América, em 1492, encontrou o continente habitado há muito tempo por várias civilizações e povos. Os povos pré-colombianos apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material, classificados em sociedades de coletores-caçadores e sociedades agrárias. Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os maias e os astecas, no México e América Central, e os incas, na Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica. Não conheciam a roda e o cavalo, mas desenvolveram técnicas eficientes de agricultura. Enquanto o fim da cultura maia é até hoje um mistério, sabemos que os povos astecas e incas decaíram perante a conquista espanhola.

Elabore um texto explicando a organização política, social e econômica dos:




  1. Maias.

  2. Incas.

  3. Astecas.





8) A civilização Maia se desenvolveu na América Central, numa região onde estão hoje o sul do México, a Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras. Os Maias não formaram impérios. A maioria deles vivia em aldeias nômades independentes. Assim como nossa civilização, os Maias tinham práticas religiosas. Estas em muito se diferenciavam das práticas religiosas dos europeus.

Explique como estava estruturada a religião do povo Maia.








9) Analise o texto.

"(...) Assim, não pense que foram tirados do poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os tratam e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)"


GÓMARA, Francisco López de. História General de las Índias. Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978.

O texto expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis. Descreva o resultado do encontro entre os povos ameríndios com os espanhóis.



10) “O que ocorreu 500 anos atrás não foi um descobrimento, mas um ato europeu de violência.”



(Veja, 11/09/1991)
Comente a visão da conquista expressa na afirmação.









Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11


©historiapt.info 2019
enviar mensagem

    Página principal